segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Termos Utilizados no Carnaval de Salvador











# TRIO ELÉTRICO:

É uma carreta com uma tonelada, em média, de som e com uma estrutura de palco em cima onde os músicos fazem shows de, aproximadamente, cinco horas nos circuitos do Carnaval.

# CARRO DE APOIO:

É uma carreta onde o associado do bloco encontra uma completa estrutura de banheiros e bares, além de uma área reservada para um descanso.

# CORDAS:

O bloco é cercado por uma corda que é suspensa por cordeiros e garantem a segurança dos foliões, os isolando de qualquer desconforto da área externa do bloco.

# CORDEIRO:

São homens, devidamente selecionados, que mantém a corda suspensa, garantindo a segurança do folião e permitindo uma tranqüila fluência do bloco no circuito.

# ABADÁ:

É uma confortável vestimenta, que serve como convite para o folião ingressar ao bloco. O abadá foi idealizado na década de 90, pelo artista plástico Pedrinho da Rocha e veio substituir as pesadas e desconfortáveis mortalhas de antigamente.

# PIPOCA:

É o conjunto de foliões que não estão nos blocos e que usufruem da democracia do Carnaval baiano e seguem os trios do lado de fora das cordas.

# CIRCUITO DODÔ:

Foi o primeiro circuito alternativo do carnaval e sai da orla da Barra até a de Ondina. Foi criado há 11 anos atrás por Daniela Mercury e hoje todas as estrelas do carnaval passam por lá.

# CIRCUITO OSMAR:

Esse é o circuito mais tradicional do carnaval de Salvador. Fica no centro da cidade. É nesse circuito que desfilam os blocos tradicionais. Os dias mais cotados da “Avenida”, como é conhecido, são Domingo, Segunda-feira e Terça–feira.

# CIRCUITO BATATINHA:

Esse circuito fica no Pelourinho e tem uma programação toda voltada para as famílias. Mas a animação também toma conta do centro histórico de Salvador com muita música, irreverência e bons atrativos.

# BLOCOS DE TRIO:

São conhecidos também como blocos tradicionais. São os blocos que já fazem parte há muitos anos do carnaval de Salvador e desfilam no Domingo, Segunda-feira e Terça –feira no circuito Osmar.

# BLOCOS ALTERNATIVOS:

Surgiram para escoar o excesso de foliões dos Blocos de Trio. Os blocos alternativos saem entre Quinta-feira e sábado de Carnaval e, normalmente, desfilam no circuito Dodô.

# BLOCOS AFROS:

São blocos que valorizam a cultura negra e dão todo charme ao Carnaval de Salvador. Sem abadas, eles mantêm a tradição da fantasia e, além disso, levam para a Avenida muito batuque, dança e poesia.

# CAMAROTES:

Eles começaram discretos e hoje chamam a atenção do Carnaval de Salvador. Os camarotes ficam estrategicamente posicionados nos circuitos do Carnaval e proporcionam ao folião uma visão privilegiada. Além disso, os camarotes possuem super estruturas com Boates, lounges e até SPA.

# TRIO INDEPENDENTE:

São Trios elétricos que desfilam sem corda pelos circuitos do Carnaval e fazem à alegria do folião pipoca.

# SÓCIO:

É o folião que se associa a um bloco. Ela paga as mensalidades e tem o direito de sair e usufruir de todo conforto e segurança de um bloco. Não perca mais tempo, torne-se um associado agora!

# COMISSÁRIO:

São pessoas habilitadas para vender os abadás dos blocos. Você pode ser um comissário da sua cidade e fazer parte dessa folia. Cadastre-se agora!

# PRÉ-HABILITAÇÃO:

Após o pagamento do carnê, o associado precisa pegar um check-in que será trocado pelo abadá. Com isso o sócio confere o seu cadastro junto ao bloco, aumentando assim a segurança do processo. A pré-habilitação é uma maneira antecipada de fazer o seu check in. Normalmente, acontece um mês antes da Entrega de Abadás.

# ENTREGA DE ABADÁS:

Uma superestrutura é montada para o folião receber o seu kit contendo seus abadás dos blocos e/ou camarotes escolhidos por ele. Na entrega de abadas já é possível sentir a energia e vivenciar o clima do Carnaval.

# QUARTA-FEIRA DE CINZAS:

Depois de muita folia é hora de se despedir do Carnaval. A quarta-feira de cinzas é um dia para se recompor e começar a juntar energias para o próximo Carnaval. Para encerrar a grande festa com chave de ouro, na quarta feira de cinzas ainda rola o famoso “Arrastão”, onde alguns artistas se concentram no trio realizam um show aberto para todo o público.

# ARRASTÃO:

Normalmente, a musa Ivete Sangalo e a banda Timbalada comandam o arrastão da quarta-feira de cinzas. Quando todos pensam que o Carnaval acabou eles põem os seus trios elétricos na contra-mão do circuito Osmar e fazem a festa de quem ainda tem energia. E o melhor, sem cordas, pra todo mundo curtir.

# ENCONTRO DE TRIOS:

Acontece na Praça Castro Alves, na terça-feira de Carnaval. Os trios se aglomeram nesse ponto sagrado do Carnaval baiano e proporcionam ao folião pipoca, um dos maiores espetáculos do Carnaval de Salvador. Às vezes acontece de cinco trios pararem no mesmo lugar e fazerem o chão da praça levantar de tanta animação.



0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010