sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pergunte a si mesmo: Você é Educado????



Quais as características que definem uma pessoa educada? Se você fizer essa pergunta ao dicionário vai encontrar: adquirir dotes intelectuais instruir-se, doutrinar, domesticar, etc.

Tornar-se uma pessoa educada é muito mais que isso. É ser capaz de adaptar-se a cada situação, é perceber que existem várias maneiras de olhar para cada situação e saber que um caminho não é mais certo do que o outro. 

Tornar-se uma pessoa educada implica muito mais do que assistir aula e fazer boas notas em exames… Leia a tradução destas 2 historinhas, penso que você vai gostar .

“Oh, meu filho está estudando em Berkeley, você sabe. Ele é tão diligente. Ele estudou dia e noite para entrar na universidade “um vizinho disse orgulhosamente à minha mãe, que, por sua vez, ouviu com admiração e mostrou a sua apreciação sobre o” rapaz de Berkeley”. “Ele está voltando amanhã após dois longos anos” a mãe disse com entusiasmo. 

No dia seguinte, nós encontramos com o “rapaz de Berkeley” que veio junto com sua família para jantar a um restaurante famoso na cidade. O garçom, após saudá-los educadamente, começou a servir bebidas para cada um deles. 

Acidentalmente, sua mão escorregou e algumas gotas de suco de laranja mancharam o caro o terno ( fato) do ” rapaz de Berkeley”. 

Oh Meu Deus! Eu podia ver a raiva em seu rosto tão claramente, apesar de ele estar sentado no outro canto da sala, imediatamente senti muito pelo pobre garçom, cuja desculpas profusas não foram ouvidas. 

O restaurante inteiro ficou silencioso e todos puderam ouvir o garçom se verbalmente repreendido. Fiquei espantado ao ouvir a sua linguagem. Não acho que mesmo os varredores de rua da cidade usem tal linguagem!

Algumas semanas mais tarde, eu ouvi outra história verdadeira que aconteceu em Los Angeles. 

Um homem chamado Karthik Rajaram baleou a esposa e três filhos e depois cometeu suicídio, pois havia feito enormes dívidas financeiras. Isso mostra o quão mentalmente fraco e instável pode tornar-se um ser humano. Mais tarde, soube que ele era um aluno do Instituto Indiano de Tecnologia (IIT), a melhor escola de engenharia na Índia!

Estes incidentes fizeram pensar sobre a verdadeira finalidade da educação. Eu não sei sobre outros países, mas pelo menos na Índia, a verdadeira finalidade da educação é completamente perdida e esquecida por muitos. 

A finalidade da educação é não só para transmitir conhecimentos, mas para desenvolver a mente de um indivíduo e torná-lo refinado, maduro, mentalmente estável e uma pessoa responsável na sociedade. 

Quanto mais educado você é, mais humilde você deveria ser. Mas, infelizmente, é o contrário para a maioria das pessoas. Quando vejo as pessoas altamente instruídas se comportar de uma maneira bruta, como no primeiro incidente ou como um débil mental, como no segundo caso, pergunto-me sobre o que a educação fez com eles. 

A Educação não desempenhou nenhum papel em modelar sua mentalidade. Apenas reforçou a sua inteligência. O “rapaz de Berkeley” pode ser uma das pessoas mais brilhantes no seu campo, mas, em última instância, ele não vai ser respeitado ou olhado com admiração pelos seus colegas ou amigos. 

Não há absolutamente nenhuma utilidade para o seu brilhantismo, sem humildade. Afinal, quando as pessoas dizem “Ei, o cara lá, é muito inteligente, você sabe. Ele estuda em Berkeley. Mas ele tem um ego tão grande quanto o tamanho do Texas”, e então todo o charme de ele estudar em uma prestigiosa instituição está perdido!

O segundo incidente abalou-me ainda mais. O Instituto Indiano de Tecnologia é conhecido pelos seus rigorosos padrões acadêmico. Obviamente, os estudantes vão ter de se submeter a extenuantes horários para competir entre si. Para além de inteligência, ela exige uma enorme força mental e coragem para estudar em uma universidade topo de linha.

Pergunto-me como é que a pessoa pode tornar-se tão mentalmente fraca para cometer suicídio! Isso é um desafio à lógica. O estresse mental que a educação dá às vezes, é para torná-lo mais forte, mas o efeito revelou-se contrário. Pessoalmente, considero que todo o propósito de estudar na IIT está perdido.

Eu acho que a educação tem de servir aos dois propósitos mencionados acima além do propósito primário/principal de transmitir conhecimentos. Por isto, não me refiro ao tipo de conhecimento teórico. 

Os alunos devem ser ensinados que quando uma pessoa desce de um ônibus ou um carro em movimento, ele tende a deslocar até a força inercial no sentido oposto impedir o seu movimento, em vez de ensinar que a força inercial é igual ao produto da massa e da aceleração agindo na direção oposta ao movimento. 

Este tipo de o ensino prático é o deveria ser promovido nas escolas, em vez de ensinar a decorar todas as fórmulas e equações.

Apenas quando todos os critérios acima mencionados estão preenchidos, uma pessoa é considerada verdadeira e completamente formada.

Pergunte a si mesmo: Você é educado?

Posted by Pedro e Eninha Campos

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010