terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Breve diálogo entre Leonardo Boff e Dalai Lama.


Recebi essa mensagem por e-mail, mas andando pela net, 
que já estou seguindo, pois tem muita coisa boa.

Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e o Dalai Lama.
Leonardo Boff explica:


"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos (eu e o Dalai Lama) participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "Santidade, qual é a melhor religião?"

(Your holiness, what`s the best religion?)

Esperava que ele dissesse:

"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, 
muito mais antigas do que o cristianismo."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, 
deu um sorriso, me olhou bem nos olhos

- o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia 
da malícia contida na pergunta - e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito". 
É aquela que te faz melhor."

Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, 
voltei a perguntar:

- "O que me faz melhor?"

Respondeu ele:

-"Aquilo que te faz mais compassivo"

(e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), 
aquilo que te faz mais sensível, 
mais desapegado,
mais amoroso, 
mais humanitário, 
mais responsável...
Mais ético... 

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até os dias de hoje 
estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável...

Não me interessa amigo, a tua religião ou mesmo se tem ou não tem religião. 
O que realmente importa é a tua conduta perante o teu semelhante, 
tua família, teu trabalho, tua comunidade, perante o mundo...

Lembremos:

"O Universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos".

A Lei da Ação e Reação não é exclusiva da Física.

Ela está também nas relações humanas.

Se eu ajo com o bem, receberei o bem.

Se ajo com o mal, receberei o mal.

Aquilo que nossos avós nos disseram 
é a mais pura verdade: 
"terás sempre em dobro aquilo que desejares aos outros".

“Para muitos, ser feliz não é questão de destino...
É de escolha. Pense nisso”...


3 comentários:

disse...

Muito bacana, reflexão!!

disse...

Vim retribuir sua visita, fiquei feliz em saber que acompanha meu blog, além de algumas semelhanças em nossas histórias temos a paixão pela educação em comum, também sou professora e trabalho como coordenadora pedagógica.
Obrigada pelas doces palavras. Hoje particularmente estou um pouco chateada com uma pessoa, mas como tudo na vida, vai passar. Já coloquei seu blog nos meus favoritos pra te acompanhar também, beijos

disse...

Olá!
Vim te oferecer um Selinho...
'Seu Blog é Saboroso'
Espero que goste fiz com Carinho
para os Blog's que amo Visitar e o seu é um deles...
Pode Repassar para suas amigas.
Beijos fica com Deus!

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010