sexta-feira, 2 de março de 2012

Religião é importante para as crianças?



Segundo especialistas, simbologias religiosas simples ajudam os pequenos a assimilar valores como respeito e amor ao próximo.

A religião pode ser fundamental, ao menos na primeira infância. Há uma função para ela tanto do ponto de vista social como psíquico. É o fundamento da construção moral e ética da criança, a base sem a qual tudo pode ficar solto, a criança pode ficar perdida, afirma a psicóloga Sonia Lyra, doutora em Ciências da Religião. Impossível não falar de Deus, porque Deus neste caso é um conceito que pode ter muitos nomes, mas cujo valor máximo é o amor.

Sem capacidade de raciocínios abstratos, crianças têm na ideia do "Papai do Céu" uma ilustração sobre a importância de dividir.

Muitos adultos têm uma visão material também, vendo Deus como um homem barbudo, ressalta Cibele. Mas a partir dos sete anos a criança começa a ter uma noção maior de abstração. Como as crianças ainda não têm condições de refletir a respeito de longos debates filosóficos, o modelo passado pela religião  um bom homem, uma estrela-guia  é capaz de ensinar aos pequenos, de forma concisa, o respeito pelos outros, a necessidade de dividir as coisas e outros valores importantes para a vida em sociedade.

Se na primeira infância a religiosidade fica a cargo dos pais, é natural que na adolescência os filhos passem a buscar outras respostas e mesmo a questionar o que foi passado em casa. Mas a permanência de valores éticos e morais pode fazer com que o jovem seja menos vulnerável a comportamentos de risco, porque ele será mais estruturado emocionalmente. A religião não precisa ser uma instituição nos moldes católicos, ela está no respeito consigo próprio e com os outros, com a família e o mundo à sua volta, completa Sonia Lyra.

Opinião Mulheres Gostam: Acredito que hoje, por viverem em um mundo aparentemente mais livre, modernizado, muitos pais receiam dar a seus filhos a educação que tiveram à alguns anos atrás. É aí que acontece um dos maiores erros na educação de hoje em dia, antes tínhamos mais valores, víamos a importância de crer em algo maior do que nós, e com isso tentávamos ser boas meninas.

Hoje a perda de valores morais é visível, a falta de respeito com o ser humano, animal ou mesmo vegetal é presente em todas as classes sociais. O ditado É de pequeno que se torce o pepino é clássico e muito válido, é preciso ensinar aos nossos pequenos que tudo é criação divina e merece o seu devido respeito. Por isso independente da religião que você siga, ensine seu filho que existe um ser supremo que é o Senhor de todas as coisas, e se hoje ele está neste mundo, agradeça e cuide muito bem dele.

A crença é indispensável para o crescimento humano, o que as crianças recebem ainda quando bem pequenos levam como experiência para toda a vida, é uma espécie de vacina contra o mal que nos cerca. A criança bem formada e informada do correto será provavelmente um adulto mais centrado e menos suscetível aos erros.

Quando eu paro um instante para ver a vida de outras pessoas eu vejo o quanto minha vida é perfeita... O quanto Deus me ama. E sinto vergonha de todos os meus pecados... De todas as coisas tão pequenas que me fazem sofrer... Olhando... Vejo o quanto sou milionária.

Amanhã vou...
Agradecer mais...
Ser feliz
Brincar
Sem aperreios
Sem complicações

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010