A tarefa de casa é uma atividade
importante para a formação dos estudantes - e deve ser incentivada por pais e
professores
A rotina de estudos não deve
acabar na porta da escola
Qual a importância da lição de
casa? Quanto tempo o aluno deve se dedicar aos estudos fora da sala de aula? É
mesmo fundamental haver lição de casa todos os dias? Como os pais devem ajudar
nas tarefas? O que fazer quando o estudante tem dificuldade para fazer os exercícios
propostos pelos professores? Essas são algumas dúvidas que atormentam tanto os
estudantes quanto seus pais no dia a dia da escola. Lição de casa é um assunto
sempre controverso, pois escolas diferentes seguem procedimentos distintos. O
importante é que tanto alunos quanto pais saibam que a rotina de estudos não
acaba na porta da escola, após quatro ou cinco horas diárias de aula. Em casa,
o estudo deve continuar, sob a forma da lição de casa - também chamado de dever
de casa ou tarefa de casa.
"As funções da lição de casa
são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e
aprofundar os conhecimentos", explica Luciana Fevorini, coordenadora de
ensino fundamental II do Colégio Equipe, em São Paulo. "Analisando os
exercícios que os alunos resolvem sozinhos em casa, o professor pode descobrir
quais são as dúvidas de cada um e trabalhar novamente os pontos em que eles
apresentam mais dificuldades."
"O grande desafio do
professor é fazer com que o aluno consiga atribuir significado à lição de
casa", diz Eliane Palermo Romano, coordenadora pedagógica da Escola
Comunitária de Campinas. "O aluno precisa perceber a função das tarefas
para que compreenda sua importância", reitera Cleuza Vilas Boas Bourgogne,
diretora pedagógica da Escola Móbile, de São Paulo.
Leia os tópicos abaixo e tire
suas dúvidas sobre a lição de casa.
Depois, faça o teste preparado
pela psicóloga Luciana Fevorini e descubra se você vem acompanhando seu filho
da maneira indicada.
Leia os itens abaixo:
Qual é a importância da lição de
casa?
-A lição de casa é importante
para pais, alunos e professores.
Para o aluno, é fundamental
porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar,
além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a
melhorar a capacidade de organização.
Para o professor, é uma atividade
útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos
alunos e, consequentemente, tentar saná-las com atividades de reforço.
Para os pais, é uma maneira de
acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho.
Toda lição de casa é igual?
-Não. "Existem três tipos
diferentes de lição: aquela que sistematiza conhecimentos, a lição preparatória
para a aprendizagem e a lição de aprofundamento. As três servem a objetivos
diferentes, mas são igualmente importantes", afirma Luciana Fevorini, do
Colégio Equipe, em São Paulo. Por isso, a lição de casa não deve ser vista
apenas como uma obrigação, mas sim como uma parte fundamental dos estudos que,
se for deixada de lado, pode comprometer o aprendizado.
O que a lição de casa trabalha?
-Especialistas classificam a
lição de casa em três tipos diferentes:
- Lição que sistematiza
conhecimentos: é o tipo de lição mais comum. Nessa modalidade, o aluno faz
exercícios, sozinho. Analisando as respostas, o professor verifica quais são os
principais problemas individuais e coletivos da turma e pode reforçar os conteúdos
em que os alunos apresentam mais dificuldades.
- Lição preparatória: é a lição
que introduz um novo tema. Antes de começar a trabalhar um novo tema, o
professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias de jornais
relacionadas ao assunto. Assim, antes de introduzir o novo conteúdo, ele sonda
o que os estudantes já sabem sobre ele.
- Lição de aprofundamento: é a
lição em que o aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais
longos. Pode ser uma pesquisa sobre determinado assunto ou a apresentação oral
de um trabalho.
Os pais devem ajudar a fazer a
lição de casa?
-"Os pais devem participar
da vida escolar, sem dúvida. É importante conversar sobre o que os estudantes
aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar
curiosidade em relação à rotina de estudos. Eles podem, inclusive, ajudar a
tirar dúvidas se tiverem prazer nisso, mas não devem fazer os exercícios pelo
filho", diz Cleuza Vilas Boas Bourgogne, da Escola Móbile. Ou seja, os
pais podem ajudar, sim. Mas é importante que não atravessem a criança. A lição
de casa é, sobretudo, um exercício que o aluno deve fazer sozinho, justamente
para que os professores descubram quais são as suas dificuldades.
Como os pais podem ajudar na
lição de casa sem prejudicar o aprendizado do filho?
-O segredo é ajudar sem oferecer respostas
prontas. Um exemplo: quando a criança não sabe a grafia de uma palavra, os pais
podem orientá-la a buscar a palavra no dicionário, mas nunca dizer
imediatamente o que ela significa. Outras atitudes que podem ajudar o filho sem
comprometer o aprendizado são levá-lo até uma biblioteca ou orientar uma
pesquisa na internet. O mais importante é mesmo acompanhar, saber se a lição
está sendo feita ou se o filho está tendo problemas. Também é interessante
incentivar o aprendizado. Se a criança está estudando os diferentes tipos de
árvores, uma boa ideia é levá-la a um parque para observar a vegetação.
"Os adultos não estão proibidos de compartilhar o conhecimento com as
crianças, mas também não devem sentir-se obrigados a fazê-lo. O ideal é que os
pais não façam pela criança aquilo que ela tem condições de realizar sozinha,
mesmo que o produto não corresponda à expectativa dos adultos", orienta
Eliane Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.
É preciso criar uma rotina da
lição de casa?
-Sim, a rotina é importante para
que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de
estabelecer uma rotina sozinha - ela não tem autonomia para organizar o seu dia
e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar,
fazer a lição, tomar banho, se alimentar - ela precisa da ajuda dos pais nesse
processo. "Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle
sobre o seu cumprimento", afirma Eliane Palermo Romano, da Escola
Comunitária de Campinas. O adolescente, porém, já tem uma capacidade maior de
organização, e pode estabelecer uma rotina sozinho - ainda assim é sempre
importante o monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.
O estudante precisa de um lugar
especial para fazer a lição?
-Sim, o ideal é que o estudante
tenha um lugar próprio para fazer a lição... Se tiver uma mesa adequada,
espaçosa, em um local ventilado, com um lugar para guardar todo o seu material
escolar, é ainda melhor. "O estudante deve ter um espaço definido para
realizar as tarefas. Fazer a lição assistindo TV ou no playground do condomínio
não favorecerá a concentração, o envolvimento e o capricho", afirma Eliane
Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.
Quanto tempo deve ser gasto com a
lição de casa?
-Isso depende muito da idade do
estudante. Até a metade do Ensino Fundamental II, o que equivale ao 7º ano, uma
hora por dia é o suficiente, segundo Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. A
partir do 8º ano, e principalmente, depois, no Ensino Médio, a quantidade de
conteúdo aumenta e, então, o tempo ideal passa a ser de cerca de duas horas por
dia. "Mas a lição de casa é uma atividade complementar, de apoio, não pode
tomar uma tarde inteira", explica Luciana. Por isso, se a escola estiver
exagerando na lição de casa, talvez seja o caso de os pais conversarem com os
professores sobre a questão. Crianças e adolescentes precisam ter tempo para
atividades extracurriculares, para praticar esportes, para brincar e até para
não fazer nada. O ócio faz parte do desenvolvimento saudável dos jovens.
Como agir quando o filho não quer
fazer a lição de casa?
-O primeiro passo é identificar o
problema. Não conseguir terminar toda a lição ou negar-se a fazê-la pode ser,
por exemplo, um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente.
Mas é importante também conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno
tem algum problema de aprendizado. "No entanto, independentemente do tipo
de problema que o aluno está tendo, é muito importante que ele entenda o valor
coletivo da lição. Se um estudante deixa de fazer os exercícios que a professora
propõe para casa, a classe inteira pode ser prejudicada", diz Cleuza Vilas
Boas Bourgogne, da Escola Móbile.
Como agir quando o filho tem
dificuldades na hora da lição?
-Assim como nos casos em que a
criança ou adolescente não quer fazer a lição, o primeiro passo é tentar
entender por que o filho tem dificuldade ou pede ajuda constantemente ao fazer
os exercícios propostos para casa. Estabelecer uma parceria com a escola para
identificar o problema é parte importante desse processo. Pedir muita ajuda na
hora de fazer a lição pode ser uma tentativa de chamar a atenção dos pais, por
exemplo. "Os motivos poderão ser diversos e, assim, merecer tratamento
diverso. Mas é importante salientar que o aluno não deve ter a opção de não
fazer a lição. Se tiver dificuldade, deve ser orientado a levar as dúvidas para
a professora, para que, em classe, consiga resolvê-las", afirma Eliane
Palermo Romano, da Escola Comunitária de Campinas.
É preciso repreender quando o
jovem não faz a lição direito?
-Errar como se diz popularmente é
humano - e parte do processo de aprendizagem. É muito importante entender que o
estudante - criança ou adolescente - está em uma fase de aprendizado e é
natural que cometa erros no caminho. "Nunca se deve repreender a criança
quando ela comete um erro. Isso faz parte do aprendizado", diz Luciana
Fevorini, do Colégio Equipe. "Chamar de burro ou inconpetente, então, nem
pensar". É errando que se aprende.
O que o professor percebe com a
lição de casa?
- "A principal função
da lição de casa é justamente complementar o trabalho do professor em sala de
aula", explica Luciana Fevorini, do Colégio Equipe. Por meio da lição, o
professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e
coletivas dos alunos. Quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos
seguintes podem ficar prejudicados. Portanto, analisar a lição de casa dos
alunos é uma forma de fazer uma "recuperação" diária, trabalhando os
pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldades. Além disso, no caso
da lição preparatória, ele pode fazer um apanhado dos conhecimentos prévios da
turma sobre determinado assunto, para decidir qual é a melhor forma de
introduzir um novo tema.
O que os pais podem ver por meio
da lição de casa?
- Além de ajudar o trabalho
do professor, a lição de casa é uma maneira de os pais saberem o que vem sendo
ensinado na escola. Acompanhando as tarefas, é possível saber o que o filho
está aprendendo, em que disciplinas ele tem mais dificuldades e se precisa ou
não de aulas de reforço. Mas atenção: acompanhar não significa fazer a lição.
Ajudar o filho eventualmente é saudável, mas é errado resolver as questões por
ele. E é importante não se intimidar diante de conteúdos desconhecidos. Nesses
casos, o melhor é ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não lembra da
matéria e fazer uma pesquisa conjunta. "A hora de fazer a lição de casa
também pode ser um momento de compartilhar dúvidas", diz Cleuza Vilas Boas
Bourgogne, da Escola Móbile.
Texto Marina Azaredo
Foto: Fernanda Sá
1 comentários:
Minha Amiga Querida.
Vejo você no msn mais não chamo sei que seu tempo é curto para ficar na net.
Amada sinto muitas saudades de você espero em Deus que um dia você venha aqui mais ma vez.
Nosso encontro foi enesquecivel
foi realmente uma grande alegria conhecer você e seu esposo.
Espero em Deus que sua mãezinha esteja melhor sei quanto tem sofrido .
Tens uma alma pura amada hoje os filhos não quer saber dos pais.
Caso tiver um tempo venha no meu blog.
Hoje também vim dizer que essa semana já assino o contrato com a editora para publicar meu livro.
Foi meses amada mais realizarei um dos meus sonhos.
Linda semana beijos no coração .
Para sempre sua amiga.
Evanir.
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