sexta-feira, 16 de março de 2012

21 Lições de Vida e Marketing deixadas por Steve Jobs:

Não sei o que é maior: se os benefícios que Steve Jobs trouxe a humanidade ou se a falta que farão as ideias que ele não teve tempo de colocar em prática.


Steve era um visionário. Tinha a capacidade de ver o que não víamos e de implementar (executar) como poucos, para que a visão se realizasse.
 
 Confira 21 Lições de Vida e Marketing deixadas por Steve Jobs:

1. Corra para a onde a bola vai estar

Em 2007, Steve Jobs disse que os melhores jogadores do mundo correm para onde a bola vai estar, não aonde ela está. “Nós temos sempre tentado fazer isso na Apple. Desde o começo. E sempre tentaremos”.

A habilidade de Steve de antecipar tendências futuras fez que com a Apple dominasse mercados agora gigantes, mas que não existiam a poucos anos, como vendas de músicas digitais (através do IPod e iTunes).

2. Veja o lado positivo

Jobs começou sua vida com o pé esquerdo. Sua mãe biológica decidiu colocá-lo para adoção ainda novo. Como ela era uma jovem sem formação, queria que um casal com formação (estudo) o adotasse. Inclusive já estava tudo combinado entre ela e um advogado e sua esposa. Só que quando ele nasceu o casal desistiu, pois queriam uma menina.

Vida dura? Não para o jovem Jobs. Ele não se deixou abalar, fez o que pode para ajudar seus pais adotivos, que acabaram morando em Palo Alto, Califórnia (que eventualmente se tornou o vale do silício)

3. Aprenda com os outros

Na escola, Jobs frequentou palestras em uma pequena empresa de tecnologia da computação chamada Hewlett-Packard. Antes de fazer 21 anos, Steve trabalhou para HP e Atari, ele aprendeu o que essas empresas estavam fazendo e aprendeu o que poderia fazer de forma diferente na Apple. Não concordava com tudo, mas aproveitou para aprender o que pôde com o que estava dando certo.

4. Comece cedo

Quando Steve Jobs começou a trabalhar com computadores ele era muito jovem, ou seja, seu cérebro absorvia tudo como uma esponja e ele aprendia muito rápido. Ele começou a Apple com cerca de 20 anos, quando ele ainda estava cheio de energia, idéias frescas e ainda não tinha nada que o restringisse, como uma carreira e uma família.

5. Faculdade pode ajudar

As melhores escolas nos ajudam a criar conexões e solucionar problemas. Jobs dá os créditos a uma cadeira de caligrafia por parte do desenvolvimento do Machintosh:

“Se eu nunca tivesse frequentado a cadeira de caligrafia, o Mac nunca teria múltiplos tipos de letras e espaços proporcionais”

6. Faculdade não é tudo

Logo de cara, Jobs não concorda com o “currículo” montado para que ele aprendesse. Desta forma, ele montou seu currículo, assistindo à aulas que lhe interessavam e na hora que ele quisesse. Obviamente, desta forma ele não conseguiria se formar nunca. Mas não era problema. Steve queria conhecimento, não um diploma.

Ao invés de se preocupar em tirar boas notas, ele co-fundou a Apple em 1975, ano que deveria acontecer sua “formatura”, caso tivesse se aplicado no estudos.

7. Conheça coisas novas

Um ano antes dele fundar a Apple, Jobs foi em uma jornada para a índia. Viajar é uma maneira de ampliar os horizontes de uma pessoa expandindo seu senso do que é possível – traços importantes em qualquer empreendedor. Conhecer lugares, idiomas e culturas novas nos permitem criar novos referências, novas maneiras de ver e entender o mundo.

8. Se rodeie de bons profissionais

Steve Jobs não era um ótimo técnico. A Apple não teria nenhuma chance se Steve fosse o único construindo os computadores. Por isso ele convidou Steve Wozniak para ser seu sócio. Através dos anos as empresas de Steve deram frutos graças a muitas pessoas brilhantes que ele se cercou, como o CEO da Apple Tim Cook e o CCO da Pixar John Lasseter.

9. Pense grande.

Tenha grandes metas. Não tenha medo de mudar o mundo. Mas se você não é exigente consigo mesmo e espera a melhor performance possível de todos seus colegas e funcionários, como espera que isso aconteça?

10. Aja grande

No começo da Apple Steve reconheceu que Palo Alto, Califórnia era o epicentro da inovação da tecnologia da computação. Steve queria que sua empresa fosse associada a esse lugar, mas a Apple era ainda apenas uma empresa de garagem na vizinhança de Los Altos.

A solução de Jobs foi contratar um endereço para correspondência e um serviço de atendimento telefônico automático para recados, assim quando um cliente em potencial ligasse teria a impressão que a Apple era uma empresa grande no coração do Vale do Silício, mesmo que na verdade era apenas dois caras suados em uma garagem do outro lado da cidade.

11. Obstáculos são feitos para serem superados

Jobs e Wozniak ficaram sem dinheiro enquanto desenvolviam o primeiro computador da Apple. Ao invés de desistir Jobs vendeu sua Kombi e Wozniak vendeu sua calculadora gráfica. Quando a vida lhe der um tapa na cara, não fique chorando. Levante-se, olhe ela nos olhos e diga: “É o melhor que você tem?”.

12. Seja responsável por seus atos

Como CEO da Apple, Jobs ganhava um salário de S$1 (um dólar). Jobs não foi incentivado pelo seu salário, sua participação acionária era tudo que tinha. Bilhões, sim, mas que a cada ação dele podia fazer com que perdesse ou ganhasse milhões em dias.

Se todos os executivos não tivessem salários, mas somente fossem pagos mediante os resultados que apresentam, quantas crises financeiras teríamos? Como seria a eficiência de nossos governos se retirassem os infinitos auxílios XXX, estabilidade, pisos, e todos recebessem baseado em sua produtividade?

13. Cerque-se de craques

Jobs contratava pessoas apaixonadas e cultivava uma cultura de empresa excepcional, em ambas empresas, Apple e Pixar. Os maravilhosos filmes e produtos resultantes refletiam isso.

14. Assuma riscos

Jobs estava disposto a canibalizar os produtos de sua empresa em nome do progresso. Muitos CEOs estariam hesitantes em desenvolver o IPhone, sabendo que ele ajudaria a transformar o IPod em algo obsoleto, mas Jobs fez mesmo assim (e ainda por cima deu uma grande mordida no lucrativo mercado de mobiles).

Não tenha medo de assumir riscos, especialmente os riscos inteligentes.

15. Crie uma marca pessoal

Steve Jobs foi um dos primeiros a reconhecer a importância de ter uma marca pessoal na era da internet. Sua camisa preta com jeans e apresentações de produtos com slides no fundo são tão reconhecidos hoje quanto a maçãzinha do logo da Apple.

16. Tenha um propósito alto

Buda disse: “ Nós somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo”. Mudar primeiro em nossas cabeças o que acreditamos conseguir fazer é tão importante quanto tentar fazer.

17. Encontre o parceiro certo

Não há decisão mais importante na sua vida do que escolher a pessoa certa para seguir junto com você no seu negócio. Escolha sabiamente (assim como Steve fez) , e você terá um parceiro que ajudará você a ver através dos desafios diários. È a visão além do alcance.

18. Erre, mas não pare

Todo mundo erra. Mas como você responde a seus erros é que faz toda a diferença. Em 1984, Steve Jobs foi demitido da Apple, a empresa que ele criou.

Em Standford no início de 2005, ele falou sobre isso:

“Eu não vi isso na época, mas acabou que ser demitido da Apple foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim. O peso de ser bem sucedido foi substituído pela leveza de ser novamente um iniciante, com menos certezas sobre tudo. Isso me libertou para entrar num dos períodos mais criativos da minha vida. ”

19. Faça o que você ama. Ame o que você faz

“Às vezes a vida bate na sua cabeça com uma pedra. Não perca a fé. Tenho certeza que a única coisa que me fez continuar, foi que eu sempre amei o que eu faço. Você tem que encontrar o que você ama. E isso é verdadeiro tanto para as pessoas que você ama como para seu trabalho. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de você estar totalmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho.

20. Tudo tem um fim

“Lembrar que eu estarei morto em breve é a mais importante ferramenta de motivação para fazer grandes mudanças na minha vida. Por que quase tudo, todas eternas expectativas, todo orgulho, todo o medo, todo o fracasso, tudo isso não é nada perante a morte, deixando apenas o que é realmente importante.”

Nosso tempo de vida na terra é curto. Há quanto tempo você esta “tentando” terminar aquilo que não ama mais? Sair de um emprego sem futuro? Pedir desculpas para aquele amigo? Ligar para aquele cliente?

O tempo voa. Faça valer a pena.

21. Faça diferença no universo

Jobs uma vez disse: ”Nós estamos aqui para fazer diferença no universo. Por qual outro motivo estaríamos aqui?”

Só ter um próposito alto não ajuda você a encontrar o sucesso.

Redefina o significado da palavra SUCESSO!

“A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como em todos os assuntos do coração, você saberá quando encontrá-lo. E, como qualquer grande relacionamento, só fica melhor e melhor à medida que os anos passam. Então continue procurando até encontrá-lo. Não se acomode.”

Fonte: Para o alto e avante

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010