Ferramenta indispensável nas
salas de séries iniciais, o alfabeto ajuda as crianças a tirar dúvidas sobre a
grafia das letras com autonomia.
É ASSIM QUE SE FAZ Na EM Atenas, a turma consulta o alfabeto na parede para conferir a grafia correta das letras. Foto: Gilvan Barreto |
Pendurado na parede desde o
primeiro dia de aula, ele ocupa uma posição central na classe - de preferência,
acima do quadro, no campo de visão de todos os alunos. Material de apoio
precioso para um ambiente alfabetizador na Educação Infantil e nas séries
iniciais do Ensino Fundamental, é a ele que os pequenos recorrem quando querem
encontrar uma letra e saber como grafá-la. Se sabem que "gato" se
escreve com G, mas esqueceram o jeitão dele, é só caminhar pela sequência de
letras até encontrá-lo. Se na hora de escrever "mar" bater a dúvida
de quantas perninhas tem o M, a resposta também está lá. O alfabeto da classe é
um companheiro permanente para quem ensaia os primeiros passos no universo da
escrita.
Não espanta o consenso de que um
alfabeto, organizado em cartazes ou painéis de tamanho razoável, deve estar
presente em toda - sim, em toda - sala de alfabetização inicial. Afinal, ele é
um precioso instrumento de consulta para as situações de escrita, uma das
quatro situações didáticas mais importantes nesse processo (as outras três são
a leitura pelo professor, a leitura pelo aluno e a produção oral com destino
escrito, quando o professor atua como escriba). Se você leciona para
pré-escola, 1º ou 2º ano precisa dominar essas práticas.
Para que o alfabeto realmente
ajude na compreensão do funcionamento da escrita, é preciso saber usá-lo.
Isoladamente, ele não é nada além de uma lista de letras. Apenas mandar a
garotada ler a sequência de A a Z não faz ninguém avançar na alfabetização.
"Memorizar a ordem das letras é importante, mas esse saber deve ser
acionado pelas crianças durante atividades de reflexão sobre a escrita",
afirma Clélia Cortez, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Responder aos dois principais problemas da alfabetização
SABER NECESSÁRIO Agendas telefônicas mostram a importância da ordem alfabética numa situação real. Foto: Gilvan Barreto |
Uma oportunidade de fazer isso é
trabalhar com a construção de agendas telefônicas (leia o projeto didático).
Nessa tarefa, a utilidade da ordem das letras fica clara: ela serve para tornar
a busca de nomes mais rápida e precisa. A proposta foi adotada pela professora
Janine Caldeira Veiga, da EM Atenas, no Rio de Janeiro. No caso de Janine, a
confecção das agendas fez parte de um projeto amplo, que teve o alfabeto como
aliado em todas as etapas. "Ele ajudou a turma do 2º ano a conferir a
grafia e a pronunciar o nome das letras ou como apoio à memória para saber qual
a posição de uma delas na sequência", diz.
De fato, o instrumento é útil
durante todo o início da alfabetização, ajudando a responder aos dois
principais problemas de quem está entrando no processo. O primeiro - o que,
exatamente, a escrita representa? - mobiliza, sobretudo as crianças na fase
pré-silábica, em que elas ainda não entendem que a escrita é uma representação
da fala. Nessa fase, enfatizar a diferença entre desenhar e escrever é
fundamental. Você pode usar o alfabeto para apresentar as letras que compõem a
escrita, colaborando para distingui-las dos números e de outros símbolos.
O segundo desafio - como se
organiza a escrita? - pode ser enfrentado quando alguma palavra apresentar
falta de letras. Por exemplo, se um aluno escreve "AO" para
representar "pato", provoque uma reflexão e questione:
- Me indique no alfabeto com que
letra começa "pato".
- Está ali. É o P, de Paula.
- Isso mesmo. Agora olhe o que
você escreveu: "AO". Onde a gente pode colocar o P na sua escrita?
Outra dúvida comum diz respeito à
grafia das letras. A forma do G é uma das mais problemáticas. Para desenvolver
a autonomia, incentive a criança a procurar a letra pela recitação do alfabeto.
O alfabeto deve ter letras de
imprensa, sem decorações.
PASSOS SEGUINTES Alfabetos mais
sofisticados, com letras de imprensa e cursivas, aprimoram a escrita. Foto:
Gilvan Barreto
PASSOS SEGUINTES Alfabetos mais sofisticados, com letras de imprensa e cursivas, aprimoram a escrita. Foto: Gilvan Barreto |
Atenção, porém, antes de produzir
o alfabeto da classe. Ainda são muito comuns os modelos que trazem as letras de
A a Z decoradas, com figuras cuja inicial é a letra em questão. Assim, o B, por
exemplo, vem adornado por uma asa de borboleta, com um contorno que se mistura
ao da letra. Não é o ideal, pois a associação com desenhos confunde a criança.
"Nessa fase inicial de aprendizado, ela imita a escrita e ainda não
consegue determinar com clareza o que é central e o que é periférico, o que
realmente faz parte da letra e o que é somente um enfeite. Por isso, qualquer
elemento supérfluo acaba sendo reproduzido", argumenta Regina Scarpa, coordenadora
pedagógica de NOVA ESCOLA. O melhor é que o alfabeto seja composto de letras de
imprensa maiúsculas, de contornos mais limpos e claramente identificáveis
quando reunidos em palavras.
Depois que os pequenos já
entenderam o que a escrita representa e como ela se organiza, aí, sim, você
deve mostrar outros tipos de letra, como a de imprensa minúscula (o que vai
ampliar a compreensão de livros, jornais, revistas e outros materiais
impressos) e a cursiva maiúscula e minúscula (facilitando o contato com notas e
bilhetes manuscritos e produções escolares). Novamente, essa etapa também pode
se beneficiar da colaboração de um alfabeto pendurado na parede - dessa vez, um
modelo um pouco mais sofisticado, com a letra maiúscula em destaque e os outros
quatro tipos correspondentes logo abaixo.
Faça o download e imprima o alfabetopara a sua sala
BIBLIOGRAFIA
Aprender a Ler e a Escrever, Ana
Teberosky e Teresa Colomer, 192 págs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 49 reais
NOVA ESCOLA Alfabetização, edição
especial, 4,80 reais, nas bancas a partir de 16 de março
Psicogênese da Língua Escrita,
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, 300 págs., Ed. Artmed, 52 reais
Reflexões sobre Alfabetização,
Emilia Ferreiro, 104 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 15 reais
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