quinta-feira, 15 de março de 2012

15 DE MARÇO - DIA DA ESCOLA


A escola também tem a sua data de comemoração: o dia 15 de março. Muita gente pode pensar que a escola não merece essa homenagem, por considerá-la um lugar chato, onde se tem de ir por obrigação, com hora marcada de entrada e de saída, e se esforçar para aprender muita coisa que a gente nem sabe ao certo para que serve.

Até certo ponto, isso pode ser verdade, mas há outra maneira de encarar a questão. Obrigações, de maneira geral, fazem parte da vida e todos têm de se acostumar a elas. E os horários determinados também vão existir fora da escola, no mundo do emprego e do trabalho. Por isso, a rotina que a escola estabelece não deixa de ser também um treinamento para a vida adulta.

Sobre o esforço para o aprendizado, por incrível que pareça, ele também tem seus pontos positivos, quando se considera que aprender algo que a gente não sabe é uma espécie de desafio para a inteligência de cada um. Você não tem curiosidade de descobrir qual é a sua capacidade de resolver os problemas que lhe aparecem pela frente? Não tem vontade de se preparar para enfrentá-los?

Certamente, a escola é também um local que lhe possibilita satisfazer muito de suas curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. É na escola que você vai conhecer tudo o que aconteceu no Brasil e no mundo, antes de você chegar a eles. Aliás, é lá que você vai saber onde fica a cidade, o Estado e o país em que você vive, qual a posição que eles ocupam no mundo e como o mundo se localiza no universo.

Pensando bem, muito do que já sabe, você deve à própria escola. Com certeza foi nela que você adquiriu a capacidade de ler um texto, sem a qual você não poderia estar compreendendo estas linhas que tem diante dos olhos agora. Também foi na escola que aprenderam matemática todos os homens responsáveis pelo surgimento dos computadores e da internet.

Só que a escola não é somente um espaço de treinamento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades. Sem falar que, na escola, também podem surgir emoções mais fortes, que se transformam em relacionamentos afetivos, em namorar ou ficar com alguém.

Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer. Aliás, você sabia que é essa a origem da palavra escola? "Escola" vem do grego skholê, que significava precisamente "descanso, repouso, lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010