INTRODUÇÃO
Neste Bimestre, vivenciou as
atividades de maneira significativa e construtiva, demonstrou interesse em
participar das diversas situações que permitiram a busca das respostas para essas
soluções implícitas na mobilização de conhecimentos de diferentes áreas, as
quais observamos que tem se desenvolvido.
Proporcionamos vivências para que
tenha contato com a linguagem escrita por meio de diferentes tipologias de
texto, como: convites, bilhetes, cartazes e com diversos materiais.
Durante o trabalho com a
linguagem escrita, possibilitamos a imersão significativa e prazerosa do aluno.
De forma contextualizada, a escrita foi trabalhada com base nas formas que
aparecem na sociedade relacionada às situações de vida.
Neste bimestre podemos considerar
que construímos conhecimentos bastante significativos no nosso processo de
alfabetização.
Adaptou-se muito bem à nova
escola e relaciona-se muito bem com os colegas e com a professora.
Participa e colabora com as
atividades realizadas em grupos. No grupo interage e troca conhecimentos
fortalecendo a sua aprendizagem e contribuindo com a aprendizagem dos colegas.
Gosta de socializar os seus conhecimentos na roda de conversa, trazendo suas
experiências cotidianas.
Organiza seus pertences, colabora
na organização da sala após as brincadeiras e atividades realizadas em grupos e
individuais. (sempre, quase nunca, às vezes, a contragosto).
Gosta de jogar e brincar com os colegas e com
a professora. Respeita as regras do jogo (sempre/às vezes/quase nunca) com os
colegas.
-É querido e prestativo com a
professora e colegas. É muito organizado, gosta de estar na escola e aprender
coisas novas.
-Tivemos muitas oportunidades de
estreitar nossos laços de amizade e cooperação realizando várias atividades em
grupo, fazendo assim com que exercitemos nossa capacidade de socialização.
Mostrou-se interessado em
envolver-se nas atividades referentes ao Folclore, participando com entusiasmo
ao tentar descobrir as respostas das adivinhações, brincar com as parlendas, as
trava-línguas, cantar as músicas folclóricas e ouvir lendas.
- Nas aulas de artes, cria e produz
com habilidade, desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras, modelagens,
explorando adequadamente, as diferentes propriedades dos objetos para produções artísticas.
Importante ressaltar que para
acompanhar a proposta pedagógica dessa série, precisa faltar menos às aulas,
dando, assim, sequência nos conteúdos trabalhados.
MATEMÁTICA
Interpreta e resolve
situações-problema que envolva ideias de adicionar e subtrair, por meio de
estratégias pessoais e convencionais.
Em relação ao trabalho com a área
da matemática continuamos com as atividades de compreensão dos conceitos
numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar.
Preocupamo-nos ainda, com a identificação dos numerais até 100 e suas
respectivas quantidades. Neste trabalho, ainda sente necessidade de recorrer ao
quadro de números da sala para encontrar os números vizinhos e relacioná-los às
suas respectivas quantidades.
Ainda necessita do acompanhamento
individual da professora e do apoio do material concreto para melhor
compreender as operações de soma e subtração simples.
Como também, necessita de uma
intervenção mais direta da professora e colegas para identificar os numerais
pedidos e suas respectivas quantidades.
Ainda necessita do apoio dos
colegas e / ou intervenção da professora para interpretar e resolver
situações-problema que envolvam idéias de adicionar e subtrair.
Nas tarefas que envolvem
raciocínio lógico matemático, às vezes, pede ajuda, mostrando interesse ao
realizar as atividades propostas. Nestas ocasiões é preciso retomar a
explicação individualmente sempre utilizando o auxílio de materiais concretos.
Então ele recorda os conteúdos e conceitos para poder atuar.
Seleciona conjuntos de acordo com
o que tem mais e menos e Ordena
quantidades e localiza números em uma sequência ou intervalos numéricos.
Como o apoio da professora,
consegue ordenar quantidades e localizar números em uma sequência ou intervalos
numéricos a partir de 20.
Em relação ao trabalho com a área
da matemática continuamos com as atividades de compreensão dos conceitos
numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar.
Preocupamo-nos ainda, com a identificação dos numerais até 100 e suas
respectivas quantidades. Continuamos com um trabalho de compreensão do conceito
da soma e subtração dos numerais até 19.
- Já identifica os numerais
pedidos bem como suas respectivas quantidades.
- Ainda necessita de uma
intervenção mais direta da professora e colegas para identificar os numerais
pedidos e suas respectivas quantidades.
- Ainda não identifica os
numerais pedidos nem suas respectivas quantidades
- Já identifica os numerais pedidos
bem como suas respectivas quantidades, porém, necessita recorrer à ordem
numérica memorizada.
Lê com entonação e pontuação
adequada, os diferentes textos dos gêneros previstos.
Ainda não percebe a necessidade
de ler com entonação e pontuação adequada.
Percebe os diversos pontos de
vista trazidos pelos textos.
Ainda precisa da intervenção da
professora ou de colegas para perceber os diversos pontos de vista trazidos
pelos textos.
Utiliza a leitura para os
diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever.
Utiliza a leitura para os
diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever somente com a
intervenção da professora, pois ainda não reconhece sozinho todas as funções do
texto escrito.
Utiliza procedimentos para
compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação.
Tenta, nas situações de leitura
de textos memorizados, ajustar o falado ao escrito, apoiando-se nos
conhecimentos que tem sobre as letras e textos.
Mostra-se interessado em manusear
livros de história, gibis e revistas.
- Nos momentos da “roda de
conversa” , ouve com atenção os comentários dos colegas e professora. Sabe
esperar sua vez de falar, comentando de forma cada vez mais pertinente os temas
propostos pela professora.
- Nos momentos da “roda de
conversa” , ainda precisa da intervenção constante da professora no sentido de
despertar sua atenção e concentração para os comentários dos colegas e
professora. E também para que reconheça os procedimentos para participar de uma
conversa, como esperar a sua vez para falar.
- Reconta histórias conhecidas ou
fatos do cotidiano, respeitando as características discursivas do texto-fonte,
mantendo a seqüência cronológica dos acontecimentos e sem esquecer trechos que
comprometam o entendimento da história.
ESCRITA ALFABÉTICOS
Quanto ao desenvolvimento do seu
processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se na hipótese
Alfabética. Já compreende a maioria dos
valores sonoros das letras que precisa para formar as sílabas e palavras. Isso
não quer dizer que todas as questões relativas à compreensão do sistema de
escrita tenham sido solucionadas. A partir desse momento, a criança
defrontar-se-á com as complexidades próprias da ortografia, mas não terá
maiores problemas na aprendizagem do mesmo.
Em relação à leitura, está cada
vez mais curioso e ansioso para ler tudo o que encontra pela frente!
Destacamos sua crescente “vontade
de aprender”, pois está sempre questionando à professora e aos colegas.
- Em relação ao seu processo de
construção da leitura e escrita, está na fase alfabética da escrita
convencional. Apesar de ainda ter muitas questões ortográficas (questões essas,
naturais desse início de fase) ele tem avançado significativamente. Ainda não
se preocupa com a questão do espaçamento entre as palavras num texto. E já
começa a refletir e perceber algumas questões ortográficas da língua, tais
como: Nh, Gue, Gui, Ç…
NÃO ALFABÉTICOS
- Conhece o nome e a
representação gráfica de todas as letras do alfabeto, utilizando este
conhecimento para escrever, mesmo que ainda não o faça de maneira convencional.
- Utiliza escrita do próprio nome
e de outras palavras que tenham adquirido relevância no contexto desenvolvido
até o momento como fonte de informação para escrever.
- Quanto ao desenvolvimento do
seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se num momento de
desestabilização da hipótese silábica, onde já percebe que uma letra apenas não
pode ser considerada sílaba porque existem sílabas com mais de uma letra.
Assim, sem nenhum critério, vai aumentando o número de letras por sílaba. Por
isso, dizemos que se encontra na hipótese Silábico-Alfabético. Destacamos sua
crescente “vontade de aprender”, pois está sempre questionando à professora e
aos colegas.
Autor: Bernadete
Borloti
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