segunda-feira, 12 de abril de 2010

Educação Brasileira X Educação Asiática

Visitando o Blog da amiga Nubia - http://biaratesnoamazonas.blogspot.com/
Encontrei esse Post sobre a Educação em Nosso País.
Com sua licença Bia, tô postando aqui.

Só a educação levada a sério vai salvar o Brasil

Outro dia, folheando a revista Veja num consultório médico, li uma reportagem bastante interessante que mostrava, com estatísticas, que as crianças de origem, asiática que vivem no Brasil, apresentam um desempenho escolar superior ao dos estudantes brasileiros.

O texto explicava que, nas classes onde elas são maioria, o silêncio e a atenção são uma constante.

Ouve-se claramente a voz do professor explicando a matéria.

Dizia também que essas crianças dedicam nove horas diárias ao estudo (cinco na escola e quatro em casa) enquanto que as nossas, apenas cinco (as da escola).

Quando chegam em casa, essas crianças pegam seus cadernos, livros e estudam. Fazem os deveres de casa que o professor passa, lêem, treinam equações matemáticas etc.

Enquanto os brasileirinhos, em sua maioria, vagueiam pelas ruas empinando pipa ou jogando bola.

Com isso, os asiáticos do nosso país estão conseguindo os melhores postos de trabalho (que são justamente aqueles que exigem maior qualificação e preparo) em empresas com ótima remuneração assistência médico – hospitalar e condições de ascensão profissional.

E tudo isso me fez lembrar de uma menina brasileira que morava no Japão e veio visitar os parentes que ficaram aqui.

A tia dela era Orientadora na escola onde lecionávamos.

Certo dia estávamos em nossas classes, tentando dar aula e explicar a matéria para os alunos que como sempre, só conversavam e brincavam de costas para o quadro de giz...

Enquanto isso, a tia, nossa orientadora, vagava com a garota pelos corredores da escola, procurando uma classe mais calma, onde a sobrinha pudesse ficar resolvendo as questões de uma provinha de terceira série que ela (tia) havia preparado, para verificar o aproveitamento e a adaptação da menina na escola japonesa.

Mas a menina ficou aterrorizada com a gritaria dos nossos alunos e preferiu resolver a prova na biblioteca, alegando que não conseguiria concentrar-se com aquela bagunça...

Perguntamos então o que acontecia, na escola dela, com os alunos que só queriam brincar, não estudavam e não respeitavam o professor em sala de aula.

Ela disse que eles eram castigados. Perguntamos então qual era o castigo. E sabem o que ela respondeu???? Que não sabia porque na classe dela nunca havia visto um aluno conversar durante as explicações ou desrespeitar seu professor... PERCEBERAM A DIFERENÇA?

Nas escolas públicas do Brasil, as salas de aula são superlotadas, COM MAIS DE 45 ALUNOS POR CLASSE.
Para esse auditório, o professor tem que ensinar:
- O conteúdo das disciplinas (Matemática, Português, História, Geografia, Ciências), + Cidadania + Valores + Educação Sexual + Higiene + Saúde + Ética + Pluralidade Cultural.

Deverá também funcionar como Psicólogo, Assistente Social, Orientador Educacional e Orientador Pedagógico, desempenhando também todos os deveres familiares que a sociedade resolver transferir para a Escola.

Nossos alunos dizem que as aulas são chatas e alegam que não gostam de ler! Que ler não é divertido... Que jogar bola e empinar pipa é melhor... E todos logo critam em coro:

- CULPA DOS PROFESSORES QUE NÃO DÃO UMA AULA DIVERTIDA E ATRAENTE PARA AS CRIANÇAS.

As Secretarias da Educação dos Estados do Brasil surge em cena alegando que o aluno que temos é assim mesmo e que os professores precisam aprender a ensinar... ROTULAM O MAGISTÉRIO OFICIAL COMO “PROFESSOR NOTA ZERO”.

O que eles querem esconder é que temos em classe crianças (filhos de eleitores) que recebem o livro didático, cadernos e até mochilas mas “esquecem” em casa para ficar brincando durante a aula... Crianças que não fazem lição de casa, não estudam e nem sequer prestam atenção as explicações do professor em classe.

Para agradar os pais eleitores as Secretarias da Educação encaminha os professores para cursos de “capacitação,” alegando que eles não têm mais capacidade de ensinar.

CONTRATAM FIRMAS para dar esses cursos que segundo eles, tem o poder de transformar “profissionais despreparados” em professores criativos, prontos para dar uma aula eficaz, envolvente, estimulante e, ao mesmo tempo, divertida, capaz de fazer com que os alunos gostem mais da escola do que das partidas de futebol, mais da leitura do que dos jogos no computador...

É claro que esse discurso de responsabilizar o professor e varrer a sujeira pra baixo do tapete não vai levar a Educação a lugar nenhum.
MAS SERVE PERFEITAMENTE PARA JUSTIFICAR, JUNTO A OPINIÃO PÚBLICA, OS BAIXOS SALÁRIOS PAGOS AOS PROFISSIONAIS DOS ESTADOS.

Imagine que você está doente, vai ao médico e ele prescreve determinado remédio, você não toma o medicamento, não faz a sua parte e culpa o médico por não melhorar... Assim acontece nas escolas públicas de todo o Brasil: O professor ensina e os alunos não prestam atenção, não estudam não fazem os deveres de casa, como nossos amiguinhos asiáticos.

Daí vem o governo e culpa como sempre, o professor pelo mau desempenho dos “estudantes”.
Para justificar mais uma vez a falta de reajustes e os baixos salários do Brasil, o governo implantou um sistema de avaliação. Os professores recebem um bônus por produtividade, uma vez por ano, se os alunos estudarem, se os alunos não faltarem; se os alunos não se evadirem; se os alunos...

E como o aluno não quer saber de nada, e seus pais os grandes eleitores do país, também nada querem... os professores de nosso Brasil ficam sem reajustes.

Daí vemos os governadores nas TVs dizendo que pagaram quantias enormes de bônus aos professores! Só que se isso fosse averiguado direitinho,. A verdade seria descoberta. Para se ter uma idéia, tem escolas públicas onde nenhum professor recebeu bonificação porque... houve evasão, porque o aproveitamento dos alunos, não se alterou e assim por diante! Sem contar que, nesse sistema de bonificação por produtividade, os professores aposentados, por não terem mais alunos, são castigados e estão sem reajustes há anos... vivendo indignamente!

Ninguém quer sugerir aos eleitores a receitinha das crianças asiáticas:

- FAZER A LIÇÃO DE CASA;
- ESTUDAR;
- EMPENHAR-SE;
- DEDICAR-SE;
- RESPEITAR O PRÓXIMO, SOBRETUDO O PROFESSOR!... ENFIM, FAZER SUA PARTE!
- OS ELEITORES (PAIS DOS ALUNOS) TER CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO DE SEU FILHO.

A verdade é que o educador deixou de ser modelo para os jovens:

Ganhamos mal, nos vestimos mal e somos alvo constante da crítica social.
Hoje, modelo para os jovens, são os milionários jogadores de futebol, pagodeiros e outros mais.

Não dá para falar em educação de qualidade enquanto o profissional da educação for sistematicamente desvalorizado, tratado pelo governo, pelas famílias e sobretudo pela mídia em geral como um inimigo público, um desqualificado etc.

Nessas condições, o aluno vai querer ouvir o que uma pessoa assim tem a dizer?

Precisamos valorizar nosso trabalho!
Precisamos nos impor!
Precisamos respeito pelo nosso profissionalismo
Precisamos valer a nossa importância, POIS UM PAÍS QUE NÃO LEVA A SÉRIO A EDUCAÇÃO, É UM PAÍS DE NINGUÉM!

Um país que quer construir um futuro sólido ao seu povo, precisa investir seriamente em:

1. Educação
2. Saúde
3. segurança

Sem estes três itens não teremos um país comprometido!

Fonte: Amiga virtual – São Paulo

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010