quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia Mundial de Combate ao Câncer-08 de Abril



Dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo dados do IBGE, nas duas últimas décadas aumentou o risco de uma pessoa adquirir câncer. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Câncer identificou essa taxa de risco, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.

Exemplos de superação nessa data são importantes para impulsionar o tratamento de muitas pessoas que passam por esse problema. 
A escritora e publicitária Mirela Janoti separada e desempregada, descobriu que estava com câncer.
Para ocupar o tempo ocioso, resolveu escrever, contando a experiência diante da doença e da possibilidade da morte. Ela tirou os dois seios, passou por oito sessões de quimioterapia e 25 sessões de radioterapia. Durante esse período, tentou levar uma vida normal, nunca se sentindo como doente. Para ela, o câncer não foi tão feio quando pintam. Durante o tratamento arranjou emprego, amigos, namorado e ainda conseguiu dar umas boas risadas, que ela faz questão de dividir aqui com você. Mirela relatou todos seus dramas e aprendizados vividos durante a doença no livro " Força na Peruca - Tragédias e Comédias de um câncer" , publicado pela Matrix Editora. 
Um livro como você nunca viu.

No último dia 31 de março de 2010 Mirela recebeu o Prêmio Mulher do Ano de Adella Vilas Boas que concede um troféu em caráter sociocultural em homenagem ao "Dia Internacional das Mulheres". O objetivo da premiação é enobrecer mulheres que estejam em situação de magnitude, destaque e tenham essencialmente contribuído para o crescimento cultural e socioeconômico do nosso país. O prêmio encontra-se em sua XIII edição.

O Câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas. Já o tumor benigno é apenas uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente representa um risco de morte.

Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma, se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes.
A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo de vida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.

Autor: Juscelino Tanaka

1 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010