quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde-07 de Abril


O dia mundial da saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.

É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.

Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.

Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas.

Participar de pequenas associações também é uma forma de buscar informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, buscando soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e econômico de um país.

Outra forma de garantir a saúde de um povo é dando-lhes condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos o suficiente para manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a saúde própria, evitando despesas com planos de saúde e remédios.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Dia Mundial de Saúde (Dengue, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Pediculose)

Ações:

Conscientização e orientação sobre os hábitos higiênicos como fator primordial à saúde;
Palestra com agente de saúde.

Relatório : Alerta contra a dengue

Objetivos: Conscientizar a todos o perigo que o mosquito transmissor da dengue nos traz
Precauções para evitar a doença:

Ações:

* Não deixar juntar água nos pratinhos das plantas, colocar um pouco de areia dentro deles

* Eliminar pneus ou mantê-los secos e protegidos da chuva;

* Lixeiras devem ser mantidas tampadas e secas;

* Cisternas, tambores, caixas d´água devem ficar bem fechadas. etc...

Conclusão: Foi um projeto bem trabalhado, pois os alunos junto aos funcionários participaram efetivamente, com explicações do vírus, sintomas e cuidados. Foi sugerido a procura de um Posto de Saúde mais próximo.

Projeto: Caça ao piolho

"Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença."
Objetivos: Palestra com agentes da saúde para alertar sobre a transmissão e as epidemias comuns em escolas, orientação sobre a importância da higiene adequada a ser realizada para a eliminação dos piolhos e das lêndeas.

Ações:

Distribuição de cartilhas explicativas, pentes finos e receita de xampu antipiolho caseiro.

Conclusão: Houve grande participação da comunidade escolar, alunos e funcionários onde ficou a mensagem que a pediculose é de fácil transmissão na escola por causa dos contatos constantes entre os colegas nas atividades, quando realizadas coletivamente.
Os responsáveis se comprometeram em reforçar a higiene neste sentido.



VIVA A VIDA

A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
A vida é vida, defenda-a...
 
Madre Tereza de Calcutá

1 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010