Nos últimos tempos, discute-se muito o papel da escola, família e educação. Fala-se muito das funções de cada um, do tempo, do tempo de fazer e do tempo de executar, mas não se fala do tempo de ser.
Nós, ocidentais, sentimos o tempo como algo vazio, que precisa ser preenchido rapidamente. Vivemos em um tempo sem tempo! Um tempo de ter! Um tempo de preencher. Um tempo de excesso de informação circulante.
É necessário resgatemos em nós e em nossos alunos o tempo de ser, o tempo de despertar potenciais,competências, sonhos e desejos adormecidos por um tempo de ter.
É tempo de despertar em nossos aprendizes o desejo de saber. O saber que deve ser provocado por uma escola diferente. Uma escola encantada, impregnada de sonhos, desejos e possibilidades de ser. Acredita-se que a escola não pode tudo, mas pode muito mais do que imaginamos.
Tempo de ser! É essa a função do verdadeiro educador. É essa a missão das verdadeiras instituições de ensino – injetar confiança em crianças e jovens, muitas vezes descrentes de seu valor, de suas habilidades, de sua singular capacidade de escrever novos roteiros para suas vidas.
Façamos das nossas escolas um caminho real para uma efetiva mudança no ato de educar.
Jane Patrícia Haddad é Pedagoga, Psicopedagoga clínica, em constante Formação Psicanalítica.Ministra Palestras para Famílias e Educadores.
Nós, ocidentais, sentimos o tempo como algo vazio, que precisa ser preenchido rapidamente. Vivemos em um tempo sem tempo! Um tempo de ter! Um tempo de preencher. Um tempo de excesso de informação circulante.
É necessário resgatemos em nós e em nossos alunos o tempo de ser, o tempo de despertar potenciais,competências, sonhos e desejos adormecidos por um tempo de ter.
É tempo de despertar em nossos aprendizes o desejo de saber. O saber que deve ser provocado por uma escola diferente. Uma escola encantada, impregnada de sonhos, desejos e possibilidades de ser. Acredita-se que a escola não pode tudo, mas pode muito mais do que imaginamos.
Tempo de ser! É essa a função do verdadeiro educador. É essa a missão das verdadeiras instituições de ensino – injetar confiança em crianças e jovens, muitas vezes descrentes de seu valor, de suas habilidades, de sua singular capacidade de escrever novos roteiros para suas vidas.
Façamos das nossas escolas um caminho real para uma efetiva mudança no ato de educar.
Jane Patrícia Haddad é Pedagoga, Psicopedagoga clínica, em constante Formação Psicanalítica.Ministra Palestras para Famílias e Educadores.
0 comentários:
Postar um comentário