Como usar a Internet para complementar as atividades em sala de aula
Cesar Adames
Cesar Adames
Conversar ao mesmo tempo com muitas pessoas em qualquer lugar do mundo é um recurso que faz das salas de bate-papo (chat em inglês) um dos serviços mais movimentados na Internet. Dá para encontrar todo tipo de perfil: um amigo para trocar opiniões, um especialista para ajudar no trabalho da escola ou um parceiro para dividir um projeto.
No Brasil, a maioria dos grandes provedores de Internet tem esse serviço, as salas de bate-papo do UOL e do Terra são as maiores e que apresentam mais quantidade de recursos. A primeira coisa a fazer é escolher a sala: por assunto, idade, sexo, região etc. Com a opção feita, basta colocar seu nome ou criar um apelido.
Na maioria das vezes é possível visitar a sala antes de entrar, para ver o que está acontecendo e o que as pessoas estão conversando.
Algumas salas permitem a troca de imagens e inclusão de sons, além de um recurso em que o usuário e mais uma pessoa podem conversar reservadamente, sem que os demais tenham conhecimento das mensagens trocadas entre eles.
As salas de bate-papo também podem ser utilizadas como complemento educacional. É possível criar uma específica definindo um tema e agendar esse encontro virtual com os alunos ou outros profissionais da sua área.
Dicas para uso do bate-papo em atividades escolares:
1 – O número ideal para um bom aproveitamento dessa ferramenta é de até cinco alunos por período. Um número maior inviabiliza respostas rápidas do professor.
2 – É fundamental que cada participante coloque o seu nome ao entrar na sala, apelidos (nick, em inglês) dificultam a comunicação por não sabermos com quem estamos nos comunicando.
3 – Determine um tema a ser desenvolvido e faça com que os alunos pesquisem a respeito para facilitar o debate sobre o assunto.
4 – O tempo ideal para uma sessão de bate-papo na Internet é de 30 minutos a uma hora. Tempo inferior a 30 minutos torna o trabalho improdutivo, assim como mais do que uma hora cria um desgaste e desmotiva.
5 – A maioria das salas de bate-papo tem recursos que permitem economizar texto. É possível escolher entre várias opções como responde para (nome do aluno), explica para, concorda com, entre outros. Caso a sala não disponha esse recurso, é necessário que o professor coloque o nome do aluno para quem está escrevendo o comentário, pois caso contrário, quem estiver lendo não saberá para quem são as perguntas e as respostas.
6 – Caso queira, é possível copiar e salvar o bate-papo em um arquivo Word para registro da atividade. Basta selecionar o trecho que interessa e utilizar o recurso “copiar” e “colar”.
7 – Lembre sempre que a sala de bate-papo é apenas um complemento da sua aula e não deve ser vista como atividade final.
Cesar Adames é professor de Técnicas de Apresentação e Ambientação para o ensino na pós-graduação da FAAP e é máster em Tecnologia Educacional.
Contatos pelo telefone: (11) 3826-6882 ou e-mail: cesaradames@uol.com.br.
http://www.gestaoeducacional.com.br
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