Educação Infantil
0 a 3 anos Prática pedagógica
Para que os pequenos aprendam a conviver socialmente, é preciso desenvolver a noção do que é pessoal e coletivo.
Quando as crianças começam a frequentar a creche, saem de um universo em que toda a atenção da família é dedicada a elas e passam a ter de dividir o cuidado dos adultos e os objetos a sua volta com vários colegas.
Esse é um momento importante a ser explorado, pois é quando se iniciam a formação da identidade e o saber do que é de posse pessoal e coletiva. "Até então, elas não se veem como alguém que existe por si só", explica Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para fazer com que a turma desenvolva os conceitos de identidade e de sociabilização, é preciso estabelecer algumas atividades rotineiras, como trabalhar com fotografias das crianças. Uma boa forma de usá-las é montar um cartaz com elas, acompanhadas do nome de cada um.
Aliás, para trabalhar com crianças dessa idade, usar esse tipo de imagem pode ser útil para que elas diferenciem o que lhes pertence do que é propriedade de todos (leia atividade permanente). O armário onde as mochilas e os materiais são guardados, por exemplo, deve ser organizado de tal modo que cada uma tenha seu espaço identificado com sua foto. É assim que funciona na CEMEI Uberaba, em Curitiba. "Todos já sabem que não se pode pegar as coisas que estão no espaço que é do colega sem pedir antes", conta a educadora Raquel Pereira Costa.
Intervenções ajudam a aprender como compartilhar o material
Os pequenos precisam entender também que tintas e papel, entre outras coisas, devem ser socializadas. Guardar tudo isso em caixas coletivas é uma boa saída.
É fundamental intervir para que todos aprendam a compartilhar esses objetos. As regras a esse respeito devem ser validadas sempre. Nesse processo, muitos vão chorar e brigar com os colegas.
É seu papel mostrar que o comportamento não é adequado e fazer com que os envolvidos participem da resolução. "Isso é de todo mundo. Que tal você ficar com uma folha e dar outra ao seu colega?"
O dia do brinquedo na escola é outro momento rico para explorar a noção do que é individual. "As famílias devem ser orientadas a deixar os filhos levarem somente o que pode ser usado por todos", recomenda Karina. Com essas atitudes, você vai ajudar os pequenos a compreender como agir para viver (bem) em sociedade.
Pessoal e coletivo
Objetivos
- Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas, aproximando-se de regras de convivência.
- Ter prazer e se divertir com a vivência coletiva na creche, inclusive na relação com outras crianças.
- Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais.
- Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais.
Conteúdos
- Identidade.
- Autonomia.
Anos
Creche.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Pertences diversos individuais das crianças (como brinquedos e mochilas) e coletivos da turma (pincéis e lápis, por exemplo). Máquina fotográfica ou fotos das crianças feitas pelas famílias.
Desenvolvimento
1ª etapa
Fotografe a turma reunida e, depois, uma criança de cada vez. Entregue para cada uma delas a foto individual e deixe que todas manuseiem as imagens, emprestando a sua para os colegas. A ideia é que todos se familiarizem uns com os outros. Em seguida, recolha as fotos e mostre-as uma a uma para os pequenos, perguntando quem é quem. Estimule-os a apontar o colega e repetir o nome dele. Convide todos a pegar a própria foto. Faça cartazes com as imagens e o nome de cada um e deixe-os expostos na sala. Chame a atenção do grupo quando alguém estiver ausente e mostre o retrato. Repita essas situações diversas vezes.
2ª etapa
Separe um espaço na sala (podem ser prateleiras, cabides ou caixas, por exemplo) para cada criança colocar seus objetos pessoais (como blocos de papel, brinquedos, copos e agasalhos). Identifique cada local com a foto e o nome dela. Explique que assim todos vão saber identificar o que é seu e do outro. Depois, peça que coloquem seus pertences no espaço respectivo. Em diferentes momentos, mostre os objetos no espaço identificado e deixe que as crianças identifiquem o proprietário, recorrendo às fotos. Use as imagens do grupo reunido para identificar onde são guardados os objetos que são para o uso coletivo.
3ª etapa
Proponha que os pequenos tragam objetos pessoais de casa, em especial os brinquedos.
Converse com as famílias para que ajudem os filhos a escolher o que eles estejam dispostos a emprestar para os colegas. Trabalhe com o grupo as oportunidades de troca e a chance de pedir as coisas emprestadas para os amigos. Converse individualmente e com o grupo sobre isso, enfatizando por que é importante dividir e a validade de cuidar do que é do outro e de não pegar algo que está nas mãos de alguém, enquanto isso estiver em uso.
Avaliação
Crie situações variadas para observar como a turma se relaciona com os espaços, as pessoas e os objetos. Proporcione momentos que envolvam a troca, por exemplo. Busque os avanços nas relações de respeito (pedir emprestado, entregar e devolver), na identificação dos objetos pessoais e dos que são de todos. É importante que os pequenos tenham se desenvolvido em relação à autonomia tanto nas relações com outros como no uso de objetos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil
0 a 3 anos Prática pedagógica
Para que os pequenos aprendam a conviver socialmente, é preciso desenvolver a noção do que é pessoal e coletivo.
Quando as crianças começam a frequentar a creche, saem de um universo em que toda a atenção da família é dedicada a elas e passam a ter de dividir o cuidado dos adultos e os objetos a sua volta com vários colegas.
Esse é um momento importante a ser explorado, pois é quando se iniciam a formação da identidade e o saber do que é de posse pessoal e coletiva. "Até então, elas não se veem como alguém que existe por si só", explica Karina Rizek, coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Para fazer com que a turma desenvolva os conceitos de identidade e de sociabilização, é preciso estabelecer algumas atividades rotineiras, como trabalhar com fotografias das crianças. Uma boa forma de usá-las é montar um cartaz com elas, acompanhadas do nome de cada um.
Aliás, para trabalhar com crianças dessa idade, usar esse tipo de imagem pode ser útil para que elas diferenciem o que lhes pertence do que é propriedade de todos (leia atividade permanente). O armário onde as mochilas e os materiais são guardados, por exemplo, deve ser organizado de tal modo que cada uma tenha seu espaço identificado com sua foto. É assim que funciona na CEMEI Uberaba, em Curitiba. "Todos já sabem que não se pode pegar as coisas que estão no espaço que é do colega sem pedir antes", conta a educadora Raquel Pereira Costa.
Intervenções ajudam a aprender como compartilhar o material
Os pequenos precisam entender também que tintas e papel, entre outras coisas, devem ser socializadas. Guardar tudo isso em caixas coletivas é uma boa saída.
É fundamental intervir para que todos aprendam a compartilhar esses objetos. As regras a esse respeito devem ser validadas sempre. Nesse processo, muitos vão chorar e brigar com os colegas.
É seu papel mostrar que o comportamento não é adequado e fazer com que os envolvidos participem da resolução. "Isso é de todo mundo. Que tal você ficar com uma folha e dar outra ao seu colega?"
O dia do brinquedo na escola é outro momento rico para explorar a noção do que é individual. "As famílias devem ser orientadas a deixar os filhos levarem somente o que pode ser usado por todos", recomenda Karina. Com essas atitudes, você vai ajudar os pequenos a compreender como agir para viver (bem) em sociedade.
Pessoal e coletivo
Objetivos
- Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas, aproximando-se de regras de convivência.
- Ter prazer e se divertir com a vivência coletiva na creche, inclusive na relação com outras crianças.
- Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais.
- Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais.
Conteúdos
- Identidade.
- Autonomia.
Anos
Creche.
Tempo estimado
O ano todo.
Material necessário
Pertences diversos individuais das crianças (como brinquedos e mochilas) e coletivos da turma (pincéis e lápis, por exemplo). Máquina fotográfica ou fotos das crianças feitas pelas famílias.
Desenvolvimento
1ª etapa
Fotografe a turma reunida e, depois, uma criança de cada vez. Entregue para cada uma delas a foto individual e deixe que todas manuseiem as imagens, emprestando a sua para os colegas. A ideia é que todos se familiarizem uns com os outros. Em seguida, recolha as fotos e mostre-as uma a uma para os pequenos, perguntando quem é quem. Estimule-os a apontar o colega e repetir o nome dele. Convide todos a pegar a própria foto. Faça cartazes com as imagens e o nome de cada um e deixe-os expostos na sala. Chame a atenção do grupo quando alguém estiver ausente e mostre o retrato. Repita essas situações diversas vezes.
2ª etapa
Separe um espaço na sala (podem ser prateleiras, cabides ou caixas, por exemplo) para cada criança colocar seus objetos pessoais (como blocos de papel, brinquedos, copos e agasalhos). Identifique cada local com a foto e o nome dela. Explique que assim todos vão saber identificar o que é seu e do outro. Depois, peça que coloquem seus pertences no espaço respectivo. Em diferentes momentos, mostre os objetos no espaço identificado e deixe que as crianças identifiquem o proprietário, recorrendo às fotos. Use as imagens do grupo reunido para identificar onde são guardados os objetos que são para o uso coletivo.
3ª etapa
Proponha que os pequenos tragam objetos pessoais de casa, em especial os brinquedos.
Converse com as famílias para que ajudem os filhos a escolher o que eles estejam dispostos a emprestar para os colegas. Trabalhe com o grupo as oportunidades de troca e a chance de pedir as coisas emprestadas para os amigos. Converse individualmente e com o grupo sobre isso, enfatizando por que é importante dividir e a validade de cuidar do que é do outro e de não pegar algo que está nas mãos de alguém, enquanto isso estiver em uso.
Avaliação
Crie situações variadas para observar como a turma se relaciona com os espaços, as pessoas e os objetos. Proporcione momentos que envolvam a troca, por exemplo. Busque os avanços nas relações de respeito (pedir emprestado, entregar e devolver), na identificação dos objetos pessoais e dos que são de todos. É importante que os pequenos tenham se desenvolvido em relação à autonomia tanto nas relações com outros como no uso de objetos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil
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