quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ajude seus filhos na Escola


Como agir com os seus filhos para estimula-los na escola? Selecionamos algumas dicas importantes que irão auxiliar os pais a lidar com os problemas mais comuns vividos com os seus filhos.

Os pais devem obrigar o filho a ir à escola se ele não gosta?

Os pais devem deixar claro aos filhos que eles precisam ir à escola. Quando o filho não quer ir é necessário investigar o porquê. Muitas vezes a escola que frequenta não é a melhor para ele.

A criança deve ser obrigada a estudar?

É difícil para as crianças assimilarem a responsabilidade de estudar se só se exige isso delas. Os pais devem deixar claro que os filhos têm vários deveres, como arrumar o quarto, respeitar as pessoas e estudar.

Os pais devem cobrar os estudos?

Sim. As crianças vão enfrentar várias cobranças durante a vida. Os pais não só precisam como devem cobrar o estudo dos filhos. Isso mostra à criança que os pais acreditam em sua capacidade de executar as tarefas. Mas a cobrança não precisa ser dura, deve ser cordial e respeitosa.

As notas baixas devem ser punidas?

Notas baixas revelam algum problema. Pais e filhos devem tentar descobrir o que está prejudicando o desempenho na escola. Se for excesso de televisão, por exemplo, os pais devem restringir os horários em que os filhos veem TV. O que não adianta, nesse caso, é deixar de comprar um tênis ou cortar a natação.

Notas altas devem ser premiadas?

Se a criança se esforçou para recuperar uma nota, deve ser premiada. Não é preciso dar presentes. Os pais podem recompensar os filhos com um elogio ou um passeio. Se a criança vai normalmente bem na escola, não deve ser premiada por isso. Ninguém espera receber presentes por cumprir a obrigação.

As crianças devem ter horário fixo para estudar?

Sim. Esse horário deve ser determinado de acordo com a rotina da família e as peculiaridades da criança. Ela deve estabelecê-lo junto com os pais. Estabelecer horários ajuda a criar um hábito de estudar. Isso facilita a vida da criança, evita que ela tenha que tomar a decisão de estudar a cada dia.
Os pais devem esperar que os filhos desenvolvam sozinhos a responsabilidade?

Não. As crianças tendem a deixar para o outro aquilo de que não gostam de fazer. Cabe aos pais e professores tornar as crianças capazes de desenvolver e assumir responsabilidades. A responsabilidade não deve ser imposta muito cedo, mas é ruim para as crianças ficarem "largadas".

O que fazer quando o filho pega recuperação ou segunda época?

Os pais devem participar da vida escolar dos filhos para não serem surpreendidos por um mau desempenho. Caso aconteça de seu filho ficar em recuperação ou segunda época, ele necessitará muito mais de seu apoio e auxilio.

Os pais devem ajudar na lição de casa?

É preciso enfatizar para os pais que a tarefa é responsabilidade do aluno. À família cabe dar condições para que ele desenvolva seu trabalho. Isso inclui estabelecer um horário para o estudo, reservar um lugar tranquilo e deixar a mão todo o material necessário.

As crianças podem estudar na casa de amigos?

Devem. Nas grandes cidades, principalmente, as crianças tem pouco contato com pessoas de sua idade e muito com adultos. Os filhos desenvolvem mais autonomia e segurança se passarem mais tempo com amigos e crianças, longe dos adultos.

É prejudicial estudar com música ou na frente da TV?

Sim. A música e a televisão atrapalham a concentração da criança, na maior parte dos casos. Além disso, deitar no tapete com a cabeça na almofada e ouvir música é uma boa postura para descansar ou dormir, não para estudar.
O que fazer com crianças que não gostam de ler?

Em geral, as crianças não leem porque o hábito e o gosto pela leitura não são incentivados nem pela escola e nem pelos pais. Os professores passam a mesma lista de livros todos os anos. A família trocou o livro pela TV. Se a criança tem em casa alguém que leia, como modelo, ela não desenvolve a vontade de ler.

Quando procurar ajuda de um profissional especializado?

A criança pode precisar de ajuda quando se encontrar em situações que a preocupem e a seus pais. Notas baixas, dificuldade na escrita e leitura, troca de letras, dificuldade para resolver problemas, lentidão, desinteresse, desatenção, fadiga, são alguns fatores (sintomas) que indicam a necessidade de ajuda de um profissional especializado.

Profa. Lucimara Maia

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010