quinta-feira, 6 de setembro de 2012

DESENVOLVENDO A HABILIDADE DE ADMINISTRAR CONFLITOS




 "Para haver conflito, bastam duas pessoas." Esta máxima aplica-se a todos os tipos de relacionamentos. Se entre um casal, que são pessoas que supostamente se amam, podem ter dificuldades, conflitos; imagine então sendo cinco, vinte ou cem pessoas. As probabilidades de atrito aumentam na proporção direta da quantidade de pessoas envolvidas. Choques de interesses individuais, grupais e organizacionais, extravasamentos de medo, ansiedades e frustrações, falta de inteligência emocional, luta pelo poder e pelo status quo, hábitos prejudiciais, neuroses e mudanças estruturais, essas são as principais causas de conflito entre funcionários.  O ambiente escolar é também, um espaço onde ocorrem muitos conflitos e exige dos educadores habilidade para resolver ou administrar os conflitos existentes.

Definição de papéis, estabelecimento de metas em comum e política de incentivo e acompanhamento de ações diminuem consideravelmente a possibilidade de conflito. Diminuem, mas não eliminam, pois o ser humano é caracteristicamente dinâmico e inquieto em relação a interesses e emoções.

Então, já que os conflitos, cedo ou tarde, em pequenas ou grandes proporções, acabarão fatalmente surgindo, não se trata de perguntar o que fazer para abafá-los, mas o que fazer para administrá-los. Abafar o conflito equivale a varrer a sujeira para debaixo do tapete, acreditando que a limpeza foi feita. Mas, ela continua lá embora oculta, e com o tempo não haverá mais como esconder o excesso de sujeira acumulada. Portanto, administrar o conflito é uma atitude positiva e madura que deve ser adotada por todas as gestões.

E, embora possa parecer paradoxal, nem todos os conflitos são necessariamente ruins. Muitos deles funcionam como agentes catalisadores de esforços e idéias. Outros propiciam até melhoria de relacionamento entre as partes, depois de resolvido o confronto. Por que se administram conflitos? Administram-se conflitos por vários motivos: para manter as pessoas motivadas, para alcançar metas dentro do grupo, para facilitar o trabalho em equipe e para poder gerenciar mudanças.

DEZ SUGESTÕES DE ATITUDES PARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS:

1) Buscar a solução do conflito.

2) Analisar a situação e buscar alternativas de solução:

            - QUAL é realmente o problema?

            - O QUE aconteceu?

            - QUEM está envolvido?

            - Desde QUANDO vem ocorrendo?

            - ONDE aconteceu o desentendimento (em que departamento, setor, área geográfica)?

            - POR QUE ocorreu o conflito?

            - Poderia ter sido evitado?

            - Que opções você julga mais plausíveis para resolver o conflito.

3) Manter um clima de respeito.

4) Aperfeiçoar a habilidade de ouvir e  falar.

5) Concentrar-se no problema ou comportamento e não na personalidade das pessoas.

6) Procurar uma solução onde todos ganhem. Não precisa haver um perdedor e um ganhador.

7) Agir proativamente, sempre no sentido de eliminar conflitos.

8) Evitar preconceitos e ser imparcial.

9) Manter a calma e o foco.

10) Reconhecer seus erros, quando estiver errado.

 " Por trás de toda pessoa que fere tem alguém ferido."  Tenho contribuído para aumentar ou diminuir os conflitos onde convivo?  Sou alguém confiável? A minha palavra é sempre pautada na verdade dos fatos? Administro minhas emoções em meio aos conflitos?  É preciso as pessoas virem a mim para mostrar meus erros ou faço uma autoavaliação e busco melhorar a cada dia?

 Busquemos em Deus a capacidade de visualizar as verdades e aprender a administrar a nós mesmos e consequentemente aos conflitos, com os quais convivemos. Tudo começa em nós! Quando aprendo administrar meus conflitos internos tenho grandes chances de aprender administrar positivamente os conflitos com outras pessoas. Este é o desafio: viver bem consigo e consequentemente, com as pessoas ao nosso redor. Acusar sempre os outros é uma fuga. Se estou sempre envolvido em conflitos preciso avaliar a minha postura e mudá-la. Somos seres sociais e coletivamente devemos viver. Imagine uma pessoa que vive envolvida em "fofocas", confusões, embates, falatórios, descontrole, gritarias... e ainda diz que é "vítima", que todos são contra ela.

Devemos estar preparados emocionalmente, agindo com atitudes de equilíbrio, autoconhecimento e crescimento pessoal, ampliando a percepção das próprias emoções, favorecendo envolvimentos mais empáticos e sadios, o que só trará benefícios. Afinal, para lidar bem com as emoções dos outros precisamos conhecer nossas próprias emoções, ter  controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia.

Aprender administrar conflitos é parte do aprendizado educativo no dia a dia, pois "o ser humano é aquilo que aprende, sobretudo o que aprende para saber conviver e ser, para ser mais humano e mais feliz."

 
Edileide Castro
Pedagoga, Psicanalista Clínica, Escritora, Consultora e Palestrante.
www.edileidecastro.com





0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010