quinta-feira, 13 de maio de 2010

Será mesmo que a escravidão teve fim?

"Será que a escravidão realmente teve fim? Será que o direito de igualdade é o que realmente vigora em nosso país? A diferença entre aquela época e os dias de hoje, é que ninguém mais é dono de ninguém, porém, apesar da lei dizer o contrário, os negros continuam sendo injustiçados devido aos julgamentos da sociedade.

Algumas atitudes são tomadas atualmente como forma de compensação histórica cultural aos negros, mas será que essas atitudes são válidas ou mal conseguem tapar o buraco?

Talvez muito da atual condição do país se deva ao passado sujo que temos. Provavelmente muitas pessoas e famílias até hoje carregam o fardo da escravidão e ainda não tiveram melhorias na vida pela falta de oportunidade gerada pelo preconceito.

O país que um dia foi dependente da escravidão, após libertar-se tornou-se liderado pelo preconceito.

Há 122 anos a Princesa Isabel livrava os negros de todo trabalho escravo. Foi então sancionada a Lei Auréa.

Isso de fato só aconteceu pela pressão vinda de movimentos abolicionistas. Mas o que eu penso sobre isso é que nós nunca deixamos de ser escravos. Apenas mudamos de foco.

Hoje somos vítimas de uma escravidão ligada aos países desenvolvidos e como seres humanos somos escravos de nosso orgulho, egoísmo, consumismo desenfreado, modismo sem igual e principalmente somos escravos por não amarmos uns aos outros.

E é óbvio que em alguns lugares do Brasil, ainda podemos encontrar pessoas que fazem trabalho escravo, muitas vezes acorrentados.

Nossas crianças são escravas da sociedade da mentira, da prostituição, da falta de educação, saúde.

A sociedade em si, às vezes nem percebe, mas será uma eterna escrava de seus erros e atitudes insanas."

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010