terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Oração dos Casais

Pensei em fazer minha ultima postagem desse mês de janeiro com algo que realmente pudesse estar presente, auxiliando-me e ajudando-me nos momentos difíceis que tenho enfrentado e por aqueles que ainda terei que enfrentar. Como meu marido Mano tem sido de uma importância impar nesses momentos que tenho atravessado não tive dúvidas em deixar aqui registrado essa belíssima Oração dos Casais, em especial aqueles que se completam e enfrentam juntos as adversidades procurando dar apoio um ao outro.
Obrigado meu amor por está sempre presente tentando manter a minha serenidade e o meu controle emocional.
Te amo!
Senhor Nosso Deus, nós queremos 
viver nossa vida junto convosco
 e sempre continuar em Vossa sagrada companhia. 
Ajudai-nos a nunca ferir 
e nunca ofender um ao outro. 
Ajudai-nos a compartilhar todas as nossas obras, 
todas as nossas esperanças, 
todos os nossos sonhos, 
todos os nossos sucessos, todas as nossas falhas, 
todas as nossas alegrias 
e todas as nossas tristezas. 
Ajudai-nos a não ter segredos um do outro 
para que possamos ser realmente um 
 e fazei que nos anos vindouros 
estejamos cada vez mais próximos um do outro. 
Ajudai-nos a nos mantermos sempre fiéis a Vós, 
para que nosso amor possa crescer 
em Vosso amor perfeito, 
pois Vós sois o Deus cujo nome é o Amor. 
Isto Vos pedimos de todo nosso coração. 
Que assim seja!


Comente aqui...

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como a idade faz nosso cérebro florescer


A ciência conseguiu identificar a base neurológica da sabedoria. 
A partir da meia-idade as pessoas podem até esquecer nomes, 
mas tornam-se – acredite – mais inteligentes

MARCELA BUSCATO. COM BRUNO SEGADILHA E TERESA PEROSA

A partir de certo momento da vida, que, para a maioria de nós, começa depois do aniversário de 40 anos, a grande questão neurológica se resume a uma pergunta: aonde diabos foram parar todos os nomes que eu esqueço? No início, desaparece o nome de uma atriz famosa. Depois, some o nome dos filmes que ela fez. Mais adiante, você não consegue achar no mar de neurônios o nome do famoso marido dela, muito menos o do outro ator, manjadíssimo, com quem ela contracenou em seu trabalho mais célebre. A débâcle ocorre no almoço de domingo em que você se percebe, diante da cara divertida de seus filhos, tentando explicar: “Aquele filme, com aquela atriz australiana, casada com aquele outro ator...”.

Essa você já sabe – ou vai descobrir dentro de algumas décadas –, é a parte chata de um cérebro que bateu na meia-idade. Ela vem junto com muitas piadas e uma dose elevada de ansiedade em relação ao futuro. O que você não sabe, mas vai descobrir nas próximas páginas, é que existe outro lado, inteiramente positivo, das transformações cerebrais trazidas pelo tempo. “Conforme envelhecemos, o cérebro se reorganiza e passa a agir e pensar de maneira diferente. Essa reestruturação nos torna mais inteligentes, calmos e felizes”, diz a americana Barbara Strauch, autora de O melhor cérebro da sua vida. O livro, recém-lançado no Brasil pela editora Zahar, reúne argumentos que fazem a ideia de envelhecer – sobretudo do ponto de vista intelectual – bem menos assustadora do que costuma ser.

Editora de saúde do jornal The New York Times, um dos mais influentes dos Estados Unidos, Barbara resolveu investigar o que estava acontecendo com seu cérebro. Aos 56 anos, estava cansada de passar pela vergonha de encontrar um conhecido, lembrar o que haviam comido na última vez em que jantaram juntos, mas não ter a mínima ideia de como se chamava o cidadão. Queria entender por que se pegava parada em frente a um armário sem saber o que tinha ido buscar. Barbara não entendia como o mesmo cérebro que lhe causava lapsos de memória tão evidentes decidira, nos últimos tempos, presenteá-la com habilidades de raciocínio igualmente surpreendentes. Ela sentia que, simplesmente, “sabia das coisas”, mas, ao mesmo tempo, se exasperava com a quantidade imensa de nomes e referências que pareciam estar sumindo na neblina da memória. Como pode ser?

A capacidade de manter informações enraizadas em nossa mente não sofre dano algum com a passagem do tempo

É provável que essa mesma pergunta já tenha passado pela cabeça de muitos que chegaram aos 40 anos rumo às fronteiras da meia-idade, um período cada vez mais dilatado em que podemos passar um tempo enorme de nossa existência. Com o aumento da expectativa de vida, a fase intermediária da vida, entre os 40 e os 68 anos, tornou-se uma espécie de apogeu. Nesses anos é possível aliar o vigor reminiscente da juventude à sabedoria da velhice que se insinua – desde que se saiba identificar, e abraçar, as mudanças que acometem o cérebro maduro. Ele já não é o mesmo que costumava ser. Mas as mudanças o transformaram num instrumento melhor. “Para o ignorante, a velhice é o inverno; para o sábio, é a estação de colheita”, diz o Talmude.

A jornalista Marília Gabriela, considerada a melhor entrevistadora do país, é especialista nas delícias e nos suplícios de um cérebro de meia-idade: “Eu não sei se é a idade ou se é o excesso de informações, mas eu esqueço o que as pessoas me dizem”. Aos 63 anos, Gabi, como é mais conhecida, pode até se esquecer de detalhes de conversas, mas mantém o raciocínio afiado para encurralar políticos e celebridades nos três programas apresentados por ela semanalmente. “Hoje, sou capaz de fazer análises rápidas sobre aspectos que as pessoas nem precisam me explicar”, afirma. “Leio nas entrelinhas, pego pelo olhar.”

A nova ciência do envelhecimento, retratada por Barbara em seu livro, conseguiu decifrar o caráter das mudanças por trás dessas percepções aparentemente contraditórias. Os pesquisadores aproveitaram a popularização das técnicas de ressonância magnética – nos últimos 15 anos, o número de estudos aumentou dez vezes – para flagrar o cérebro em pleno funcionamento. Eles descobriram que, sim, há um desgaste natural das células nervosas como se pensava. Mas ele é localizado e circunscrito, assim como seus prejuízos à mente.

Um estudo feito pela equipe do neurocientista americano John Morrison, da Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, analisou o que acontece com alguns pequenos botões localizados no corpo dos neurônios. Eles ajudam a captar as informações. Os cientistas descobriram que apenas um tipo desses botões sofre com o envelhecimento. São os menores, envolvidos no processamento de novas informações – onde parei o carro, onde estão as chaves ou como chama a nova namorada do meu amigo? Quase 50% desses receptores perdem a atividade. Mas outro tipo, encarregado de lembrar de grandes acontecimentos e de informações enraizadas em nossa mente, como habilidades profissionais, não sofre dano algum.

Se alguns neurônios podem ser danificados pelo tempo, há outros – até mesmo regiões inteiras do cérebro – que passam a funcionar melhor. “O raciocínio complexo, usado para analisar uma situação e encontrar soluções, é aprimorado”, diz o psiquiatra americano Gary Small, diretor do Centro de Envelhecimento da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Aos 49 anos, o artista plástico Vik Muniz está no auge de sua carreira. O sucesso, claro, é consequência da carreira produtiva iniciada aos 20 anos. Mas as habilidades aprimoradas por seu cérebro ao longo dos anos também têm seu quinhão de influência sobre o sucesso recente. Em 2008, foi o primeiro brasileiro a organizar uma mostra no museu de arte moderna de Nova York, o MoMa. Em 2007, começou o projeto Fotografias do Lixo no Jardim Gramacho, uma comunidade de catadores de lixo no Rio de Janeiro. Muniz recriou os personagens que encontrou e produziu algumas de suas mais belas obras. O processo de trabalho foi filmado e virou o documentário Lixo extraordinário, que concorreu ao Oscar da categoria neste ano.
 “Agora, sou uma pessoa mais focada e objetiva. Vou diretamente aos assuntos, não tenho tempo a perder”, diz Muniz. “Em poucos minutos de conversa já sei, por exemplo, com quem conseguirei desenvolver uma relação mais íntima.”
Um casal de pesquisadores comprovou o que Barbara, Gabi e Muniz sentem na prática. Os psicólogos americanos Warner Schaie e Sherry Willis, professores da Universidade de Washington, criaram em 1956 um projeto de pesquisa para acompanhar o desenvolvimento de 6 mil voluntários durante décadas. Esse tipo de estudo é o mais preciso que existe, uma vez que permite aos cientistas avaliar quanto uma pessoa amadureceu emocionalmente e quais habilidades cognitivas aprimorou.

A cada sete anos, Warner e Sherry submetiam os voluntários a uma bateria de testes de inteligência. Eles tinham de responder a questões que mediam a habilidade verbal (encontrar sinônimos para uma palavra), a memória verbal (lembrar palavras lidas em uma lista), a orientação espacial (virar símbolos e objetos), a capacidade de resolver problemas (completar sequências lógicas) e a habilidade numérica (problemas de adição e subtração).

Entre os 40 e os 60 anos, as habilidades verbal
e de resolução de problemas melhoram muito

A compilação de anos de estudo mostrou que os voluntários tiveram melhor desempenho em três habilidades – verbal, espacial e resolução de problemas – entre os 1940 anos e 1960 anos. Após esse período, havia um declínio nítido na pontuação dos voluntários. Mas cada pessoa apresentava um declínio maior em uma ou duas habilidades, nunca em todas as cinco.
No auge da vida
Pesquisadores acompanharam 6 mil voluntários por 50 anos. Descobriram que habilidades associadas à inteligência chegam ao ápice na meia-idade

Fontes: Schaie, K. W. & Zanjani, F. (2006). Intellectual development across adulthood, In c. Hoare (Ed.), Oxford handbook of adult development and learning. (pp. 99-122) New York: Oxford University Press
As transformações do cérebro que explicam a melhora das habilidades cognitivas durante a meia-idade estão entre as descobertas mais interessantes da ciência nos últimos tempos. Elas revelam as origens biológicas da sabedoria trazida pela maturidade. Os cientistas descobriram que a facilidade para raciocínios complexos pode ser explicada por mudanças físicas no cérebro. A camada de mielina, um tipo de gordura que reveste as células nervosas e faz com que as informações viagem mais rápido, aumenta progressivamente com o passar dos anos e atinge seu pico por volta dos 50 anos. “No começo da vida, os circuitos motores e os encarregados pela fala recebem a maior parte da mielina”, diz o neurologista George Bartzokis, pesquisador da Universidade da Califórnia, responsável pela descoberta. “À medida que envelhecemos, os circuitos que permitem analisar contextos e que nos fazem ficar mais espertos são os que recebem mais mielina.”

Os pesquisadores também descobriram que, conforme envelhecemos, mudamos o padrão de ativação cerebral. Isso significa que acionamos áreas diferentes das usadas anteriormente para fazer as mesmas tarefas. A região frontal do cérebro, encarregada da racionalidade, passa a concentrar a maior parte das atividades. A área posterior da cabeça, onde estão algumas das estruturas ligadas a nossas respostas emocionais, é acionada com menos frequência. Outra mudança significativa: para realizar a mesma tarefa de adultos jovens (de até 30 anos), os mais velhos usam mais áreas do cérebro. Em vez de usar regiões de apenas uma metade do cérebro, passam a usar as duas. Os cientistas ainda não estão certos sobre o que essas mudanças representam. Há duas possibilidades. A primeira, menos agradável, é que o cérebro esteja ficando velho a ponto de não reconhecer mais as áreas encarregadas de cada atividade. A segunda hipótese é mais reconfortante: o cérebro pode, sim, estar ficando velho. Mas, ao redirecionar funções para áreas diferentes e para mais regiões, dá mostras de que é capaz de se adaptar e manter seu bom funcionamento.

“Não sabemos qual das duas hipóteses é verdadeira”, diz a neurocientista Cheryl Grady, pesquisadora da Universidade de Toronto, no Canadá, e uma das primeiras a notar mudanças no padrão de ativação. “Provavelmente, as duas estão certas. Para algumas tarefas, o cérebro pode perder a precisão. Para outras, pode usar mecanismos compensatórios.”

É irresistível pensar que, talvez, a superativação do cérebro, representada pelo uso simultâneo de várias áreas, possa estar por trás das melhoras de raciocínio relatadas por quem está na meia-idade – e comprovadas pelos pesquisadores. Os cientistas descobriram que um sistema muito especial do cérebro, formado por circuitos localizados em camadas profundas do órgão, está constantemente ativado nos adultos de meia-idade. O sistema, chamado de modo- padrão, é usado nos momentos de reflexão, quando pensamos sobre o que aconteceu recentemente, fazemos balanços e traçamos planos para nós mesmos. Os pesquisadores concluíram que os adultos simplesmente não conseguem desligar o modo-padrão, algo que os jovens fazem quando estão envolvidos em uma tarefa. Os adultos, mesmo quando estão concentrados, continuam o bate-papo interno com eles mesmos.

“O modo-padrão do cérebro ainda é um completo mistério”, diz a neurocientista Patricia Reuter-Lorenz, pesquisadora da Universidade de Michigan. Estar em constante reflexão pode nos tornar distraídos, mas também pode ajudar a ter boas ideias. Isso explicaria por que adultos de meia-idade têm o raciocínio afiado, embora não lembrem onde puseram a carteira.

O cérebro de meia-idade pode ganhar habilidades surpreendentes conforme envelhecemos, mas isso não acontece com todos. Os cientistas perceberam que só os adultos que sempre tiveram hábitos saudáveis e vida intelectual ativa apresentaram a superativação. 

Há indícios de que a prática frequente de exercícios físicos promove o nascimento de novos neurônios em uma região do cérebro associada à memória. E atividades que desafiam o cérebro, como aprender uma nova língua ou até mesmo exercícios de memória, evitam que áreas do cérebro “enferrugem”. É como se essas atividades criassem uma reserva de neurônios que pode ser usada pelo cérebro quando ele entra em declínio. “Se a pessoa conseguiu criar uma boa reserva, é provável que tenha mais mecanismos para suprir deficiências causadas pelo envelhecimento”, diz o neurologista Ivan Okamoto, pesquisador do Instituto da Memória da Universidade Federal de São Paulo

   
Adultos que têm hábitos saudáveis e mentes ativas 
mostram cérebro de alto desempenho na meia-idade


Há poucos anos, a meia-idade costumava ser considerada uma fase de crises, desencadeada pela percepção dos primeiros lapsos de memória. Eles seriam sinal inequívoco da aproximação da velhice e, consequentemente, da morte. A percepção da brevidade da vida despertaria um conjunto de comportamentos chamado pelo psicólogo canadense Elliott Jaques de crise da meia-idade – sim, a famosa. Entre os sintomas descritos por Jaques no artigo de 1965 que deu origem ao termo estão “preocupação doentia com a saúde e a aparência”, “promiscuidade sexual” e “ausência de verdadeiro prazer em viver”. Esse tipo de comportamento pode ser facilmente encontrado entre pessoas de meia-idade, mas o conceito não tem base científica.

Jaques propôs sua teoria ao analisar casos de artistas que teriam mudado o estilo de suas obras após os 40 anos – um grupo pequeno e específico demais. Um dos estudos mais abrangentes a averiguar o nível de bem-estar nessa fase da vida mostrou que a maioria das pessoas se diz mais feliz do que antes. Segundo levantamento com 8 mil americanos da Fundação MacArthur, instituição privada de fomento à pesquisa nos Estados Unidos, apenas 5% dos entrevistados apresentavam reclamações. E, mesmo entre esses, a maioria já enfrentara problemas semelhantes em outras épocas – o que isentaria a culpa da meia-idade.

Aos 52 anos, o físico Marcelo Gleiser, professor do Dartmouth College, nos Estados Unidos, diz ter encontrado serenidade, e não angústia. “Quando você fica mais velho, torna-se mais calmo e seguro”, afirma. Ele diz ser capaz de escolher desafios com mais critério, para concentrar tempo e energia em problemas que possa resolver. “Conhecer os próprios limites dá paz de espírito.” Os estudos de neurociência sugerem que essa pacificação interior também está relacionada a alterações do cérebro. A equipe da psicóloga Mara Mather, da Universidade do Sul da Califórnia, mostrou imagens tristes e repulsivas a voluntários maduros e a jovens. Concluiu que nos mais velhos a área do cérebro responsável pelas emoções reagia menos às figuras negativas. Concluiu que era um sistema de proteção. O cérebro parecia escolher dar menos atenção ao lado ruim da vida. Há nisso mais inteligência e sabedoria do que um cérebro jovem talvez seja capaz de perceber.




Comente aqui...

domingo, 29 de janeiro de 2012

Oração da Limpeza, Transmutação e Gratidão.

Em nome de Jesus, o Precioso Espírito Santo de Deus habita em de mim.

A vida de Deus flui dentro do meu ser como um manancial de águas vivas, cristalinas e purificadoras.

Por isso, todas as angústias, tristezas e impurezas do meu corpo, da minha alma, da minha mente, do meu coração e do meu espírito, estão sendo expelidas juntamente com o ar que expiro e todas as causas cármicas maléficas, estão sendo eliminadas da minha vida e transformadas em bênçãos.

Já se extinguiram completamente todas as angústias, tristezas, impurezas e o carma maléfico da minha vida.

Meu corpo, minha alma, minha mente, meu coração e meu espírito são completamente saudáveis; estão profundamente tranquilos e serenos; limpos e libertos; prontos e preparados para receber as orientações de Deus.

A minha Fé está sendo ampliada e aperfeiçoada pela Luz Divina.

Meu Deus e meu Pai, em nome de Jesus, transforma o meu ser, fazei-me um ser humano melhor, fazei-me entender os meus próprios sentimentos e os sentimentos dos outros.
Meu Deus e meu Pai coloca as pessoas certas diariamente em meu caminho para que eu possa aprender o que necessito, e para que eu possa ensinar aquilo que já aprendi.

Meu Deus e meu Pai, em nome de Jesus, faz uma Aliança comigo.

Capacita-me para que eu te entenda, para que eu evangelize e para que eu possa realizar obras que te agrade.

Capacita-me em todas as situações e relacionamentos, para que eu sempre saiba o que devo fazer e o que devo dizer para alcançar minhas bênçãos e vitórias.

Graças te dou Senhor
Pela minha maravilhosa família e por tudo que tens feito por nós.
Por mais esse dia em que despertamos todos saudáveis.
Pelo seu amor incondicional por nós.
Por ter nos enviado seu filho Jesus Cristo para nos salvar.

Graças te dou Senhor

Por deixar-nos o teu precioso Espírito Santo.
Pela saúde, proteção, equilíbrio e perfeição do nosso corpo e espírito.
Pela harmonia, paz, amor e felicidade que nos atinge.
Pela abundância, prosperidade, reconhecimento e por todas as Tuas providências em nossas vidas.

Pelo meu maravilhoso Anjo da Guarda a quem me confiaste.
Por eu ser Luz e emanar Luz em nome de Jesus.
Por aprimorar a minha Fé, por minha evolução espiritual e por me usar como instrumento.
Por capacitar-me e fazer-me destruidor das obras do mal.

Graças te dou Senhor

Por me fazer dominar, aquilo que antes me dominava.
Por me dar compreensão e libertação daquilo que me fazia sofrer.
Por eliminar da minha mente pensamentos negativos.
Por me dar sabedoria, coragem e livramentos.
Por me intuir bons pensamentos.
Por me fazer humilde e reconhecer meus próprios erros.
Por me fazer agir de forma adequada, e por me fazer dizer aquilo que deve ser dito.

Graças te dou Senhor em nome de Jesus, por minha realização espiritual, pessoal e profissional.

Graças te dou Senhor em nome de Jesus, por minha realização emocional, afetiva e sentimental.
Pelos meus relacionamentos abençoados, e pelos meus encontros divinos e oportunos.
Pelas dificuldades que tens me dado, pois sei que por meio delas, Tu me fizeste evoluir e conquistar.
Por me fazer competente e responsável em tudo o que faço.

Por todas as oportunidades que tens me dado.
Por me fazer reconhecer e aproveitar essas oportunidades, no exato momento em que elas acontecem em minha vida.
Pelo meu alimento, pelas minhas vestes, pela minha casa, pelo meu carro, pelo meu trabalho, pelo meu dinheiro, pelos meus amigos, e por todos os bens, vitórias e bênçãos que tens me dado.

MINHA ORAÇÃO E MINHA GRATIDÃO JÁ FORAM OUVIDAS
Graças te dou Senhor Deus em nome de Jesus.
Glórias a Vós Senhor, para sempre Seja Louvado!!!
Que assim seja, que assim é, e que assim será para sempre.
Amém.

(Autoria Desconhecida)

Selinhos que recebi da amiga muito querida
Sandra Veneziane.
San, obrigada de todo coração!
Parabéns pelos 62 mil Toques de carinho
no seu cantinho. Que Deus te abençoe!
Mesmo com atraso te ofereço um Mimo
pela marca. Grande Beijo!!!


Peço desculpas por não cumpri a regrinha desse.
Ofereço a todos os meus seguidores.



Comente aqui...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seu filho no pique da volta às aulas


É importante estimular a vontade 

de ele retornar à escola

Daniella Zanottidzanotti@redegazeta.com.br


Foto: Vitor Jubini
Verônica Figueiredo com seus filhos João Lucas e Maria Cecília, se preparando para volta às aulas - Editoria: Vida - Foto: Vitor Jubini
Maria Cecília, 4, vai estrear na escola neste ano e não vê a hora de usar  a mochila nova. Já João Lucas, 10, quer mesmo é encontrar os coleguinhas do colégio



Os dias de diversão e de folga na rotina estão perto de acabar para os estudantes. As aulas voltam daqui a uma semana em boa parte das escolas capixabas e, por isso, é hora de os pais começarem a incentivar os pequenos para o início do ano letivo. Especialistas em educação dão dicas para que o retorno seja tranquilo e para que os momentos de acordar cedo, de estudar e de voltar com as atividades extracurriculares não se tornem uma tortura. 

Envolver a criança na compra e na organização do material escolar pode dar muito certo. O filho tende a ficar mais animado ao escolher alguns itens, além de ajudar a encapar livros e cadernos e participar da arrumação da mochila. 

"São formas de estimular a criança. É importante, ainda, que os pais falem o que tem de bom na escola, os amiguinhos, os professores e as brincadeiras", orienta a psicopedagoga Cybele Meyer. 

Os irmãos João Lucas, 10, e Maria Cecília, 4, já estão contando os dias para o início das aulas. Para a menina, será um mundo novo, já que vai frequentar a escola pela primeira vez. "Ela não vê a hora de estrear o uniforme e a mochila nova. Fica provando a roupa o tempo todo", conta a mãe, a fotógrafa Sabrina Viana Figueiredo Hoehene, 33.

João Lucas também fica empolgado para voltar para o colégio, principalmente por causa dos coleguinhas de turma. A mãe conta que os amigos se encontram durante as férias para dar continuidade a um rodízio de livros incentivado pela escola. 

"São sete livros de uma coleção para a leitura durante as férias. Ele fica doido para encontrar com os colegas e isso estimula a vontade de voltar para a escola", diz Sabrina. 

foto: Bernardo Coutinho
Fabíola Modenesi ajuda a filha Clarisse a encapar os cadernos para motivá-la na volta a aula - Editoria: Vida - Foto: Bernardo Coutinho
Clarisse gosta de ajudar a mãe, Fabíola, a encapar e a etiquetar os cadernos

Parceiras
Da compra até a decisão de horários
Fabíola Furieri, mãe de Clarisse, de 9 anos

Clarisse, 9, já começa a ficar mais animada para voltar para a escola quando a mãe, a pediatra Fabíola Modenesi Furieri, 46, a chama para comprar os livros novos e para encapar todo o material que será usado durante o ano. "Ela fica ansiosa e pede para escrever e colocar as etiquetas nos cadernos, quer fazer tudo. Também já disse que está doida para usar os livros novos", conta a mãe coruja. Na última semana, a médica precisou ir à escola para pagar a mensalidade e fez questão de levar a filha junto. "É uma forma de a Clarisse ir se acostumando com o fim das férias. Ela também aproveita para conversar com os funcionários e fica especulando quem será a nova professora", diz Fabíola. A menina também participa das decisões relacionadas às atividades extracurriculares, como os melhores horários para as aulas de inglês.
Pequeninos


No caso das crianças menores, em idade pré-escolar, Cybele Meyer diz que há três situações diferentes de adaptações: aquelas que desde o primeiro dia ficam resistentes, grudam no pescoço da mãe e choram durante uma semana até se adaptar; as crianças que não terão nenhum problema nesse sentido por causa da própria personalidade e relacionamento interpessoal muito aflorado; e, finalmente, os pequenos que frequentam a escola durante a primeira semana, exploram todas as novidades, mas depois se recusam a voltar pois preferem a rotina da própria casa. Essa última situação é a mais conflituosa, diz a psicopedagoga. 

"É importante que os pais estejam preparados para insistir. Alguns pensam que pode ter acontecido algo na escola, porque o filho estava indo bem e, de repente, não quer mais voltar. Mas, nessa idade, é normal querer o novo e depois se cansar", afirma a especialista. Portanto, nada de deixar a criança em casa por mais alguns dias ou trocar de escola, porque não está agradando logo de cara ao filho. 

"Os pais precisam ser parceiros da escola, mesmo que a criança fique chorando, pois ela vai se adaptar. Se ela for transferida logo para outro colégio, o comportamento só será reforçado. Os estudantes nos primeiros anos do ensino fundamental também podem estranhar a rotina e usar outros pretextos, como dor de cabeça", alerta Cybele Meyer. 

Tudo novo




Quando o filhote vai para outra escola ou se está começando a estudar, vale a pena chegar mais cedo no primeiro dia de aula ou até dias antes para que ele se acostume ao novo ambiente, sugere a pedagoga da Escola Ilha-Florescer, Patrícia Sabadini. "É importante a criança se familiarizar com o espaço para se sentir mais segura".

Cybele Meyer acrescenta que "se o filho já tem um histórico de adaptação difícil, o melhor é a mãe ir com ele na escola para animá-lo a descobrir o que mudou no local, por exemplo", diz. 

Quanto mais nova a criança, mais dificuldade terá de entender a rotina. E o retorno se torna mais difícil se ela ficou mais tempo na companhia dos pais nas férias. Por isso, uma dica é dizer ao filho que está contente em voltar para o trabalho e que também vai ser bom rever os colegas. 

Entrar nos eixos

Na última semana de férias, para que o sono também volte ao ritmo e horário normal, é importante levar os baixinhos para a cama mais cedo. Isso vai evitar um impacto muito grande na volta às aulas. 

A psicóloga e diretora da Escola Monteiro Lobato, Ana Rita Costa Gomes, diz que a retomada da rotina escolar não pode ser feita de um dia para o outro. "Para quem está viajando com a família, não é recomendado voltar no mesmo dia do início das aulas, por exemplo. Os pais também podem diminuir o ritmo da criança, que geralmente está muito agitada nas férias", destaca a psicóloga.

Incentive a leitura, que ajuda a desacelerar. A volta à vida escolar também é prejudicada quando as crianças passam muitas horas das férias vendo televisão ou usando o computador, o que torna a readaptação mais complicada. 

As escolas também costumam preparar várias atividades e gincanas na primeira semana de aula para ajudar na apdatação dos alunos e dar as boas-vindas para os estudantes recém-chegados. "O lanche servido também costuma agradar bastante, com pipoca, gelatina e sorvete", completa Ana Rita.

O incentivo de que ele precisa

Material escolar 

Leve o filho junto: Quem ainda não comprou o material deve dar uma chance ao filho para que ele escolha pelo menos alguns itens. Isso anima o pequeno e enfatiza a ideia de que ele tem que voltar a estudar. Vocês também podem dar folhear os livros para ver o que será tratado nas aulas durante o ano

Conversas

Incentivo: Outra forma de motivar a criança é conversar bastante sobre o quanto é bacana voltar às aulas. Fale sobre as novidades que estão sendo preparadas na escola, o reencontro com os coleguinhas e todos os pontos que o filho mais gosta
Escola é legal: Para ajudar, os pais não devem se referir à escola como um lugar ruim, ou o quanto não gostavam de determinada disciplina. É preciso enfatizar os aspectos positivos da escola na volta às aulas, principalmente no caso das crianças que estão iniciando a vida escolar 

Visitar a escola

Antes das aulas: Dar um pulo na escola antes do primeiro dia de aula pode ser positivo para a criança que está começando o ano letivo em outra escola ou que vai mudar de sala e de ambiente. Mostre onde vai ser a sala, esclareça dúvidas sobre quem é o professor, quantos colegas têm na turma, onde é o banheiro, etc.

De volta à rotina 

Uma semana antes: Se ela for à escola de manhã, comece a despertar a criança em horários próximos aos da aula, pelo menos uma semana antes. E também antecipe o horário de dormir. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se estuda no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho 

Perto do dia "D"

Revisão: Verifique com seu filho se o material escolar está em ordem e veja se há alguma tarefa para o retorno. Fazer isso junto com o pequeno e relembrar as coisas legais que ele produziu ao longo do semestre anterior é bom para entrar no clima de volta às aulas

Insista

Nos primeiros dias: Se a criança fizer birra e não quiser ir à escola, seja firme, mas carinhoso. E não permita que ela falte ao primeiro dia de aula. O importante é explicar que é natural sentir preguiça - mas, sem deixar de motivá-la - e expor os ganhos que ela teria se estivesse com os colegas nos primeiros dias de aula

Pré-escolar

Aos poucos: No começo, leve o filhote por algumas horas e, pouco a pouco, vá aumentando o horário da permanência dele na creche/escola. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente
É bom você levar: É importante que a mãe ou o pai leve e traga a criança, mas não prolongue as despedidas. Você tem que passar segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela

Estimule em casa: Pergunte a professora sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na sala de aula e anime seu filho a compartilhar com você as experiências que aprende. Demonstre alegria e entusiasmo por seus progressos


Fonte: http://gazetaonline.globo.com
Comente aqui...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Saudades de todos... desculpa a ausência!!!




Queridos amigos seguidores e visitantes do Eterno Aprendiz. Há alguns dias estou sem atualizar o Blog e responder os e-mails e quero me desculpar com vocês, afinal devemos cumprir os nossos compromissos, mesmo que eles sejam virtuais.
Como todos sabem minha mãe tem Alzheimer e sou sua cuidadora. De uns dias pra cá o processo tem avançado e ela quase já não anda mais tendo necessidade de um acompanhamento mais constante. Cada vez que aparece um fato novo e que a doença avança, mesmo já estando ciente disso, fico muito abalada, apática e até mesmo depressiva, por isso me afasto de tudo, até mesmo dessa maquina que tanto gosto e onde fiz tantos amigos.
Hoje comecei um tratamento espiritual pra me fortalecer e também estou buscando ajuda médica, pois a caminhada é longa e só Deus pode determinar o seu tempo.
Para desculpar-me estou postando esse texto que encontrei na net, mas que infelizmente não achei a autoria, mas ele diz tudo que eu gostaria de dizer a vocês.


AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO

Como foi feliz e completo o poeta nessa frase!
Amizade!!! Bem... Amigos!!! Presentes, dádivas celestiais...
Nós os chamamos de AMIGOS VIRTUAIS
Mas, nós sabemos que Virtual é só o nome dado a essa maravilhosa troca de energias que exercemos através da net.
Por detrás de cada máquina fria bate um coração...
Um ser humano senta-se em frente a ela e na dependência de alta tecnologia, por meio de cabos, conexões, satélites ele se conecta com a emoção...
Nos inúmeros e-mails diários, temos nossos amigos das nossas amadas LISTAS...
Que gostoso abrir o correio e ler tantas coisas belas!
Uma mensagem aparece... O coração se enche de emoção...
Magia! Uma mensagem para mim...
Essa mensagem nos traz os amigos...
Mensagens que chegam como se surgissem do nada e iluminam nosso espírito...
Enchem nossa alma de alegria... Alguns mais assíduos nos presenteiam com sua doce mensagem diariamente, outros menos, mas sempre quando nos encontramos aqui no correio a felicidade se manifesta em nossos corações...
Um, nos conta uma vitória, outro, uma dor e assim seguimos por pouco tempo trocando emoções... Fortes e lindas emoções que nos levam as lágrimas... Sinceras e puras que banham nossas faces e lavam nossa alma...
A sintonia se faz presente..., e ao desligarmos a máquina fria temos os corações aquecidos e carregados de paz pelo bem estar que essa troca nos proporcionou...
AH! Quem dera agora ter o dom dos anjos e levar até os corações de cada amigo virtual, tanta emoção e gratidão por serem meus amigos!
Fiéis amigos de todas as horas... Que vibram com nossas vitórias, chora a nossa dor estendem o ombro, sempre presente, amigos fraternos que se encontram... Aqui... Nas mensagens... Nos e-mails...
Nada do que aqui escrevesse seria o bastante para descrever a minha imensa gratidão...
Assim meus queridos amigos, irmãos das listas, recebam essa singela homenagem dessa criatura que aqui vem em busca da troca maior, do dom que a todos foi dado...
SER AMIGO!!!!!
QUE DEUS NOS PERPETUE ASSIM: AMIGOS PARA SEMPRE
MUITO OBRIGADA POR SUA AMIZADE!!!

Comente aqui...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Em 2012 Aprendamos a Viver ...

 Viva cada dia intensamente, não deixando se envolver pela onda de pessimismo.

Se errar, recomece, quantas vezes for necessário.

Sorria mais e dê boas gargalhadas, assim, não haverá tristeza que permaneça ao seu lado.

Console aqueles que estão feridos e verá como o maior beneficiado será sempre você.

Leve otimismo por onde andar, muitos padecem por não encontrarem uma palavra que lhes devolva a esperança.

Não enxergue os desafios com desespero, mas sim com a confiança de que poderá vencê-los.

Chore quando for preciso, reconheça suas fragilidades, mas jamais deixe de acreditar em seu potencial interno, porque ele é enorme.

Ouse sempre e ame cada vez mais, sem bloqueios.

Aprenda com cada lição que a vida lhe apresentar e saiba que ainda há muito a ser aprendido.

Enumere suas qualidades que certamente não são poucas.

Elogie sinceramente, porque um carinho verdadeiro aquece a alma.

Pratique pequenos gestos e compreenda o quanto eles são importantes.

Envie flores para as pessoas especiais, mesmo que as elas sejam em forma de vibração.

Faça uma prece, ligue-se ao Alto e mentalize a imagem do Mestre a nos estender a mão nos momentos de dor.

Busque um novo horizonte e sinta-se capaz de trilhá-lo.

Converse com o Pai, exponha os seus medos e confie, porque Ele não lhe deixará sem resposta.

Liberte-se dos enganos e invista em novos ideais.

Não deixe de prosseguir, quando uma porta se abrir, porque nunca estamos sozinhos.
Levante a cada manhã já com a confiança ao seu lado e assim verá que nenhuma adversidade o abalará.

Não permita que as dificuldades afetem a sua serenidade, acredite que a espiritualidade maior estará ao seu lado, lhe auxiliando.

Conte muitas piadas e jamais deixe que o otimismo e alegria deixem de ser a sua marca.

Cative a todos que encontrar sem se preocupar com retribuição.

Peça ajuda quando for necessário, compartilhe suas dores, busque um ombro amigo e verá como muitas mãos se estenderão, fazendo com que a sua angústia diminua.

Compartilhe os momentos alegres e tristes, lembrando que todos estamos no mesmo caminho, que muitas dúvidas e dificuldades também são comuns aos que estão ao nosso lado.

Pratique o perdão e quando a ferida ainda não tiver cicatrizado e o perdão for difícil, comece pedindo ao Pai que o ajude a limpar o seu coração e enquanto Ele faz isso, procure fazer as pazes com a vida, vivendo mais momentos de alegria, assim, pouco a pouco, a mágoa e o ódio perderão a sua razão.

Se ontem sofreu uma perda, resista ao desânimo, enxugue as lágrimas, descruze os braços e volte a caminhar, lentamente, e verá como outras conquistas chegarão.

Admire a natureza, caminhe pela praia, tenha flores pela casa, admire o canto dos pássaros, alimente um animal e ligue-se intimamente com a obra do Pai, assim, suas energias também se renovarão.

Faça algo novo, um curso ou um penteado diferente, preencha a sua vida com pequenas gotas de felicidades e em breve, elas se multiplicarão e a harmonia fará parte do seu cotidiano.

Cante a sua música predileta, dance mesmo quando não souber, mas não deixe os minutos passarem em vão.

Escreva a sua história, mude, reescreva, adote um novo enredo, você pode, afinal, é o autor do livro de sua existência.

Rasgue as páginas velhas, traga um novo colorido, ouse, escreva palavras de amor, de felicidade e faça com que a sua história venha sempre a valer a pena.

Aproxime-se dos seus amigos e juntos, riam e chorem, compartilhem segredos e aventuras, conheçam novos lugares e descubram que a eternidade irá selar a amizade que hoje existe.

Faça também novos amigos, nunca feche a porta para o novo, muitas outras coisas estão por vir, deixemos que o novo venha fazer parte da sua vida.

Não tenha medo, nada acontece por acaso.

Reveja suas atitudes, analisando se algo não precisa ser mudado, se descobrir que sim, não se envolva com a angústia, e sim com a serenidade que é o primeiro passo para que a mudança ocorra.

Lembre-se do passado como um aprendizado, não como uma prisão; viva o presente, semeando no hoje os frutos do amanhã.

Não duvide de sua força íntima, porque és uma centelha de luz e como tal ainda tem muito a brilhar, acredite, tome o seu lugar no palco da vida e seja a estrela do espetáculo, você pode, acredite.

Viva o luto, porque se não chorarmos nossas dores, não podemos fechar um ciclo e iniciar outro e a vida é constante renovação, então, não paralisemos nossos passos e nem nos tornemos descrentes, aprendamos a viver.

A vida se renova a cada momento, por isso, devemos acreditar e buscar, com fé e determinação pela renovação.

E com certeza, ela virá...
 
Sônia Carvalho
soniaccarvalho@hotmail.com

Comente aqui...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um Ano sem a presença física de RENATO HAPPYBLUE


Hoje faz um ano que o nosso querido amigo Renato conhecido na blogosfera pelo carinhoso Nick HAPPYBLUE partiu pra o Plano Superior pra auxiliar nos projetos de Deus.
A bênção de Deus para nós vai muito além do que imaginamos ou sentimos. Ela atravessa os rios profundos de nossas fraquezas e é oferecida sobre campinas verdes cujos limites os nossos olhos não são capazes de vislumbrar.
O segredo de uma grande vitória consiste em não acreditar nos obstáculos e adversidades que surgem diante de nossos pés.
Por maiores que eles sejam sempre poderemos ultrapassá-los.
Se a tarefa é árdua... Encha o peito de coragem... Levante os olhos para os céus e com fé naqu'Ele que nos garantiu vitória siga em frente.
Não desanimemos porque Deus o chamou para que estivesse mais próximo DELE.  Ele deveria ser parte essencial de seus projetos. Levantemos e mesmo ainda  sentido a sua falta física continuemos e se por acaso tropeçarmos lembremo-nos que Ele estará olhando por todos nós.
Se encontrarem no caminho o "você não pode”... Nem o cumprimente.
Você tem um encontro marcado com o Deus que Tudo pode esperando de braços abertos para lhe dizer:
 
"NÃO TEMA ESTOU CONTIGO! NÃO TE ABANDONAREI JAMAIS!!”
Comente aqui...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Chore um choro que lava, purifica, perdoa e dispersa o que está atrapalhando!



Amigos, o Ano Novo chegou e começa a passagem. Já estamos no oitavo dia do ano e pelo andar da carruagem cada Ano parece passar mais e mais depressa e não tardará e estaremos indo ao encontro de mais um ano em nossas vidas se assim Deus permitir. Essa mensagem que posto aqui hoje é como se fosse um alerta. Precisamos viver mais os nossos sentimentos. Todos eles... Bons ou ruins, pois como diz a mensagem todos eles nos são válidos e de alguma forma nos deixam algum ensinamento, não é verdade?

Leiam-na, pois com atenção e comecem já a deixar os seus sentimentos explodirem.


Sinta-se vivo! Vá ao encontro dos seus sentimentos! Permita-se experimentar todas as emoções!

Todos os seus sentimentos são válidos, sabia? Pra que ficar reprimindo, escondendo e impedindo que os sentimentos venham à tona? Vivencie mais os seus sentimentos, deixando-os emergir. Permita-se chorar, sentir, sonhar, sorrir...

Emocione-se com tudo isso o que está acontecendo em sua vida! É natural sentir assim como é natural expressar as sensações e emoções!

Pare de ter receio ou vergonha de expressar seus sentimentos. Ou você é do tipo que ainda não se permite se emocionar por medo de ser dominado pelas emoções e perder o controle?

Respeite mais o seus sentimentos, suas emoções! Quanto mais você se permitir vivenciar os sentimentos, mais rápidos eles desaparecerão. O inverso também é verdadeiro: quanto mais se opõe a eles, mais fortes e arraigados ficarão, sabia? Admita que não há sentimento bom ou ruim: um sentimento é apenas um sentimento! Fomos feitos assim de energia e sentimento! Ainda bem!

Os tais dos sentimentos negativos como a raiva, o medo, a mágoa, a tristeza, a angústia e o desespero não são assim tão nocivos quanto aparentam ser. Aprenda com eles. Talvez essas sensações possam ajudar a desatar seus nós e dissolver seus sofrimentos mantidos em silêncio.

Não perca nenhuma oportunidade de chorar, viu? Mas chore um choro sentido e verdadeiro. Chore o choro que lava, purifica, perdoa e dispersa o que está atrapalhando. Não há perigo algum derramar algumas lágrimas! Isso não vai fazer você ficar menor.  Muito pelo contrário!

Respire o que vier e libere suas emoções permitindo que isso também possa desbloquear o seu coração, a sua vida!
Bom Dia!  Fique com Deus!

"Você sempre será exatamente aquilo que fizer de você mesmo, por você mesmo"

Mensagem de Luis Carlos Mazzini
Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010