quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Seu filho no pique da volta às aulas


É importante estimular a vontade 

de ele retornar à escola

Daniella Zanottidzanotti@redegazeta.com.br


Foto: Vitor Jubini
Verônica Figueiredo com seus filhos João Lucas e Maria Cecília, se preparando para volta às aulas - Editoria: Vida - Foto: Vitor Jubini
Maria Cecília, 4, vai estrear na escola neste ano e não vê a hora de usar  a mochila nova. Já João Lucas, 10, quer mesmo é encontrar os coleguinhas do colégio



Os dias de diversão e de folga na rotina estão perto de acabar para os estudantes. As aulas voltam daqui a uma semana em boa parte das escolas capixabas e, por isso, é hora de os pais começarem a incentivar os pequenos para o início do ano letivo. Especialistas em educação dão dicas para que o retorno seja tranquilo e para que os momentos de acordar cedo, de estudar e de voltar com as atividades extracurriculares não se tornem uma tortura. 

Envolver a criança na compra e na organização do material escolar pode dar muito certo. O filho tende a ficar mais animado ao escolher alguns itens, além de ajudar a encapar livros e cadernos e participar da arrumação da mochila. 

"São formas de estimular a criança. É importante, ainda, que os pais falem o que tem de bom na escola, os amiguinhos, os professores e as brincadeiras", orienta a psicopedagoga Cybele Meyer. 

Os irmãos João Lucas, 10, e Maria Cecília, 4, já estão contando os dias para o início das aulas. Para a menina, será um mundo novo, já que vai frequentar a escola pela primeira vez. "Ela não vê a hora de estrear o uniforme e a mochila nova. Fica provando a roupa o tempo todo", conta a mãe, a fotógrafa Sabrina Viana Figueiredo Hoehene, 33.

João Lucas também fica empolgado para voltar para o colégio, principalmente por causa dos coleguinhas de turma. A mãe conta que os amigos se encontram durante as férias para dar continuidade a um rodízio de livros incentivado pela escola. 

"São sete livros de uma coleção para a leitura durante as férias. Ele fica doido para encontrar com os colegas e isso estimula a vontade de voltar para a escola", diz Sabrina. 

foto: Bernardo Coutinho
Fabíola Modenesi ajuda a filha Clarisse a encapar os cadernos para motivá-la na volta a aula - Editoria: Vida - Foto: Bernardo Coutinho
Clarisse gosta de ajudar a mãe, Fabíola, a encapar e a etiquetar os cadernos

Parceiras
Da compra até a decisão de horários
Fabíola Furieri, mãe de Clarisse, de 9 anos

Clarisse, 9, já começa a ficar mais animada para voltar para a escola quando a mãe, a pediatra Fabíola Modenesi Furieri, 46, a chama para comprar os livros novos e para encapar todo o material que será usado durante o ano. "Ela fica ansiosa e pede para escrever e colocar as etiquetas nos cadernos, quer fazer tudo. Também já disse que está doida para usar os livros novos", conta a mãe coruja. Na última semana, a médica precisou ir à escola para pagar a mensalidade e fez questão de levar a filha junto. "É uma forma de a Clarisse ir se acostumando com o fim das férias. Ela também aproveita para conversar com os funcionários e fica especulando quem será a nova professora", diz Fabíola. A menina também participa das decisões relacionadas às atividades extracurriculares, como os melhores horários para as aulas de inglês.
Pequeninos


No caso das crianças menores, em idade pré-escolar, Cybele Meyer diz que há três situações diferentes de adaptações: aquelas que desde o primeiro dia ficam resistentes, grudam no pescoço da mãe e choram durante uma semana até se adaptar; as crianças que não terão nenhum problema nesse sentido por causa da própria personalidade e relacionamento interpessoal muito aflorado; e, finalmente, os pequenos que frequentam a escola durante a primeira semana, exploram todas as novidades, mas depois se recusam a voltar pois preferem a rotina da própria casa. Essa última situação é a mais conflituosa, diz a psicopedagoga. 

"É importante que os pais estejam preparados para insistir. Alguns pensam que pode ter acontecido algo na escola, porque o filho estava indo bem e, de repente, não quer mais voltar. Mas, nessa idade, é normal querer o novo e depois se cansar", afirma a especialista. Portanto, nada de deixar a criança em casa por mais alguns dias ou trocar de escola, porque não está agradando logo de cara ao filho. 

"Os pais precisam ser parceiros da escola, mesmo que a criança fique chorando, pois ela vai se adaptar. Se ela for transferida logo para outro colégio, o comportamento só será reforçado. Os estudantes nos primeiros anos do ensino fundamental também podem estranhar a rotina e usar outros pretextos, como dor de cabeça", alerta Cybele Meyer. 

Tudo novo




Quando o filhote vai para outra escola ou se está começando a estudar, vale a pena chegar mais cedo no primeiro dia de aula ou até dias antes para que ele se acostume ao novo ambiente, sugere a pedagoga da Escola Ilha-Florescer, Patrícia Sabadini. "É importante a criança se familiarizar com o espaço para se sentir mais segura".

Cybele Meyer acrescenta que "se o filho já tem um histórico de adaptação difícil, o melhor é a mãe ir com ele na escola para animá-lo a descobrir o que mudou no local, por exemplo", diz. 

Quanto mais nova a criança, mais dificuldade terá de entender a rotina. E o retorno se torna mais difícil se ela ficou mais tempo na companhia dos pais nas férias. Por isso, uma dica é dizer ao filho que está contente em voltar para o trabalho e que também vai ser bom rever os colegas. 

Entrar nos eixos

Na última semana de férias, para que o sono também volte ao ritmo e horário normal, é importante levar os baixinhos para a cama mais cedo. Isso vai evitar um impacto muito grande na volta às aulas. 

A psicóloga e diretora da Escola Monteiro Lobato, Ana Rita Costa Gomes, diz que a retomada da rotina escolar não pode ser feita de um dia para o outro. "Para quem está viajando com a família, não é recomendado voltar no mesmo dia do início das aulas, por exemplo. Os pais também podem diminuir o ritmo da criança, que geralmente está muito agitada nas férias", destaca a psicóloga.

Incentive a leitura, que ajuda a desacelerar. A volta à vida escolar também é prejudicada quando as crianças passam muitas horas das férias vendo televisão ou usando o computador, o que torna a readaptação mais complicada. 

As escolas também costumam preparar várias atividades e gincanas na primeira semana de aula para ajudar na apdatação dos alunos e dar as boas-vindas para os estudantes recém-chegados. "O lanche servido também costuma agradar bastante, com pipoca, gelatina e sorvete", completa Ana Rita.

O incentivo de que ele precisa

Material escolar 

Leve o filho junto: Quem ainda não comprou o material deve dar uma chance ao filho para que ele escolha pelo menos alguns itens. Isso anima o pequeno e enfatiza a ideia de que ele tem que voltar a estudar. Vocês também podem dar folhear os livros para ver o que será tratado nas aulas durante o ano

Conversas

Incentivo: Outra forma de motivar a criança é conversar bastante sobre o quanto é bacana voltar às aulas. Fale sobre as novidades que estão sendo preparadas na escola, o reencontro com os coleguinhas e todos os pontos que o filho mais gosta
Escola é legal: Para ajudar, os pais não devem se referir à escola como um lugar ruim, ou o quanto não gostavam de determinada disciplina. É preciso enfatizar os aspectos positivos da escola na volta às aulas, principalmente no caso das crianças que estão iniciando a vida escolar 

Visitar a escola

Antes das aulas: Dar um pulo na escola antes do primeiro dia de aula pode ser positivo para a criança que está começando o ano letivo em outra escola ou que vai mudar de sala e de ambiente. Mostre onde vai ser a sala, esclareça dúvidas sobre quem é o professor, quantos colegas têm na turma, onde é o banheiro, etc.

De volta à rotina 

Uma semana antes: Se ela for à escola de manhã, comece a despertar a criança em horários próximos aos da aula, pelo menos uma semana antes. E também antecipe o horário de dormir. Aos poucos, ela vai se acostumar. Se estuda no período vespertino, veja se vai ser preciso alterar o horário do almoço e do banho 

Perto do dia "D"

Revisão: Verifique com seu filho se o material escolar está em ordem e veja se há alguma tarefa para o retorno. Fazer isso junto com o pequeno e relembrar as coisas legais que ele produziu ao longo do semestre anterior é bom para entrar no clima de volta às aulas

Insista

Nos primeiros dias: Se a criança fizer birra e não quiser ir à escola, seja firme, mas carinhoso. E não permita que ela falte ao primeiro dia de aula. O importante é explicar que é natural sentir preguiça - mas, sem deixar de motivá-la - e expor os ganhos que ela teria se estivesse com os colegas nos primeiros dias de aula

Pré-escolar

Aos poucos: No começo, leve o filhote por algumas horas e, pouco a pouco, vá aumentando o horário da permanência dele na creche/escola. O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente
É bom você levar: É importante que a mãe ou o pai leve e traga a criança, mas não prolongue as despedidas. Você tem que passar segurança à criança de que o que está fazendo é o melhor para ela

Estimule em casa: Pergunte a professora sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na sala de aula e anime seu filho a compartilhar com você as experiências que aprende. Demonstre alegria e entusiasmo por seus progressos


Fonte: http://gazetaonline.globo.com

1 comentários:

disse...

Antes que o dia acabe e te roube a esperança,
antes que a noite chegue e traga incerteza,
e quando menos esperar, eis você realizando,
e sem perceber, já estará mais uma vez,
sonhando um novo sonho, pra começar tudo de novo,
por que a vida, a vida é um eterno recomeçar.
Que Deus te proteja hoje e sempre.
Não se esqueça que ♥ ... ♥ Estou seguindo -te e te amando .
Um feliz final de semana.
Beijos no seu coração.
Amiga querida sinto muitas saudades de você não tem uma vez que passo na esquina que nos encontramos para recordar como foi lindo nosso encontro.
Ficamos tão pouco tempo juntas mais jamais vou te esquecer.
E sei o quanto tem passado nesses ultimos anos cuidando da sua mãezinha.
Tenho grande afeto por você e se torna muito maior ao saber da sua dedicação com sua mãe nos dias de hoje muitos filhos levam seus pais para um asilo.
E nessa hora que vejo o valor e carater de uma pessoa.
Tem sido um exemplo nesse mundo virtual e real .
E tenho certeza que Deus esta feliz com contigo.
Um lindo domingo amiga e madrinha.
Beijos no coração.
Deus abençoe você.
Evanir..

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010