segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

32 Mil Visitas!!! Obrigada!!!

Hoje você é um amigo invisível aos olhos
Mas seu poder de realização é intenso
Pois consegue tornar um carinho amigo,
em algo sempre visível e inesquecível
Fazendo assim, pulsar e vibrar alegremente meu coração.
Se no passar dos anos, o tempo conseguir
estas mesmas palavras do papel apagar,
Tente buscá-las novamente na tela do meu olhar.
Elas com certeza, lá estarão.
Todas, sem exceção.
Prontas para serem lidas, ou quem sabe ainda,
inseridas por você, ao mais belos de seus arquivos...
O seu pensamento.
Se ainda, as palavras forem todas para este arquivo
movidas pelo cursor deste mesmo carinho,
Mais força ainda terão e lá permanecerão,
até o momento que você desejar.
Cuide apenas para que,
o mais temido e conhecido
dos vírus chamado esquecimento,
não tente por lá passar
Pois age como um vento devastador.
Que quando passa, só o que nos deixa
São rastros de muita dor...
http://www.magiadasmensagens.com.br

Queridos amigos e visitantes,
Ofereço a todos o Selinho Comemorativo pela conquista de 32 Mil Visitas no Eterno Aprendiz. Obrigada pela amizade, por está sempre por aqui e fazer parte dessa conquista!



O Blog Educação com Arte comemora o
2º Aniversário! Parabéns Olímpia!
Sucesso!!!


Te ofereço esse cartãozinho
Com muito carinho!
Beijos!!

Comente aqui...

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Selinhos Recebidos e Oferecidos-Obrigada!!!!


Hoje foi dia de Festa na Ilha da Lindalva.
A sereia fez uma linda festa pra comemorar os aniversários de 5 Anos do Blog Fonte de Amor e de nascimento da querida Tryssia do Blog Recordar é Viver. Estive lá e a festa estava linda!  Muito bem organizada como sempre. Parabéns Evanir pelo 5º Ano do Fonte de Amor! Feliz Aniversário Tryssia!!
Lembranças do Aniversário do 5º Ano
do Blog Fonte de Amor da querida
amiga e afilhada Evanir.
Lembrança do Aniversário da Tryssia
do Blog Recordar é Viver.
A festa foi organizada pela Lindalva
do Blog Ilha da Lindalva!
A Ilha da Lindalva comemrou 11 MIL Visitas!!
Parabéns Linda! Você merece muito sucesso!!
Te ofereço esse Mimo com muito carinho!
Beijos!!!



Sandra, muito obrigada pelo Premio!
Você é encantadora! Deus te abençoe!
Fiz esse cartãozinho pra você!
Beijos!!


Ganhei esse selinho da Mel do Blog LADY MEL LAYOUTS.
Obrigada Mel! Postei  o selinho, 
mas não deu pra cumprir as regrinhas.
Beijos!!

Parabéns amiga Anninha pelas 53 MIL Visitas
no Blog Palavras Sotlas! Obrigada pelos Selinhos!!

É com alegria que te ofereço esse Mimo!
Beijos!!!

Lindo Selinho que ganhei da Anninha!
Obrigada querida!!!
Comente aqui...

Parabéns!!!

Hoje é o aniversário de Tryssia, 
nossa amiga do Blog

FELIZ ANIVERSÀRIO Tryssia!!
Fiz esse Cartãozinho pra te oferecer.
Beijos!!



O Blog FONTE DE AMOR da querida Evanir
comemora o 5º Aniversário!
Parabéns amiga!!
Desejo que o SUCESSO continue!
Evanir, esse cartãozinho foi feito com muito carinho
pra você levar!
Beijos!!



Comente aqui...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Perdoe-me a ausência!


Amigos seguidores e leitores,
Estive ausente por motivo de saúde da mamãe.
Como sabe (não sei se já tive a oportunidade de dizer a todos) ela tem Doença de Alzheimer e as mudanças de fases são sempre um pouco traumáticas. Sou sua cuidadora e por mais que esteja informada de tudo que vai acontecer, nunca estou de fato preparada. Ela está entrando na fase terminal: não consegue dormir, tem dificuldades para engolir, andar, rigidez dos membros... Já tivemos que hidratá-la na Clínica. Isso tem sido muito difícil e confesso que andei uns dias muito abatida, sem coragem até mesmo de postar no Blog que é uma das coisas que mais amo fazer. Tenho recebido apoio de minhas irmãs que moram em Salvador e tem revezado nas visitas para que eu possa descansar um pouco. Também iniciamos a fisioterapia, pois apesar de chamarem de fase terminal, não sabemos quanto tempo, quantos anos ela pode durar. Só peço a Deus que se for de merecimento nosso, que ela não fique sofrendo numa cama.
Estarei atualizando as postagens na medida do possível. Agradeço a todos que visitaram o Eterno Aprendiz e sentiram a minha falta. Obrigada pelos recadinhos, comentários e selinhos oferecidos. Deus abençoe vocês!!!
Grande beijo!
Comente aqui...

Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara


Indicado para Educação, palhaço teve de provar à Justiça não ser analfabeto; ele pediu a seu partido, o PR, para ser indicado ao posto - 25 de fevereiro de 2011 | 20h 51
Eduardo Bresciani, do Estadão.com.br e Gabriel Manzano, de O Estado de S. Paulo

Depois de submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado, cantor, compositor e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca - foi indicado, nesta sexta-feira, titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
A escolha foi anunciada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG), e atende a um pedido pessoal do deputado. Um ofício confirmando a indicação - antecipada pelo estadão.com.br às 15h38 desta sexta - será protocolado pelo PR na terça-feira. Segundo a assessoria de Tiririca, ele queria muito fazer parte da comissão porque pretende atuar, como deputado, na área artística. É até filiado, em São Paulo, ao sindicato da categoria.

A notícia espalhou surpresa e desconsolo entre educadores."É um retrato da sociedade que temos", reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação. "Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi. "Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."

Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de chegar ao Congresso envolvido numa aura de analfabetismo. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos - a segunda maior votação da história da Câmara -, só conseguiu tomar posse depois de provar, perante um juiz eleitoral, que sabia ler e escrever. O argumento do juiz Aloisio Silveira, que o aprovou no TRE paulista, foi que "a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos e não os funcionais". 

O educador Mozart Ramos fez uma comparação: "Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos". O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais. "Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor".

Lembrando que o Brasil tem "14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e muitos milhões mais de analfabetos funcionais", ponderou que Tiririca não está preparado para atender "à dramática necessidade de se organizar a educação para uma sociedade moderna e preparada".
Marcia Malavasi, da Unicamp, esclareceu que não tem nada pessoal contra o deputado. "Não se trata de desmerecer as qualidades que ele possa ter. Mas é evidente que há uma inadequação entre o que ele representa e o tamanho dos desafios da educação brasileira."

Completando sua tarde de celebridades, a Câmara emplacou também o ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) como vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto. Nesse time jogarão também Danrley de Deus (PTB-RS), ex-goleiro do Grêmio, e o ex-boxeador Acelino de Freitas, o Popó. Romário já avisou que pretende trabalhar com os grupos encarregados de organizar a Copa do Mundo , em 2014, e a Olimpíada do Rio, em 2016. A Comissão de Finanças terá o ex-participante do programa Big Brother Brasil Jean Wyllys (PSOL-RJ).
Comente aqui...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa



O ano letivo começou, e então você já deve estar pensando, “começa tudo de novo, e terei os mesmos problemas que tive no ano anterior”. Bem, se essa é a sua atual visão das coisas, quero lembrar que a definição de loucura é “fazer tudo do mesmo jeito e esperar que o resultado saia diferente”. Assim sendo, se você fizer exatamente o que fez no ano passado, certamente colherá os mesmos resultados ao longo deste novo ano.

Ocorreram problemas de indisciplina? Baixo aprendizado? Se a resposta foi SIM para uma das perguntas ou para ambas então você precisa repensar a sua prática atual! E a melhor maneira de fazer isso é perguntar-se: “como os meus alunos estão chegando? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

Lembre-se que o Planejamento não é sobre você ou suas necessidades. Quem dita o quê e o como, são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas que foram feitas anteriormente.

A ferramenta que você usará para responder a essas perguntas é realizando a Avaliação Diagnóstica. Não importa a matéria que você leciona, ou o grau de ensino. Quer seja no Infantil, Fundamental, Médio, Técnico ou EJA, a Avaliação Diagnóstica presta-se ao mesmo objetivo: diagnosticar, verificar e levantar os pontos fracos e fortes do aluno em determinada área de conhecimento.

É importante frisar que, infelizmente, muitos Professores utilizam apenas prova escrita para a realização desta avaliação. Quando na verdade existem mil e uma maneiras de realizar este levantamento de forma que os resultados sejam mais verdadeiros que aqueles levantados em uma mera prova escrita.

Esta avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado, para isso lance mão de dinâmicas, jogos, debates, desafios, apresentações, vídeos, produções musicais, construção de maquetes, resolução de problemas, brincadeiras, criação de blogs, fórum, etc.

Quando utilizada no início do ano letivo a avaliação diagnóstica fornece dados para que o planejamento seja ajustado e contemple intervenções para retomada de conteúdos, ou realização de encaminhamentos para reforço escolar, e até mesmo para Especialistas (Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo), e quando feita ao longo do ano possibilita que tanto o aluno quanto o Professor possam refletir sobre a utilização de novas estratégias de aprendizado.

Jamais os dados da avaliação devem ser usados para classificar ou rotular o aluno em “aluno bom” ou “ aluno ruim”. O Professor deve ter em mente que a avaliação oferece um momento de aprendizado para ambos, professor e aluno. Enquanto Professor é possível verificar quais estratégias está ou não funcionando, além de ser possível constatar quais hipóteses os alunos estão levantando na internalização e construção de determinado conceito.

Já para o aluno, com o devido feedback do professor, torna possível  a compreensão e mensuração do conhecimento adquirido e quais hipóteses são verdadeiras ou falsas, para que o aluno possa descartar as falsas hipóteses e fique focado naquelas que o levarão ao aprendizado do conceito estudado. O feedback do professor lança a luz, clareando  os chamados “ pontos cegos”  em que o aluno se encontra tornando possível, assim, o avanço para a etapa seguinte do processo.

Nesta etapa a avaliação inicialmente diagnóstica, evolui para uma avaliação formativa, onde  o processo de descoberta  que  induz a  novas elaborações de aprendizado, sempre mediadas pelo professor,  é o que de fato importa e conta.

A Avaliação Formativa é o tipo de avaliação que deveria prevalecer dentro das Escolas, por ser mais justo e atender de fato às necessidades dos alunos. Infelizmente, o que vemos é o uso da avaliação somativa, cujo único objetivo é meramente alcançar determinada nota para “passar” de ano, os alunos são rotulados pelas notas que alcançam e não são auxiliados onde de fato precisam de ajuda.

Por isso, antes de chegar “ditando” o que você irá ensinar, comece em “ perguntando” o que os alunos já sabem para levantar o que eles de fato “precisam” aprender.
Roseli Brito

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

HOPFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à Universidade. P. Alegre. Educação e Realidade. 1993.
LUCHESI, C. Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola? A construção do projeto de ensino e avaliação, nº 8, São Paulo FDE. 1990
WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. Vozes.Petrópolis. 1994.


Comente aqui...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como carregar a mochila sem causar danos à coluna

Após o período de férias escolares, a rotina de crianças e adolescentes começa a voltar ao normal. Os diversos itens utilizados em sala de aula – como cadernos volumosos, livros de diversas matérias e canetas de todos os tipos - retornam às mochilas e com ele um antigo (e conhecido) problema volta a alertar os pais, e, principalmente, a saúde de seus filhos: o peso da mochila.

Há dados estatísticos que demonstram que na Europa, três a cada quatro crianças em idade escolar possuem problemas de coluna, enquanto que, nos Estados Unidos, cerca de 23% das crianças e jovens que dão entrada em pronto-atendimentos de hospitais queixam-se de problemas na coluna causados pelo uso inadequado das mochilas.

No Brasil, é cada vez maior o número de estudantes que apresentam problemas relacionados à coluna, sendo que esse percentual se eleva na época da volta às aulas. Já para a Academia Americana de Pediatria as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com problemas nas costas e nos ombros.

Para a médica e fisioterapeuta Dra.Jacqueline do Nascimento, “É importante entender a coluna como a viga mestra de uma delicada edificação - o corpo humano -, sustentando e promovendo o equilíbrio das vértebras, dos discos intervertebrais (os quais funcionam como amortecedores desse sistema), além de músculos e ligamentos”.

A especialista ressalta: “Todas essas estruturas podem ser diretamente afetadas pelo excesso de força exercida pelo peso exagerado das mochilas, que acaba empurrando o corpo para trás e, para compensar, automaticamente, os estudantes projetam os ombros para frente, comprometendo a coluna, o quadril (bacia) e mesmo os ombros”.

Como as crianças estão em fase de crescimento é imprescindível os cuidados com sua coluna vertebral. “Se o peso da mochila não for compatível com o peso da criança os problemas de postura, como escoliose e a hipercifose, podem trazer sérios danos funcionais e estéticos para o resto da vida”, afirma.

Estudos demonstram que o peso da mochila não deve ser maior que 10 a 15% do peso da criança.

“Se pais, professores e principalmente alunos forem conscientizados quanto ao uso correto das mochilas e quanto à manutenção de posturas ideais enquanto permanecem estudando nas salas de aulas, menores serão as chances de ocorrerem as alterações na coluna e mesmo as dores recorrentes.”, diz.

Como carregar as mochilas sem ter problemas na coluna

• Mochila com alças:

Suas alças devem ser acolchoadas, com sua largura sem exceder o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Deverá estar ajustada ao tronco e carregada sobre os dois ombros. Jamais carregá-las em um só ombro pela sobrecarga em um lado do corpo. O modelo ideal é o específico para caminhadas (trilhas), pois tem uma tira que deve ser presa ao abdome, distribuindo melhor a carga;

• Mochilas de rodinhas:

A altura correta da alça deve ser o suficiente para que a criança não tenha que se inclinar para puxá-la – o puxador deve ser ajustável à sua altura. Suas costas devem estar retas ao puxar a mochila, pois os movimentos de rotação quando muito intensos e regulares não são bem tolerados, causando dor;

• Na escola:

O ideal seria conseguir regular a altura da cadeira para que os pés estejam apoiados e o quadril em contato com o assento. As costas devem permanecer retas e apoiadas no encosto. Braços, ombros e pescoços devem ser mantidos relaxados. O ideal é não permanecer por períodos superiores a duas horas sentado, por exemplo, à frente do computador. É importante a pausa para se movimentar, alterando a postura momentaneamente.




 Obaaaaa!!!! Medalha de Ouro!!!
Ganhei do Blog Lady Mel Layouts
Obrigada Mel!!!
 Lindas flores que recebi da Lindalva do Blog
Ilha da Lindalva. Obrigada amiga!! 
 Convite para o Chá da Tarde da Selma.
Obrigada querida!
 Selinho Fofo que ganhei da amiga Andrea
do Blog Andrea e Maki. Obrigada!!!

Tem como regrinha dizer seus 10 amores e indicar para 10 amigas.

Minha Vida. DEUS
Meus Filhos
Meu Marido
Minha Mãe
Meus Irmãos
Meus Sobrinhos
Meu Lar
Meu Trabalho
Meu Notebook
Minha Máquina Fotográfica

Repasso com muito carinho para:
 TODAS AS MINHAS AMIGAS!!!
Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010