quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como carregar a mochila sem causar danos à coluna

Após o período de férias escolares, a rotina de crianças e adolescentes começa a voltar ao normal. Os diversos itens utilizados em sala de aula – como cadernos volumosos, livros de diversas matérias e canetas de todos os tipos - retornam às mochilas e com ele um antigo (e conhecido) problema volta a alertar os pais, e, principalmente, a saúde de seus filhos: o peso da mochila.

Há dados estatísticos que demonstram que na Europa, três a cada quatro crianças em idade escolar possuem problemas de coluna, enquanto que, nos Estados Unidos, cerca de 23% das crianças e jovens que dão entrada em pronto-atendimentos de hospitais queixam-se de problemas na coluna causados pelo uso inadequado das mochilas.

No Brasil, é cada vez maior o número de estudantes que apresentam problemas relacionados à coluna, sendo que esse percentual se eleva na época da volta às aulas. Já para a Academia Americana de Pediatria as mochilas são as grandes vilãs em 60% dos casos de meninos e meninas com problemas nas costas e nos ombros.

Para a médica e fisioterapeuta Dra.Jacqueline do Nascimento, “É importante entender a coluna como a viga mestra de uma delicada edificação - o corpo humano -, sustentando e promovendo o equilíbrio das vértebras, dos discos intervertebrais (os quais funcionam como amortecedores desse sistema), além de músculos e ligamentos”.

A especialista ressalta: “Todas essas estruturas podem ser diretamente afetadas pelo excesso de força exercida pelo peso exagerado das mochilas, que acaba empurrando o corpo para trás e, para compensar, automaticamente, os estudantes projetam os ombros para frente, comprometendo a coluna, o quadril (bacia) e mesmo os ombros”.

Como as crianças estão em fase de crescimento é imprescindível os cuidados com sua coluna vertebral. “Se o peso da mochila não for compatível com o peso da criança os problemas de postura, como escoliose e a hipercifose, podem trazer sérios danos funcionais e estéticos para o resto da vida”, afirma.

Estudos demonstram que o peso da mochila não deve ser maior que 10 a 15% do peso da criança.

“Se pais, professores e principalmente alunos forem conscientizados quanto ao uso correto das mochilas e quanto à manutenção de posturas ideais enquanto permanecem estudando nas salas de aulas, menores serão as chances de ocorrerem as alterações na coluna e mesmo as dores recorrentes.”, diz.

Como carregar as mochilas sem ter problemas na coluna

• Mochila com alças:

Suas alças devem ser acolchoadas, com sua largura sem exceder o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Deverá estar ajustada ao tronco e carregada sobre os dois ombros. Jamais carregá-las em um só ombro pela sobrecarga em um lado do corpo. O modelo ideal é o específico para caminhadas (trilhas), pois tem uma tira que deve ser presa ao abdome, distribuindo melhor a carga;

• Mochilas de rodinhas:

A altura correta da alça deve ser o suficiente para que a criança não tenha que se inclinar para puxá-la – o puxador deve ser ajustável à sua altura. Suas costas devem estar retas ao puxar a mochila, pois os movimentos de rotação quando muito intensos e regulares não são bem tolerados, causando dor;

• Na escola:

O ideal seria conseguir regular a altura da cadeira para que os pés estejam apoiados e o quadril em contato com o assento. As costas devem permanecer retas e apoiadas no encosto. Braços, ombros e pescoços devem ser mantidos relaxados. O ideal é não permanecer por períodos superiores a duas horas sentado, por exemplo, à frente do computador. É importante a pausa para se movimentar, alterando a postura momentaneamente.




 Obaaaaa!!!! Medalha de Ouro!!!
Ganhei do Blog Lady Mel Layouts
Obrigada Mel!!!
 Lindas flores que recebi da Lindalva do Blog
Ilha da Lindalva. Obrigada amiga!! 
 Convite para o Chá da Tarde da Selma.
Obrigada querida!
 Selinho Fofo que ganhei da amiga Andrea
do Blog Andrea e Maki. Obrigada!!!

Tem como regrinha dizer seus 10 amores e indicar para 10 amigas.

Minha Vida. DEUS
Meus Filhos
Meu Marido
Minha Mãe
Meus Irmãos
Meus Sobrinhos
Meu Lar
Meu Trabalho
Meu Notebook
Minha Máquina Fotográfica

Repasso com muito carinho para:
 TODAS AS MINHAS AMIGAS!!!

1 comentários:

disse...

Bom diaaa pessoa linda:)
Vim te visitar com muito carinho e te oferecer o Selo...
"Reservado para Você"
Espero que goste:)
Um maravilhoso dia para você
e um super final de semana
beijoss fica com Deus!

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010