Na primeira semana de aula tudo é festa e alegria, os alunos animados porque estão revendo os colegas, todos de material novo. É muita novidade, sala nova, colegas novos, professores novos. Esse entusiasmo inicial faz os alunos falantes e fica difícil fazê-los prestar atenção à matéria. O que fazer para canalizar tanta energia?
Baixando a adrenalina
Essa excitação inicial pode atrapalhar a sua aula, mas também pode ser canalizada para o aprendizado. Crie jogos nos quais seus alunos vão ‘descobrindo’ a matéria antes de você ensinar. Por exemplo, se você vai falar sobre a realidade econômica, uma versão reduzida do jogo banco pode ser uma boa ideia. Ou se vai explicar a crise no Oriente Médio, que tal iniciar com o jogo War, com torcida e tudo?
Saindo da sala de aula
Que tal uma aula no meio das árvores, se você é professor de biologia? Ou se é professor de música? Que tal levá-los para o pátio e fazer um jogo diferente, tipo ‘estátua’? Enquanto você explica um evento histórico, os alunos escolhidos como ‘estátua’, cada um representando seu personagem, têm que fazer os gestos correspondentes ao que você vai explicando. E os alunos julgam o desempenho deles.
Perguntas com bola
Explique e depois faça perguntas, leve uma bola e jogue-a para quem vai responder. Faça a próxima pergunta e quem respondeu joga a bola para quem vai respondê-la e assim os alunos irão escolhendo quem vai responder a próxima pergunta. Funciona melhor com as carteiras em círculo.
Brincando de professor
Dê uma visão geral da matéria e explique superficialmente, depois volte explicando parte a parte, e quando você jogar a bola para um aluno, ele tem que levantar-se e continuar a explicação. Os colegas dão nota para a explicação e corrigem o que não está correto.
A estrutura professor (na frente da sala) e aluno (sentado e passivo) pode ser invertida nessa semana para explorar a vitalidade deles, aproveitando-a para que participem ativamente do aprendizado.
As aulas estão começando e você já deve estar pensando em como se apresentar a seus alunos no primeiro dia de aula. Dizem que a primeira impressão é a que fica eu tenho minhas dúvidas, mas pelo sim, pelo não é melhor causar uma boa impressão do que ter que administrar uma antipatia gratuita e generalizada logo na primeira aula.
A aparência
Tudo bem que cada um tem seu estilo, mas professor não tem time, não tem música favorita e nem religião. Pelo menos não deve agitar suas preferências na cara dos alunos logo de cara para evitar mal-entendidos.
Você tem todo o direito de torcer pelo time que quiser, mas aparecer com a camiseta do Palmeiras no primeiro dia de aula pode agradar os seus alunos palmeirenses, mas provocar insegurança nos alunos que torcem para outros times, por exemplo, eles poderão pensar que serão discriminados se não torcem para o mesmo time ou sentirem-se impelidos a fingir que também são palmeirenses ou que gostam de futebol. A ideia no primeiro dia é tentar unir o grupo e fazer com que se entrosem e aceitem sua autoridade com naturalidade e não gerar uma polêmica logo de cara.
As tatuagens são proibidas pela maioria dos estabelecimentos de ensino e de fato não ficaria nada bem você aparecer com uma suástica tatuada no braço, por exemplo. Ou uma mulher pelada. De qualquer forma piercings e tatoos só devem ser usados onde você possa esconder com a roupa.
Ficando visíveis você corre o risco de seus alunos chegarem em casa dizendo que querem fazer uma tatuagem ‘igual à do meu professor’. Depois disso com certeza você será chamado à sala do diretor ou coordenador da escola. Não se esqueça de que o professor é um formador de opinião.
Roupas discretas, nada muito exagerado, o mais neutro possível, sem tendências para nenhum estilo em particular são o que de melhor você pode escolher. Se você faz mesmo questão de mostrar quem você é na vida pessoal isso é um problema seu, mas deixe então para fazê-lo aos poucos, para quando seus alunos já tiverem uma opinião formada a seu respeito e você já tiver conquistado a confiança deles.
Sua roupa deve ser, sobretudo confortável, não se esqueça de que salto agulha altíssimo vai atrapalhar sua mobilidade, e é aconselhável que você circule entre os alunos, não fique parado como uma estátua na frente da classe ou sentado de cabeça abaixada como um sultão.
Sua apresentação no primeiro dia de aula
Fale um pouco sobre você, há quanto tempo dá aulas da sua matéria, que classes já ensinou que diplomas tem. Não se estenda muito, mas é importante para mostrar a eles que podem confiar em você porque sabe do que está falando. No caso de ser sua primeira aula na vida não chame muito a atenção para este ponto, diga onde se diplomou e onde fez estágio.
Você pode encorajar os alunos a fazerem algumas perguntas sobre o que querem saber a seu respeito ou a falarem um pouco sobre eles também.
Você também pode optar por passar um pequeno formulário para que preencham com algumas informações sobre eles ou ainda aplicar uma dinâmica.
Uma dinâmica
É interessante apresentar uma dinâmica na qual os alunos participem e se conheçam melhor. É também um bom recurso para aprender sobre seus alunos, esse conhecimento vai ajudar quando lidar com eles ou quando for preparar suas aulas.
Prepare bem sua aula
É importante preparar bem sua primeira aula, leve mapas, fotos, gravuras, não fique só no blá-blá-blá. Se eles gostarem da primeira aula vão ficar ansiosos pela próxima, mas se a acharem chata podem não prestar mais atenção e você não terá uma segunda chance para mostrar que sua aula pode ser interessante.
Estabeleça um vínculo
Tente chamar os alunos pelo nome, peça a eles que façam algumas coisas como apagar a lousa ou fechar a porta, encoraje-os a fazerem perguntas quando tiverem dúvidas, pare a explicação de tempos em tempos para perguntar se tudo está entendido até ali.
Se achar conveniente passe uma folha em classe para que anotem seus dados, ou faça um formulário para que ‘entrevistem’ o aluno do lado.
Faça perguntas durante sua explicação para checar se entenderam, peça a um aluno que entendeu para explicar a outro colega. Acostume-os a participar da aula e a prestar atenção.
Corrigindo posturas erradas
Se tiver que chamar a atenção de um aluno no primeiro dia faça-o de forma branda e simpática. Se estiver conversando, pergunte com naturalidade: ‘você não entendeu?’ Não use sarcasmo, ironia, gritos ou castigos no primeiro dia. Tente levar em banho-maria até entender como são seus alunos e a melhor forma de lidar com eles.
Lição de casa
Pode ser dada uma lição de casa já no primeiro dia, mas nada muito complexo ou difícil, o melhor é alguma coisa onde tenham opções de criar e baseado em matéria que aprenderam no ano anterior. Você pode pedir a eles que sugiram sobre o que querem escrever, mas por escrito, se cada um for dizer o que quer vira bagunça.
É claro que erros acontecem, e o melhor é prevenir, mas se não for possível, paciência. Você tem ainda um ano inteiro para reverter a situação, mas o melhor é sempre começar com o pé direito.
Dinâmicas de Grupo - O que funciona e o que não funciona
Além de estabelecer o objetivo que deseja atingir com a aplicação de uma dinâmica e de usá-la no momento mais apropriado, é bom ficar de olho para não cometer certos erros que podem comprometer o resultado final.
A primeira coisa à qual você tem que atentar é a de escolher cuidadosamente uma dinâmica que se adapte ao perfil dos seus alunos. De nada adianta aplicar uma dinâmica cheia de conceitos abstratos se seus alunos são ainda imaturos demais para entendê-los ou lidar com eles.
Outro fator que interfere negativamente no resultado de uma atividade assim é o grau de complexidade do que se pretende propor ao grupo.
Dinâmicas divididas em mais de 2 estágios não costumam funcionar bem e é comum os alunos cansarem-se dela antes que termine. E é importante estabelecer desde o início o tempo de duração de cada etapa da atividade para não se prolongar demais.
Diga, por exemplo, que eles terão 5 minutos para preencher os dados na folha que você apresentou, e ao final de 5 minutos passe para a próxima etapa mesmo que alguns alunos ainda não tenham terminado, porque é melhor que eles aprendam a importância de realizar uma atividade dentro do tempo estabelecido do que comprometer o trabalho de todo o grupo.
O grupo como um todo nunca deve ser sacrificado ou subjugado às necessidades de 1 ou 2 elementos que não se adequaram ao que foi proposto a todos. Sempre se deve respeitar os que estão dentro do horário e não submeter a maioria a esperar pelos ‘atrasadinhos’. Além de desestimular o grupo, é uma falta de respeito para com quem cumpriu sua parte.
Dinâmicas com instruções muito longas ou confusas também devem ser evitadas e caso queira mesmo aplicá-las, resuma ou simplifique, ou então divida em duas partes para aplicar em ocasiões diferentes. Quando você tem que falar muitos minutos para que eles entendam o que está sendo proposto eles já se desestimulam de cara e após as primeiras instruções alguns já não estão prestando atenção. Esses elementos, no decorrer da brincadeira, podem interromper para perguntar o que não entenderam ou então fazer de forma diferente do que foi pedido, comprometendo o resultado.
As explicações iniciais devem ser na maioria das vezes completas, excetuando-se aquelas que têm uma ’surpresa’ no final. Os ‘mistérios’ não funcionam muito bem porque os alunos têm reservas quanto a desenvolver atividades sem saber qual o objetivo delas. Caso haja uma surpresa no final, convém ‘enganá-los’, fazê-los cumprir sua parte pensando que a atividade será dirigida de uma determinada maneira.
Se você simplesmente disser: preencham esse papel com 3 frases sobre vocês, duas verdadeiras e uma falsa, eles vão se entreolhar pensando que após tanto stress finalmente conseguiram fazer com que você perdesse completamente sua sanidade mental.
Se, por outro lado, você disser que após isso eles lhe entregarão os papéis e que você irá ler as frases para que eles descubram de quem são as frases e qual a que não é verdadeira (veja essa brincadeira no blog Coelho da Cartola) eles entenderão e agirão de acordo com o que se espera, entenderão que os outros não podem ver e que não podem ser coisas óbvias, etc.
Um outro alerta é que por mais que a dinâmica tenha dado certo com uma classe, isso não significa que surtirá efeito em outra. Mesmo que os alunos de uma turma a tenham adorado, não quer dizer que outra turma terá a mesma reação. Cada grupo tem seu próprio perfil e o que dá certo com uns pode falhar com outros.
Acima de tudo, por mais que eles tenham gostado de uma determinada brincadeira, só aplique uma dinâmica uma vez com cada turma, a não ser que você faça uma grande mudança nela. As dinâmicas só surtem efeito e só têm graça da primeira vez, como as piadas. Uma variação da mesma dinâmica pode ser uma boa ideia, porque sendo o desfecho diferente, o elemento surpresa fará com que se entusiasmem e se divirtam.
Encontrei esse material na Net e arquivei. Não me lembro da autoria. Quem souber favor deixar um recadinho pra que eu possa dar os devidos créditos.
1 comentários:
Oi,Telva..desculpe pela demora em vir te oferecer um cartão pela sua conquista.
Passe no toque e deixe sua marquinha também.
Ah...só pra registrar...lindas divisórias
Parabéns!
san
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