segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Dia Nacional da Alfabetização



“Um exercício da cidadania é um constante, nem sempre ascendente processo de "alfabetização" integral, de procurar entender a vida naquilo que ela tem de mais bonito e mais feio, enquanto vivemos. Por isso, o exercício da cidadania deve estar permeado pela esperança das coisas boas e prazerosas que ainda não se vêem, mas das quais temos certeza absoluta de que podem existir.

A nossa análise e a nossa denúncia devem ser claras, e o nosso anuncio deve conter coisas realizáveis a curto, médio, e longo prazos. Assim podemos ser construtoras e construtores da esperança, lutando contra toda e qualquer forma de analfabetismo”.
 Dia 14 de novembro é considerado o Dia Nacional da Alfabetização.

Quer dizer, dia da alfabetização, de alfabetizar, é todo dia. Essa data foi criada em 1966 com o objetivo de refletir sobre a situação da alfabetização no nosso país e foi uma homenagem a data em que foi criado o Ministério da Educação e Cultura do Brasil. 
Essa comemoração ajuda a lembrar da importância do tema e pode marcar novos compromissos pela causa! 
 
"O dia nacional da alfabetização propõe que as crianças devam se desenvolver e aproximar o mundo da escola com atividades complementares fora dela.

A alfabetização trata-se do aprendizado do alfabeto completo e de como é feito sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, podemos definir a alfabetização como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.

Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos.

O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.
A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
(http://encontreaqui.org/alfabetizacao/)

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analfabeto é uma “pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece”. Ainda segundo o órgão, em 2009 existiam no País cerca de 14,1 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, sendo que o Nordeste é a região com o maior índice, cerca de 18,6%. 




3 comentários:

disse...

Olá, Passei aqui para lhe dar os parabéns pelo dia Nacional da alfabetização. Hoje o post de meu blog é dedicado aos alfabetizadores e nele faço uma pesquisa para saber como tem sido as experiências desses profissionais... Sua presença e relatos serão bem vindo viu!? Passe por lá!!!! Beijo grande

http://trasnformandovidas.blogspot.com/2011/11/14-de-novembro-dia-nacional-da.html

disse...

Telva, a gente sempre aprende visitando o seu blog!

disse...

Parabéns amiga ,pelo blog e pelo texto de hoje.Já estou te seguindo bjos.

www.passosdopedagogo.blogspot.com
jaciarapassos@hotmail.com

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010