quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Psicopedagogia na ação docente



O comportamento é algo inerente ao ser humano, pessoal e intransferível e se mantém como centro das atenções desde a antiguidade.

O comportamento é algo inerente ao ser humano, pessoal e intransferível e se mantém como centro das atenções desde a antiguidade, principalmente em sala de aula. É na escola que estão os maiores problemas envolvendo o comportamento humano.

Quem nunca ouviu reclamações de pais e professores a respeito de seus filhos: “ele não para sentado” ou “ele não copia as atividades da lousa” e ainda “ conversa muito”,”responde ao professor”, “se envolve em confusões” “está fraco”, “é lento”, “tem dificuldades”.

Situações como essas, até pouco tempo atrás eram tratados com os temidos castigos pelos próprios pais e pelos professores. Hoje para essa situação há outra solução: o encaminhamento para o psicopedagogo.

Este profissional com formação acadêmica e especialização em Psicipedagogia avalia o comportamento das pessoas e propõe alternativas de ajuda a superação dessa dificuldade que influi no comportamento e na aprendizagem.

Para Piaget, (1993) “... o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende”. Ambos, professor e aluno, são protagonistas do processo mais dinâmico que é ensinar e aprender.

A psicopedagogia estuda os problemas comportamentais e considera toda a história de vida, pois para Soares, (2003) “A aprendizagem está diretamente relacionada a conduta”.

Dessa forma compete ao professor desenvolver um trabalho consciente e permitir que a aprendizagem de seu aluno seja satisfatória. Mesmo que necessite de auxílio de profissionais, como os psicopedagogos.

Os problemas de aprendizagem e disciplinares podem ser considerados pelos docentes, como algo desafiador.

Autora: Thaís Elena Carvalho Coelho.

Referências:

FREIRE. Paulo. Professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2 ed. São Paulo: Olho dágua, 1993.
SOARES. Dulce Consuelo R. Os vínculos como passaporte da aprendizagem: um encontro D’eus. Rio de Janeiro, Caravansarai, 2003.





0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010