quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

DIA NACIONAL DO SAMBA- 2 DE DEZEMBRO


Dia 2 de Dezembro comemora-se o Dia Nacional do Samba e com isso resolvi falar um pouco sobre esse ritmo de origens africanas que se estabeleceu de maneira concreta como um patrimônio nacional.

Principalmente com o objetivo de tirar toda a aura de preconceito que ainda existe com tal ritmo achei por bem mostrar as várias divisões e os outros ritmos gerados através do samba.

Surgido na Bahia e espalhando-se por todo o Brasil adquiriu as características de cada região. Com isso, as divisões foram praticamente inevitáveis, fato que fez com que a música brasileira crescesse bastante com suas misturas de cultura e musicalidade.

Samba de Roda - É considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade e utiliza-se basicamente de pandeiro e atabaques.

Como o nome sugere e o samba exige, a dança acontece no mesmo momento em que se canta. Uma variante bastante conhecida do samba de roda são as rodas de capoeira com a introdução de mais um instrumento: o berimbau. Um belo exemplo desse estilo é a cantora Carolina Soares:

Samba-corrido - Também conhecido como samba-chulado, teve principal influência do samba-rural e troca o berimbau pela viola caipira. Uma característica interessante é o momento da dança. No samba chulado a dança ocorre depois do canto, só com a música instrumental. Filhos da Pitangueira é um bom exemplo desse estilo.

Samba-maxixe - Aqui temos um bom exemplo de mistura musical de ritmos, o maxixe é uma adaptação brasileira da polca européia e, apesar do maxixe ter surgido oficialmente antes do samba, a mistura entre os dois ritmos é bastante complementar.

A principal característica musical é a inserção do piano, às vezes substituído por algum instrumento de sopro mais agudo como a flauta ou o clarinete.

Samba-enredo - Como o nome sugere tem por principal característica sua letra, bastante conhecido é utilizado no carnaval de rua. A característica musical mais marcante é a introdução da percussão como predominante através das baterias de escolas de samba. Um instrumento percussivo bastante característico é a cuíca.

Para um bom exemplo ouça Maria Rita cantando o considerado melhor samba enredo de todos os tempos: Herói da Liberdade Mano Décio da Viola e Manoel Ferreira.

Samba de gafieira - Extremamente utilizado na dança terminou também tendo como alcunha o nome de samba de salão. Para que essa adaptação fosse completa houve inserção de vários elementos rítmicos do mambo e do jazz, assim como a criação de uma linguagem musical relativamente nova.

Samba-choro - Assim como maxixe, o choro é uma adaptação, um regionalismo de um ritmo europeu: a valsa. Nada melhor que miscigenar os dois ritmos. Com isso a atuação de instrumentos de sopro se tornou mais evidente.

Samba-canção - Outra adaptação de ritmos, um bolero bastante sincopado ou como alguns dizem um samba mais leve, só o violão e a voz sambada. Parece a fórmula simples da bossa-nova e foi a partir desse ritmo que a bossa se estabeleceu.

Samba de breque - Com influências nordestinas claras do Repente. tal divisão se caracteriza pela parada repentina da melodia para que a voz faça uma pequena declaração. Exemplo importante desse estilo é Moreira da Silva com o clássico Subida do morro.

Samba-rock - Com o surgimento do rock era improvável que o samba ficasse intocável e ninguém o mesclasse com o novo ritmo. A bateria se torna presente de maneira contundente, é válido lembrar que a percussão diferencia-se enormemente da bateria enquanto instrumento musical.

Pagode ou partido alto - O partido alto tinha por característica principal a improvisação. É considerado o tipo de samba que mais se aproxima do batuque angolano. Bezerra da Silva é um grande nome para ser citado nesse caso, assim como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Candeia, Jorge Aragão, Sombrinha, dentre outros.

As subdivisões do samba se entremeiam por mais misturas ainda; como pôde-se perceber é um ritmo que adapta-se de maneira simples, enriquecendo a música como um todo, para quem se interessar existem ainda algumas outras divisões como: samba de terreiro, samba-exaltação, sambalada, samba-funk e samba-reggae.

Para maiores informações:

http://www.samba-choro.com.br/

http://www.brasileirinho.mus.br/artigos/bebadosamba.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

http://almanaque.folha.uol.com.br/samba.htm

Fonte: http://www.overmundo.com.br

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010