quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Novo Ano Letivo: Propostas de Mudanças

Estamos iniciando um novo ano letivo...expectativa, ansiedade por parte de alunos e professores.

Hora de repensarmos o que esperamos de nós mesmos, educadores e alunos (sempre somos ambos), para este ano que se inicia. Tempo certo de lembrarmos que, como educadores, é primordial reavaliar a forma de ensinar, o conteúdo a ser trabalhado, a sua forma de repasse.

Estamos convictos de que nossos livros estão atualizados? De que nosso autor preferido é o que melhor equaciona qualidade na informação com didática na apresentação?

O educador moderno sabe que não existem mais verdades prontas e estáticas. Se o conteúdo “é assim” hoje, deixa de ser, logo, logo. Isso gera angústia por informação.

Mas educador de qualidade é assim mesmo: sempre ansioso pelo novo, sempre se sentindo atrasado como o Coelho da fábula de Alice no País das Maravilhas. É este educador que o Brasil precisa. Os alunos estão fartos de nossas certezas, tão antigas quanto nossa teimosia de ensinar da mesma forma.

E olhe, caro leitor: os alunos têm razão. O mundo em que eles vivem não é estável, pronto e acabado, como o nosso. Imutável, invariável é somente nosso atraso. Apenas a vontade de crescer e saber mais é que não pode e não deve mudar.

Destes educadores os alunos precisam e adoram. Os que sabem que devem ler para dar o exemplo, os que comentam notícias, novidades, instigam, geram dúvidas, fazem o aluno se mexer atrás de mais respostas.

O educador não pode perder sua autoridade, nem se esconder atrás dela para lançar conteúdos desligados da realidade. A sedução do saber, a aula contada como “causo”, a dica de sua utilidade, o contexto...

E saiba, leitor: a realidade é que o mundo escorre de nossas mãos, não o dominamos mais e nossas verdades envelheceram. Isso quer dizer que precisamos buscar o aprimoramento, a informação. Somos donos de nossas verdades e podemos ficar com elas (mas diga que as joga fora sempre!!).

Para os outros, os que estão entrando na vida agora, ofereceremos verdades inacabadas, desafios. Dêem-lhes dúvidas! Notem que, cada vez mais cedo, nossos alunos acabam achando a escola chata.

Claro que sim. No modelo tradicional de ensinar verdades prontas. Naquela escola que reprova sem saber do problema do aluno (ou do professor), que acredita que se aprende por osmose ou graça divina.

Mas eles, os alunos, nascem num mundo etéreo, efêmero e descartável, mudam de opinião e vêem que tudo é relativo. Acessam informações e sabem do mundo no clique do botão. E muitos de nós educadores, mal sabemos ligar o computador. Então os alunos chegam à escola e lá vamos nós dizer a eles o que é e o que não é.

O mundo não é só computador...é livro, é desejo de buscar informação, de adaptar conteúdos e assuntos úteis e apresenta-los aos alunos, o mundo é contato, interação, sorriso, olhar, curiosidade...a vida!

Não é só ensinar e avaliar o que se reteve: é o olhar. É a noção de mundo, é o interesse indo além de nosso salário injusto. É a certeza que na Educação moderna não se tem mais certezas, pois é na dúvida que se cresce e se cria. No desafio que nasce a superação. É aí que você e sua motivação entram...

Neste ano que se inicia, Educador...o mais gratificante será o momento em que olhar seu aluno e sentir que você fez a diferença. Então, claro que você percebeu a importância de seu planejamento e de sua força para buscar atualização, informação e adequação.

Fora expectativa, fora frustração, fora rótulo e “pré-conceitos”! Verdades Prontas Jamais!! Dois mais dois serão sempre quatro, mais a forma de se perceber e de se aplicar isto na vida do educando é que faz o valor. Se ele é pensado, ele significa. Aliás não só número, a gente também!


Gilmar De Oliveira

Sobre este autor:

Psicólogo clínico e institucional; especialista em Neuropsicologia e Aprendizagem e Mestre em Educação e Cultura. CRP 12/01950. Endereço eletrônico: gilmardeoliveira@uol.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

1 comentários:

disse...

Olá amiga, obrigado por passar a me seguir no dihitt.
Seu blog tem temas muito interessantes, continuarei a ser visita.
Beijos e boa continuação de semana.

Paula

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010