sábado, 3 de janeiro de 2009

Adolescentes Precisam de um Bom Exemplo
Por Super Ane

Adolescentes Precisam de um Bom Exemplo

Fonte: eliseuoliveira.blogspot.com


Um estudo publicado na última semana reafirma o que pais e educadores sempre disseram: as crianças precisam de adultos que sirvam de modelos, nas quais possam se inspirar.

Enquanto programas que usam mentores - que aproximam adolescentes de adultos que possam ajudar e aconselhar os jovens - tem cada vez mais proliferado nos Estados Unidos, e que são usados para prevenir comportamento de risco em adolescentes, novos dados sugerem que este tutorial realmente faz diferença.

Investigadores do Departamento de Pediatria, liderados pela Dra. Sharon R. Beier, do Albert Einstein College of Medicine em Nova York estudaram 294 adolescentes em um hospital pedagógico suburbano, entre as idades de 12 e 23 anos. A idade média foi de 16 anos. Foram feitas perguntas às crianças se elas fumaram, usavam álcool, ou drogas, ou se portavam armas, ou se tinham um comportamento sexual de risco (como ter uma relação sexual sem preservativo).

A pergunta exata acerca da presença de um mentor foi: "Existe um adulto na sua vida ao qual você pode recorrer para conseguir aconselhamento e ajuda?". A palavra "mentor" não foi mencionada no estudo.

Nos resultados obtidos, verificou-se que adolescentes com mentores tinham uma menor participação em 4 de 5 comportamentos considerados de risco: usar armas, uso de drogas nos últimos 30 dias, fumar mais do que 5 cigarros ao dia, e ter relações sexuais com mais de um parceiro nos últimos 6 meses. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto ao uso do álcool.

Mais de 75 por cento de mortes de adolescentes estão associadas com comportamentos de alto risco, informam os investigadores.

Os pesquisadores concluíram que se um adulto demonstrar um comportamento positivo para um adolescente, isto pode significar salvar a vida da criança.

Fonte: Arch Pediatr Adolesc Med. 2000;154:327-331

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010