segunda-feira, 11 de março de 2013

Saiba como fazer o seu filho se interessar pela leitura




Atualmente no Brasil, segundo o jornal carioca O Globo, cerca de 4 livros são lidos por ano, entretanto, em países como a França em média de 11 livros são lidos no mesmo período.
.
Os números assustam e também servem como incentivo aos brasileiros a se dedicarem mais aos livros, principalmente crianças e adolescentes, que podem começar a habituar-se a leitura, criando uma rotina.
.
Quando falamos em leitura, muitas pessoas logo pensam em livros enormes e didáticos, porém, a história não é bem por aí. Na China, por exemplo, em torno de 206 milhões de chineses leem notícias pela internet, os números indicam que a leitura pode ser nos dias de hoje muito mais prazerosa e diversificada, facilitando ainda mais a entrada de jovens no universo das letras.

Mas como fazer os filhos lerem mais, quando games, internet outras atividades competem lado a lado com a leitura? Como fazer crianças pequenas já começarem a se familiarizar aos livros?
.
De maneira simples, algumas atitudes que se feitas desde cedo, podem resultar em filhos muito mais envolvidos com a leitura, resultando também em inteligência, intelectualidade, desenvolvimento cerebral muito mais amplo se comparado com outras crianças que não tem o hábito de ler.
.
Para começar, os pais devem comprar livros que estejam de acordo com a idade da criança e introduzi-los logo cedo, optando pelos mais coloridos e interativos, que irão prender a atenção do filho.

A leitura feita de pais para os filhos é importante desde cedo, pois além de servir como incentivo à leitura, também ajuda a criança aprender a se concentrar no que o outro está dizendo, começando a focar e entender que o livro é uma história ou estória.
.
A interação dos pais entre os filhos durante a leitura ajuda no desenvolvimento intelectual da criança e também, ajuda a criar um laço ainda maior entre pais e filhos, tornando a hora da leitura algo muito mais afetivo e harmônico de ser feito.
.
Outro passo que os pais podem dar para que a leitura seja algo natural, é disponibilizando livros em locais visíveis e acessíveis à criança em casa.
.
Procure organizar um espaço especial para a leitura, para assim, acriança aprender que existe um local para isto e lembrar-se de que a leitura deve fazer parte do dia dela.
.
Uma tradicional maneira de incentivar e envolver as crianças na leitura é estabelecer uma hora específica para este tipo de reunião familiar.
.
Geralmente, os pais por terem pouco tempo ao longo do dia, devido ao trabalho e outros afazeres, preferem ler antes da criança adormecer, para que os conhecidos contos de fadas façam efeito e a criança se divirta descansando.
.
Não importa qual será a hora estabelecida no seu lar, mas vale ressaltar que esta hora é importante para o entrosamento dos familiares com a leitura, ou seja, um incentivo a mais para os pequeninos.
.
É comum notarmos em crianças pequenas que a leitura não é algo que fixe-a em uma cadeira para ouvir, porém, a outras maneiras que façam a criança ficar intrigada com o que está sendo lido, como por exemplo, a associação de brincadeiras, formas de contar mais interpretativas, acrescentando um pouco mais de humor ou descontração à leitura.
.
O bacana é que os pais podem investir em fantoches e milhares de formas para interagir com a leitura dos pequenos.
.
Uma forma bastante eficaz de fazer os baixinhos se interessarem mais pela leitura é mostrando à eles livros que contenham uma sequência, os famosos best-sellers , e que geralmente acabam virando um filme. Assim a atenção e curiosidade serão presas por muito mais tempo e a leitura acaba sendo mais gostosa.
.
Os pais também podem optar em levar as crianças para conhecerem feiras de livros, bibliotecas, sebos e outros locais que concentrem diversos tipos de livros.
.
Desta forma, o seu filho saberá que não só ele, mas, diversas outras pessoas buscam por leitura e que existem lugares específicos para fazê-la, assim como o cantinho que ele terá em casa.
.
Mas, se mesmo feito todas as dicas citadas acima, o seu filho apenas lê livros exigidos pela escola, procure conversar com ele e fazer acordos.

Afinal, algumas horas à menos na frente do videogame ou no computador podem ser substituídas por um bom livro, fazendo com que o intelecto, a escrita e a leitura evoluam à cada página lida.

.
Porém, se o seu filho não gosta muito de ler, que tal investir em gibis ou revistas infanto-juvenis? Materiais destes gêneros buscam falar diretamente com o pequeno leitor na linguagem que ele e os amiguinhos dele utilizam trazendo assuntos de gente grande, porém, deforma mais leve e atrativa.

Devemos lembrar que os filhos só se sentem motivados em ler se há algum tipo de exemplo dentro de casa, portanto é fundamental que esse hábito seja presente na vida dos pais e até mesmo avós. Incentive esse tipo de atividade na sua casa, lendo jornais, revistas e quaisquer materiais que geram leitura. Assim todo mundo ganha mais conhecimento e a leitura passa a ser algo comum no dia-a-dia da família.
.
Por: Jornalismo Nós Mulheres.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010