domingo, 5 de fevereiro de 2012

Passeata Internet Segura



Passeata Internet Segura

 Contagem regressiva para a Passeata Virtual Internet Segura, uma ação mundial criada pela rede INSAFE, que agrupa organizações que trabalham na promoção do uso consciente da Internet nos países da União Europeia. No Brasil, é apoiada pelo Instituto Paramitas, Safernet e outras organizações. Saiba mais, acessando o site oficial http://www.diadainternetsegura.org.br/site/sid2012.

É muito importante que a escola estabeleça uma relação de confiança e orientação para que os alunos aprendam a navegar na internet com segurança e saibam que podem sempre contar com o professor toda vez que tiverem qualquer dúvida sobre como devem se comportar diante das diferentes situações apresentadas nos inúmeros ambientes da internet.

Pensando na segurança dos usuários da internet, foi criada a Passeata Virtual Internet Segura, um evento anual, em que você pode participar deixando sua mensagem de mobilização, divulgando ações que realiza ou materiais de apoio. Os debates podem continuar em nosso grupo de discussão no Facebook.

O lema deste ano é: "Conectando gerações e ensinando uns aos outros: descobrindo o mundo digital juntos... com segurança".

O Instituto Paramitas, em parceria com a em Parceria com a Child Protection Partnership (CPP) do Canadá e a Plan Brasil, desenvolveu o game Galáxia Internet, um jogo educativo e totalmente interativo, direcionado para crianças, que contribui para que eles reflitam sobre o uso seguro da internet.

O Galáxia Internet trata de temas como:

- Pesquisas na internet – como saber se a fonte de informações é segura ou se um site é oficial e contém dados verdadeiros e confináveis;

- Uso seguro da Web em lan house – dicas como não salvar arquivos pessoais, como fotos, textos ou senhas nos computadores da lan house;

- Vírus – ensina como evitar que vírus entrem em seu computador, como detectar e-mails suspeitos, como filtrar as mensagens e migrá-las para spam.

- Msn, Skype, redes sociais, chats – dicas como somente aceitar na sua lista de contatos pessoas que você de fato conhece e evitar aceitar perfis suspeitos. Nos bate-papos, nunca passar dados pessoais como telefone, endereço ou senhas.

- Fotolog - evitar colocar fotos que divulguem sua vida pessoal, como sua casa, família ou escola nesses blogs fotográficos e de acesso público.

O evento começa dia 07 de fevereiro! Acesse o site da Passeata Virtual Internet Segura e fique ligado no relógio!






0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010