Processo de acolhimento das
crianças e das famílias
Objetivos
- Envolver as famílias que chegam
à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e
afeto.
- Incluir as crianças na
construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de
cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da
criança com a cultura
Conteúdos
- Inclusão das famílias no
processo de adaptação
- Envolvimento das crianças na
construção da rotina
- Respeito e valorização das
singularidades das crianças
- Mediação das experiências da
criança com a cultura
Idade
2 e 3 anos (a sequência pode ser
adaptada para acolher crianças de até 5 anos)
Tempo estimado
Duas semanas
Materiais necessários
- Objetos para casinha, bonecas,
carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações
da rotina;
- Livros de literatura infantil.
Flexibilização
Para crianças com deficiência
física
Para incluir crianças com
deficiência física nos membros inferiores, o primeiro passo é garantir a
acessibilidade dos espaços da creche. Faça um passeio com a criança pelas salas
e áreas externas e apresente-a aos colegas. Deixe que as crianças interajam e
conversem. Caso as crianças tenham dúvidas, como por exemplo "por que ele
não anda?", responda de forma clara. Aproveite a oportunidade para contar
a todos que a limitação motora do colega, de forma alguma o impede de fazer as
atividades propostas, mas que, para algumas ações, ele pode precisar de ajuda.
Explique isso à criança com deficiência física e mostre que ele pode recorrer a
você ou aos colegas sempre que precisar. Conte com a ajuda da família para
compreender melhor as necessidades e hábitos da criança. Procure manter objetos
ao alcance dos pequenos e respeite o tempo de aprendizagem da criança.
Desenvolvimento
A adaptação começa antes da
entrada da criança na escola. Solicite, portanto, aos familiares que preencham
previamente uma ficha, ou então, realize uma entrevista com perguntas que
retratem quem é a criança: seu nome, se possui irmãos na escola, suas
brincadeiras preferidas, comidas que aprecia ou não, se possui objetos de
apego, chupeta e o que costuma gerar conforto ou desconforto emocional (por
exemplo, a resistência para relacionar-se com pessoas estranhas).
Ao ler as fichas e estabelecer um
primeiro contato com as crianças inicie o planejamento.
1º dia
Organize o ambiente contemplando,
também, as preferências observadas nos relatos das famílias: por exemplo, um
canto de casinha com carrinhos de boneca e bonecas; um outro, com carrinhos e
algumas pistas desenhadas no chão com giz ou fita crepe; um canto com massinha
ou materiais para desenho. O tempo de permanência da criança na escola pode ser
aumentado gradativamente, mas é importante que nos primeiros dias uma pessoa de
sua referência afetiva permaneça o tempo que for necessário próximo dela, mesmo
que seja em outro lugar que não seja a sala de aula.
Já neste primeiro dia mostre que
houve interesse em conhecer a história de cada um, faça comentários do tipo:
"João, sua mãe me contou que você gosta muito de bola, você viu que aqui
nesta sua escola você pode brincar de futebol? Veja quantas bolas separei para
você, quer brincar comigo?", ou: "Marina, eu já sei que você adora
massinha, vamos fazer um bolo e uma festa com seus novos colegas?".
No encerramento dessa proposta,
anuncie para as crianças o que será feito a seguir. Faça um passeio pela escola
e apresente os espaços e pessoas que pertencem a este lugar. Em seguida,
apresente uma brincadeira cantada para as crianças e os pais. No final do dia
faça uma roda de conversa com as crianças e relembre o que observou de mais
significativo do movimento do grupo; narre algumas cenas que revelaram
envolvimento, interesse e anuncie o que viverão no dia seguinte.
Solicite aos pais uma foto da
criança para que seja organizado um canto do grupo na sala de aula.
Avaliação Observe e registre
posteriormente as crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais
resistentes à aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e
construção de vínculos nas próximas situações.
2º dia
Organize os cantos de atividades
diversificadas de desenho, massinha, jogos e fantasias e compartilhe com as
crianças as opções que terão neste dia. Procure circular pelos diferentes
cantos e participe das situações junto com os pequenos.
Num outro momento, apresente para
as crianças o canto que foi escolhido para colocar as suas fotos e envolva-as
nesta situação. Crie um contexto de interação neste momento: ao colocar as
fotos no painel cante músicas com os nomes das crianças ou então faça uma
brincadeira referindo-se a algumas características físicas ou ações observadas
no dia. Por exemplo: "esta menina que vou mostrar agora brincou muito de
bola, comeu muita banana e está ao lado do Lucas. Quem será?"
Faça a leitura de uma história e
mostre onde será o canto de livros do grupo.
No final, apresente uma caixa
onde ficarão os objetos trazidos pelas crianças de casa.
Solicite aos pais que façam um
desenho com seus filhos e tragam no dia seguinte para ser colado nesta caixa.
Se possível tire uma foto do grupo para identificar este objeto que será de
todos.
Avaliação Observe a movimentação
das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anote como
foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos,
ou mesmo daquelas que demonstram certa euforia diante de tanta novidade.
3º dia
Faça mais uma vez a brincadeira
com as fotos das crianças e com as músicas "A canoa virou";
"João roubou pão". Proponha mais uma vez os cantos de atividades
diversificadas de massinha, casinha, pistas de carrinhos e bichos.
Monte com as crianças a caixa
onde ficarão seus objetos e escolham um canto onde ela ficará guardada.
Compartilhe mais uma leitura e
guarde mais um livro na biblioteca que será do grupo.
Encerre o dia recuperando
oralmente o que foi vivido pelas crianças e anuncie algo que as aguardará no
dia seguinte. Faça também um clima de surpresa, de expectativa para as novas
experiências.
Avaliação Invista na interação
com as crianças que demonstram maior dificuldade e resistência. Chame-as para
pegar algum material com você para a organização do ambiente, sente-se ao lado
para fazer um desenho, faça você um mesmo um desenho ou escultura de massinha
para que leve para casa e observe as reações a estas formas de convite. Não se
esqueça de que aquelas crianças que aparentemente estão achando que tudo é uma
"festa", merecem um olhar especial, um colo, momentos de atenção para
se entregarem às propostas e para compreenderem o que está acontecendo com
elas.
4º dia
Receba as crianças com os cantos
de atividades diversificadas (no mínimo 3). Faça mais uma vez a brincadeira com
as fotos. Apresente em forma de desenho ou por meio de fotografias das
crianças, cada situação da rotina (o professor deve organizar este material
previamente). Converse com as crianças o que fazem em cada momento e organize
junto com elas a sequência temporal das atividades. Diga que essas fotos ou
desenhos ajudarão a saber o que farão na escola e que logo após o lanche ou
então da brincadeira no parque, por exemplo, seus pais voltarão para buscá-las.
Cole o quadro da rotina num lugar de fácil acesso para as crianças.
Avaliação Ao anunciar os momentos
que retratam a rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram
sofrimento em estar neste novo ambiente, quais são as situações que viverão e
quando será o momento de reverem as pessoas de sua família todos os dias. Observe
as reações e sempre que chorarem recorra a esta estratégia para ajudar a
tranquilizar as crianças.
5º dia
Receba as crianças em roda e
conte que escolheu montar os cantos que mais gostaram no decorrer da semana.
Quando encerrar, recorra ao quadro da rotina para situar o que farão a seguir.
Faça mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca do grupo. Comente
que, aos poucos, conhecerão muitas histórias. Em seguida, mude a atividade e
faça com o grupo uma salada de frutas (se possível, peça no dia anterior que
cada criança traga de casa uma fruta). Ou então, no lanche, faça um piquenique
no espaço externo da escola.
Encerre o dia com uma
brincadeira. Conte que ficarão dois dias em casa sem vir para a escola, mas que
muitas novidades as aguardam na próxima semana. Fale que brincarão muito e que
o professor estará sempre presente quando precisarem de algo.
Avaliação
Ajude as crianças mais
resistentes à aproximação a transformarem sentimentos em palavras. Reconheça os
desafios ainda existentes, mas reafirme que na próxima semana estará novamente
na escola para recebê-las e investigar quais são as brincadeiras e outras
situações que lhes farão se sentir bem neste ambiente. Se possível, empreste
algum livro ou brinquedo e peça para que cuide bem e traga novamente para a
escola na próxima semana. Isso ajudará neste processo de construção de vínculo
com a escola e com o educador.
Consultoria Clélia Cortez
Formadora do Instituto Avisa Lá,
em São Paulo.
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