By Roseli Brito
Início do ano, turma nova, Escola
nova, enfim, como começar o trabalho com os alunos?
Nem pense em iniciar o trabalho
pedagógico partindo da premissa do que você ACHA que os alunos já sabem. É
preciso investigar, avaliar, levantar o que de fato a turma já sabe e o que
ainda ela não sabe.
O instrumento para fazer isso é
realizar a Avaliação Diagnóstica, que tem o objetivo de verificar a presença e
a ausência dos pré-requisitos de aprendizagem adquiridos, ou não, na série
anterior.
Não há um modelo de Avaliação
Diagnóstica, cada Professor, conforme sua disciplina e os pré-requisitos que
precisam ser trazidos da série anterior, é quem elabora atividades que levantem
o que o aluno sabe e o que ele ainda não aprendeu.
1) Quando e porquê realizar a
Avaliação diagnóstica:
. Realizada no início do curso, período
letivo ou unidade de ensino
. Tem a intenção de constatar se os alunos
apresentam ou não domínio dos pré-requisitos necessários (conhecimentos e
habilidades) para novas aprendizagens, caracterização de eventuais problemas de
aprendizagem e suas possíveis causas (cognitivo).
. Função: diagnosticar
. Serve para identificar alunos apáticos,
distraídos, desmotivados (comportamentos)
De posse dos resultados da
avaliação diagnóstica será possível o Professor ajudar os alunos das seguintes
formas:
. Estimular o relacionamento entre os alunos,
através de jogos e atividades dinâmicas
. Criar intervenções pedagógicas específicas
que auxiliem o aluno a superar dificuldades
. Criar Rotinas que reforcem o comportamento
positivo dos alunos
. Realizar mudanças no ambiente da sala de
aula que favoreça o aprendizado
. Adotar novas práticas de ensino que
estimulem a participação da turma
2) O QUE AVALIAR: Levantar
Pré-Requisitos da série anterior
Muitos Professores sempre mandam e-mail
pedindo modelos prontos de avaliação diagnóstica. Creio que isso se deve ao
fato de que, para o Professor, não há a clareza do que ele deve levantar neste
tipo de avaliação.
Quando você conhece o que deve
diagnosticar, basta você criar atividades pertinentes a sua disciplina, e isso
é algo que você já está acostumado a fazer quando elaboram as tarefas, as
provas, as dinâmicas, os textos, os vídeos, enfim, quando você elabora a sua
aula.
Você precisa ter claro que deve
verificar os objetivos e metas a serem atingidos na série atual, e levantar
quais são os pré-requisitos que o aluno já deve ter adquirido na série
anterior.
Por motivos óbvios, não é
possível fazer neste artigo, um detalhamento de todos os pré-requisitos para
todas as disciplinas e séries, porém a título de ilustração, tomarei como
exemplo um aluno que ingressa no 6º. Ano, e que o Professor de Matemática
precisa levantar se este aluno traz os pré-requisitos necessários para cursar o
6º. Ano e atingir os objetivos estabelecidos para esta série.
- Situação: O
Aluno está matriculado no 6º. Ano (verificar quais são os objetivos
desta série no que se refere à Matemática).
- Levantar quais são os
pré-requisitos que esse aluno deve ter, em Matemática, ao chegar no 6º. Ano
- Exemplos de pré-requisitos que
o aluno já deve trazer do 5º. Ano em Matemática:
. Operações Fundamentais
- adição, subtração,
multiplicação e divisão
- algoritmos das operações
fundamentais
- utilização das operações
fundamentais como ferramenta para a resolução de problematizações
- cálculo mental
. Frações
- conceito e representações
- leitura e escrita
- comparação de frações
- frações discretas e contínuas
- cálculo de fração de quantidade
- frações equivalentes
- simplificação
- operações com frações
- resolução de problemas
envolvendo frações
. Porcentagem e Gráficos:
- conceito de porcentagem a
partir das frações decimais
- cálculo de porcentagem através
de frações equivalentes
- resolução de problemas
envolvendo cálculos de porcentagem
- desenvolvimento de
procedimentos e estratégias para coleta de dados e informações em pesquisa de
diversas naturezas
- construção de procedimentos de
apresentação de dados coletados
- construção, leitura e
interpretação de diferentes tipos de representações gráficas (barra, linha,
setores)
. Geometria: Medidas, Formas e
Construções Geométricas
- conceitos: ponto, linha,
superfície, vértice, aresta, ângulo
- linguagem geométrica
- polígonos
- triângulos e quadrilátero
- propriedades dos triângulos
- conceitos: escalas e simetria
- construções geométricas com o
auxílio do compasso e do transferidor
- ampliação e redução de figuras
- sólidos geométricos
3) Como Avaliar: Instrumentos de
avaliação
Existem diversos recursos e práticas de ensino disponíveis que podem
ser utilizados no momento da avaliação diagnóstica. Idealmente, selecione mais
de um dos instrumentos abaixo :
. Pré-teste;
. Auto avaliação;
. Observação;
. Relatório;
. Prova;
. Questionário;
. Acompanhamento;
. Discussão em grupo;
. Estudos de caso (análise de estudos de
casos com o objetivo de identificar como o aluno responde à avaliação);
. Fichas de avaliação de problemas
(trabalhar com modelos de fichas de avaliação), etc.
A utilização dos instrumentos
deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra. Por exemplo,
aulas com muitos alunos inviabilizam a avaliação por observação ou acompanhamento, enquanto que disciplinas
práticas possibilitam esses instrumentos de avaliação.
Não se surpreenda se, ao analisar
os resultados levantados na Avaliação Diagnóstica você tenha de fazer ajustes
no Planejamento. Afinal, quando o Planejamento é criado, o aluno ainda não foi
avaliado, e, portanto, o Planejamento é elaborado com base em um aluno “ideal”,
e portanto, é um Planejamento longe da realidade dos alunos, pois o Professor o
elabora baseado em suposições e não em
dados reais.
O fato é que, quando as aulas
começam a situação mostra-se outra: alunos
com defasagens de aprendizado, com dificuldades em determinados
conteúdos, e sem os pré-requisitos necessários para cursar aquela série.
E antes que você reclame que
realizar a Avaliação Diagnóstica é uma “perda” de tempo porque você tem que
“dar conta” do Planejamento até o final do ano, já lhe aviso: o objetivo maior
que você deve cumprir é criar todas as
condições para que todos os alunos adquiram as competências necessárias de
aprendizado e não apenas para cumprir o Planejamento.
Por isso mãos à obra: comece o
planejamento pela Avaliação Diagnóstica. Já diz o ditado “Se você falha em não
planejar, você com certeza, já planeja falhar”.
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