sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ser feliz ou estar feliz

Será possível sermos felizes, em um mundo tão infeliz?

Um mundo onde mais da metade da população vive abaixo do nível da pobreza?

Um mundo onde há terremotos, tsunamis, furacões, inundações e seca?

Um mundo injusto, onde pouco mais de mil pessoas possuem riqueza, igual ou superior, à riqueza do conjunto de países onde vive 59% da Humanidade?

É possível ser feliz num mundo assim? É possível ser feliz em um país como o Brasil, onde 46% da riqueza nacional está nas mãos de apenas cinco mil famílias?

Uma privilegiada cabeça brasileira, ao analisar a questão, separou a felicidade em dois tempos: o tempo vertical e o tempo horizontal.

O tempo vertical é o momento intenso, vibrante, de uma realização.

Pode ser a conquista de um título num campeonato, o ter passado no vestibular, o primeiro encontro amoroso, o nascimento de um filho.

Nesse tempo vertical, a pessoa está feliz. É um momento especial, mas passageiro.

Assim, pode-se estar atravessando intensas dores, graves problemas e estar feliz em alguns momentos: pelo diploma conquistado pelo filho, pelo emprego tão aguardado que se anuncia, pela viagem sonhada que se concretiza.

O tempo horizontal é o do dia a dia. Assim, a paixão, o ideal do amor eterno que faz a pessoa desejar estar com o outro é o tempo vertical, de estar feliz.

No relacionamento a dois, na rotina em que, por vezes, se transforma o casamento, há um desgaste natural.

Nesse momento, é que entra o diálogo, a tolerância, a renúncia,o cultivo da ternura, sem o que o amor esfria, até virar indiferença.

Nesse momento a pessoa pode ser feliz. Feliz se tiver a capacidade de romper a rotina: inventar um programa, sair com amigos, ir ao teatro.

Inventar e reinventar cada dia.

Feliz se tiver a sabedoria para descomplicar as questões, acolher os limites, compreender e superar dificuldades.

Dessa forma, podemos estar felizes no dia que ganhamos uma promoção, um aumento de salário compensador.

Podemos estar felizes quando nosso filho volta ao lar, depois de longa viagem ou alguém muito querido nos visita.

São momentos intensos, vibrantes.

O ser feliz é o estado prolongado, sempre recriado e alimentado.

É a sabedoria de viver.

A felicidade, pois, é uma conquista. Podemos sorvê-la, em grande dose em um momento, em um dia e estarmos felizes.

Podemos sorvê-la em gotas homeopáticas, a cada dia, e sermos felizes.

Podemos, pois, escolher, como desejamos a nossa felicidade: em tempo vertical ou em tempo horizontal.

Desejamos estar felizes ou ser felizes?

* * *

Vives momentos de felicidade dos quais não te apercebes.

Diante dos teus olhos estão paisagens ricas de beleza e cor.

Seguem contigo as bênçãos de Deus, que ainda não sabes valorizar.

As ocasiões de amar e ser amado se multiplicam.

Rompe a carapaça que te impede o claro discernimento e aprende a ser feliz.

(Redação do Momento Espírita, com base em texto extraído do livro Dialética da Felicidade (3 tomos), de Pedro Demo, 2001, e na apresentação do livro 'Momentos de Felicidade', pelo Espírito Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.)
O Bloguinho da Vânia
conquistou 500 seguidores.
Parabéns Vânia!
Fiz esse Mimo pra ti com
muito carinho!
Beijos!!!


Sandra Parabéns pelas
46 Mil Visitas no Toque!
Esse Mimo é pra comemorar a conquista.
Beijos!


O Blog Marcia e Carlos e Lindas Mensagens
Comemora 180 Seguidores. Parabéns Mácia!
Fiz um Mimo pra comemorar contigo 
essa conquista!
Beijos!!


O Blog Palavras Soltas comemora
55 Mil Visitas. Parabéns Anninha!
Te ofereço um Mimo com muito carinho!
Beijos!!


Convite que recebi da Bell
para a festa de 23 anos de seu casamento.
Bodas de Palha. Obrigada Bell!
Te ofereço esse cartão, 
com muito carinho!!!
Parabéns!!!



Mais Selinhos que recebi das amigas!
Obrigada a todas pelo carinho!





Lindalva comemora as 13 Mil Visitas
no Blog Ilha da Lindalva. Parabéns Linda!
Fiz esse Mimo com muito carinho pra você!
Beijos!!



Comente aqui...

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia da Educação - 28 de Abril

Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.

Existem vários fatores que contribuem para a evasão escolar e para o analfabetismo. A grande maioria das crianças que estuda na rede pública sofre, além da deficiência do ensino, dificuldades com transporte e alimentação. Além disso, muitas crianças precisam ajudar os pais a trabalhar e cumprem uma jornada dupla que interfere brutalmente no rendimento escolar.

Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.

E quando adulto, quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior será o nível de escolaridade dos filhos também. O Brasil gasta um média de 5,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na educação, mas ainda não consegue suprir a demanda de estudantes.

O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:

Educação Básica: educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio

Educação Superior – universidade e pós-graduação

Mas educar não significa só investir em escola. O primeiro grupo social do qual participamos é a família e ela participa também do que chamamos educação informal. O inicio da educação da criança começa no Lar.

Fonte: Mec Governo Federal


A maior parte do conhecimento humano se dá mediante um processo um processo de educação. Enquanto os animais vivem com base no próprio instinto, o ser humano vive por meio do que aprendeu de seus pais e da sociedade.

O processo de educação começa com a família: os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar e respeitar as outras pessoas. A figura dos pais é complementada pela escola, que, além de ensinar a vida em sociedade - para a qual os pais preparam os filhos -, habilita o jovem para escolher um ofício e ser economicamente produtivo.

O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor. As novas atividades da economia moderna vêm requerendo uma formação mais abrangente dos candidatos aos novos empregos. Boa parte da população, porém, nem sequer tem acesso ao ensino fundamental. Erradicar o analfabetismo é uma meta que o Brasil ainda almeja alcançar e pela qual se esforça.

Desde a última década do século XX, tem havido grandes avanços nessa área. O crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças existentes entre as regiões. Houve um aumento da taxa de escolarização das crianças de 7 a 14 anos de idade. Em todo o Brasil, a proporção dessas crianças que não estavam na escola baixou de 9,8% para 4,3%; como conseqüências, houve redução do analfabetismo e elevação do nível de instrução da população.

O Sudeste deteve a maior taxa de escolarização (96,7%) e o Nordeste, apesar do avanço, a menor (94,1%). O percentual de crianças que estão fora da escola recuou significativamente, também, no Sudeste e no Nordeste.

Esses dados expressivos demonstram a capacidade do povo brasileiro de superar as adversidades. Afinal, a boa educação é a base de uma nação soberana e evoluída, capaz de construir o melhor para si, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.



Invista na educação infantil.

Quem aspira por um futuro melhor para a Humanidade deve contribuir para a educação infantil.

O que se aplique na criança, será devolvido com juros.

O investimento de amor retornará em forma de bênçãos salvadoras e o de abandono volverá como delinqüência e desgraça.

Se te faltam recursos mais específicos para auxiliar a criança, oferece-lhe palavras lúcidas, que não corrompem, exemplos que as estimulem a ser verdadeiros cidadãos mais tarde.

Constrói hoje os teus dias de amanhã.

Autor Joanna de Ângelis


Comente aqui...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Parabéns MAMÃE!!!


Existem momentos em nossas vidas, que jamais poderiam ser resumidos em simples palavras.

Há alguns anos estou convivendo com uma mulher que me desperta diariamente para uma nova realidade, que me faz acreditar sempre mais no verdadeiro significado das palavras como respeito, amor, carinho, dedicação, reconhecimento e paciência.

Mãe você esteve presente em todos os momentos de nossas vidas e embora hoje já não consiga mais se lembrar de coisa alguma por causa do Alzheimer, fique certa de que nós não os esquecemos. 

Tudo que vivemos com você ainda está bem vivo em nossa memória e nesses dias que nos reunimos para comemorar o teu aniversário nos lembramos claramente de tudo que você fez por nós.

Sem dúvida alguma você é uma mulher maravilhosa, uma mãe exemplar. Quero dizer que mesmo com a dificuldade em lidar diariamente com essa doença que nos maltrata tanto, estou feliz em poder retribuir a você um pouquinho de tanto que você fez por mim e por meus irmãos.

Hoje é o seu aniversário e mesmo tendo antecipado a comemoração quero te homenagear e te dar os parabéns mamãe, não só pelo aniversário, mas por tudo que você representa pra nós.

Parabéns Mamãe!!! A você o melhor de mim. O meu amor e as minhas orações dirigidas ao Senhor. A ele todo o meu agradecimento por ter me dado a você. 

Amo-te muito e te entrego nas mãos de Deus para que Ele faça o melhor por você porque você é uma pessoa muito amada por Ele e por todos nós. 

Peço a Ele que te abençoe todos os dias e que não te deixe sofrer. Nesse Dia Especial eu quero que Deus faça transbordar o seu coração de bênçãos.

Te amo muito Mamãe!!!
Comente aqui...

domingo, 24 de abril de 2011

Uma Boa Semana!!!

“Os orientais, neste tempo (de Páscoa), se saúdam com esta aclamação: ‘Cristo ressuscitou’. E eles respondem: ‘Sim, verdadeiramente ressuscitou’. Levemos esta boa nova a todos os que nos rodeiam” (Frei José Rodríguez Carballo, ministro geral dos franciscanos menores, 2011).

Páscoa é renovação da vida divina em nós pela fé. Para quem vive no ocidente tem dificuldade em entender como é difícil ser cristão em países onde é minoria. Seus direitos são cerceados, são perseguidos. Testemunhar sua fé neste ambiente é ser herói. Neste heroísmo, em vez de dizer ‘bom dia’, saúdam com a expressão; ‘Cristo ressuscitou’, tamanha é sua convicção nesta ressurreição. 

Nós aqui bem distantes, temos até feriado para celebrar a Páscoa, muitas vezes nem se quer entramos na Igreja para expressar nosso amor a quem tanto nos ama. Nossa preocupação está em aproveitar o feriado de diversas formas, de chocolates a viagens, mas agradecer nem pensar. 

Foram dois momentos marcantes, a libertação do Egito (páscoa judaica) e a ressurreição de Jesus (páscoa cristã). Se podemos ‘curtir’ o feriado é porque alguém já nos resgatou com sua vida. Reserve um tempo para sua oração nesta Páscoa e se possível, participe das cerimônias para vivenciar este tempo forte de nossa fé. 

(Reflexão feita por José Irineu Nenevê). Bom trabalho!
Comente aqui...

sábado, 23 de abril de 2011

Oportunidades desprezadas


Era a semana da Páscoa. Nunca mais haveria dias de tal significado.

O Pastor estava entre os homens e os homens não O identificaram.

Naquele primeiro dia dos quatro últimos de Sua jornada na Terra, Jesus estava no Templo de Jerusalém. Como muitas vezes anteriores, passara o dia a ensinar às gentes que O desejassem ouvir.

E como das vezes anteriores, sofreu os ataques dos sacerdotes, daqueles mesmos que eram os líderes religiosos de um povo ávido de justiça e consolo.

Então, no entardecer, quando o dia começava a morrer, deixando-se abraçar lentamente pela noite, o Mestre demonstrou Seu cansaço.

Não era o cansaço do povo, das gentes sofridas, das dores multiplicadas que Lhe chegavam, em ondas constantes.

Era o cansaço por verificar o desprezo à religiosidade justamente dos que deveriam ser os mais interessados na preservação do patrimônio religioso.

E eles desprezavam a mensagem de que era portador o Messias.

Num lamento, falou Jesus e o Evangelista Mateus anotou:

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que são enviados a ti. Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos do mesmo modo que a galinha recolhe debaixo das asas os seus pintinhos! E tu não o quiseste. Eis que a tua casa ficará deserta.

Jesus se encontrava na capital religiosa do mundo de então, em plena semana da festa religiosa mais importante do ano.

Ele era o Rei, o Enviado, o Pastor das almas e eles não se davam conta disso.

Todos se preparavam para a comemoração da Páscoa e não aproveitavam a presença celeste entre eles, o Mensageiro mais excelso que a Terra conheceu.

Era um momento especial e os homens o deixaram escorrer por entre os dedos.

* * *

Hoje, ainda, existem oportunidades desprezadas por muitas criaturas.

Deixamos de atender o convite do Pastor para correr em busca de valores efêmeros. Coisas que hoje são valorizadas e amanhã não mais farão parte do rol de itens importantes.

Somente os valores reais são imperecíveis, inalteráveis no tempo.

A serenidade com que Sócrates recebeu a pena de morte que lhe foi imposta é a mesma serenidade que desfrutam todos os que compreendem que a vida é uma passagem rápida por um mundo de formas e inconsistências.

A paz de espírito que movia Gandhi é a mesma hoje, para todos os que abraçam a proposta da não-violência.

O amor ao próximo que motivou Albert Schweitzer a se embrenhar na África Equatorial Francesa para atender aos seus irmãos é o mesmo que moveu Madre 
Teresa de Calcutá, nas estradas da Índia e nas ruelas do mundo.

É tempo de pensar!

É tempo de reformular ações.

Tudo para que não venhamos a nos transformar em uma casa vazia, um lugar deserto.

Tudo para que nos voltemos para as coisas do Espírito, atemporais, imperecíveis.

O que equivale a dizer: sem apegos materiais. Conscientes de que os bens da Terra são para serem usados, para nos servirem, não para nos dominarem.

Conscientes de que as chances de crescimento devem ser aproveitadas, porque nunca se reprisarão da mesma forma, na mesma intensidade...

Pensemos nisso!
(Redação do Momento Espírita)

Comente aqui...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Oração de Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer.
Desejo que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento 
para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que 
estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma prece por aqueles 
que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida 
é um eterno ressurgir.
Não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti,
você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz 
em nome do Pai
e pela humanidade,
que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrifício
Quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor 
da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar 
e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer 
o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que 
sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.
Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco 
que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor! Amém.
http://www.bilibio.com.br



Amigos estou muito feliz em comemorar
35 Mil Visitas no Eterno Aprendiz.
Muito obrigada a você que esteve aqui
Visitando-me!
Deus te abençoe e volte sempre!
Te ofereço o selinho com a dupla comemoração:
Visitas alcançadas e Feliz Páscoa!


Dia 19 foi o aniversário da amiga Sônia
Do Blog Cantinho de Aconchego.
Sônia desculpa, mas não deu pra estar
Presente em sua festa.
Hoje estou aqui pra te desejar
Muito sucesso, saúde e alegrias!!
Parabéns!! Feliz Aniversário!!!
Te ofereço um Mimo com muito carinho!

Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010