“Os orientais, neste tempo (de Páscoa), se saúdam com esta aclamação: ‘Cristo ressuscitou’. E eles respondem: ‘Sim, verdadeiramente ressuscitou’. Levemos esta boa nova a todos os que nos rodeiam” (Frei José Rodríguez Carballo, ministro geral dos franciscanos menores, 2011).
Páscoa é renovação da vida divina em nós pela fé. Para quem vive no ocidente tem dificuldade em entender como é difícil ser cristão em países onde é minoria. Seus direitos são cerceados, são perseguidos. Testemunhar sua fé neste ambiente é ser herói. Neste heroísmo, em vez de dizer ‘bom dia’, saúdam com a expressão; ‘Cristo ressuscitou’, tamanha é sua convicção nesta ressurreição.
Nós aqui bem distantes, temos até feriado para celebrar a Páscoa, muitas vezes nem se quer entramos na Igreja para expressar nosso amor a quem tanto nos ama. Nossa preocupação está em aproveitar o feriado de diversas formas, de chocolates a viagens, mas agradecer nem pensar.
Foram dois momentos marcantes, a libertação do Egito (páscoa judaica) e a ressurreição de Jesus (páscoa cristã). Se podemos ‘curtir’ o feriado é porque alguém já nos resgatou com sua vida. Reserve um tempo para sua oração nesta Páscoa e se possível, participe das cerimônias para vivenciar este tempo forte de nossa fé.
(Reflexão feita por José Irineu Nenevê). Bom trabalho!
0 comentários:
Postar um comentário