quarta-feira, 31 de março de 2010

1º de Abril - Pega na Mentira

Pega na Mentira
Erasmo Carlos e Roberto Carlos

"Zico tá no Vasco, com Pelé
Minas importou do Rio a maré
Beijei o beijoqueiro na televisão
Acabou-se a inflação
Barato é o marido da barata
Amazônia preza a sua mata
Pega na mentira, pega na mentira
Corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela
Pega na mentira
Já gravei um disco voador
Disse a Castro Alves seu valor
Em Copacabana não tem argentino
Sou mais moço que um menino
Vi Papai Noel numa favela
O Brasil não gosta de novela
Pega na mentira, pega na mentira
Corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela
 Pega na mentira

Sônia braga é feia, não é boa
Já não morre peixe, na Lagoa
Passa todo mundo no vestibular
O amor vai se acabar
Carnaval agora é um dia só
Sem censura e guaraná em pó
Pega na mentira, pega na mentira
Corta o rabo dela, pisa em cima, bate nela
Pega na mentira..."
Comente aqui...

1º de Abril - Dia da Mentira


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile epoisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

A Bíblia diz que a mentira não convém aos santos e que o diabo é pai dela. No livro de provérbios, capítulo 6 de 16 a 19 aprendemos que: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
Caro leitor, quando a Bíblia afirma que Deus aborrece e abomina alguma coisa, devemos levar isso a sério. Salomão melhor do que ninguém entendia o que estava afirmando, afinal de contas, ele sabia o quão terrível e temível é o SOBERANO SENHOR.

Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três delas são relacionados aos pecados da língua. As Escrituras Sagradas afirmam que Deus odeia a mentira. Segundo a Bíblia O mentiroso será castigado por Deus (Salmo 7:12-16). Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus. Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor (Salmo 40:4). 

Além disso, o texto também é claro em afirmar que o nosso Deus aborrece a testemunha falsa que profere mentiras. Isto é, em outras palavras Deus odeia aqueles que lançam falso testemunho a respeito de outrem. E por fim, o texto é enfático em afrmar que Deus abomina O que semeia contendas entre irmãos.

Prezado amigo, contendas são obras de maldizentes. Lamentavelmente existem pessoas que ocupam o seu tempo falando mal dos outros e semeando discórdias. Para estas o que importa é denegrir a vida do vizinho, do colega de trabalho, do irmão da igreja, do líder do ministério, do pastor e de quem mais achar por bem. Alguém já disse que contendas são fáceis de começar e difíceis de terminar. Salomão afirmou "que Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas" (Provérbios 17:14).

Pois é, infelizmente os que agem desta forma demonstram não possuir o menor temor a Deus e sua Palavra. Se você é daqueles que tem por hábito falar muito e mal de alguém, resolva em nome de Cristo mudar o seu comportamento fazendo da língua instrumento de bênção.


Curiosidade

Tudo começou em 1564, quando Carlos IX, rei de França, por uma ordonnance de Roussillon, Dauphine, determinou que o ano começasse no dia primeiro de janeiro, no que foi seguido por outros países da Europa. É claro que, no início, a confusão foi geral, de vez que os meios de comunicação ainda eram inexistentes. Não havia rádio, televisão, nem mesmo o jornal, pois a invenção da imprensa, por Gutenberg, só aconteceu muitos anos depois.

Antes de Carlos IX determinar que o dia primeiro de janeiro fosse o começo do ano, este tinha início no dia primeiro de abril, o que resultou ficar conhecido como o Dia da Mentira., por força das brincadeiras feitas com a intenção de provocar hilaridade.

Surgiram, então, as brincadeiras (que os franceses denominavam de plaisanteries) em todo o mundo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir".
Seria um nunca acabar se fossem, aqui, relacionadas as brincadeiras referentes ao primeiro de abril. Até mesmo eram distribuídas cartas convidando amigos para assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem sequer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora em que seria celebrado o suposto casamento.

Vejamos alguns primeiros de abril pregados pela imprensa mundial, conforme relata a revista Isto é, de São Paulo, n11 1488, edição de 8 de abril de 1998:

1) "A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. 0 anúncio do negócio fora feito na Organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo;

2) A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima;

3) A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Paratanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso tudo de acordo com o jornal Moscou Times,,

4) Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas;

5) Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."

Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, a revista Isto é, São Paulo, nº 1510, edição de 9 de setembro de 1998, informou que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela Câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador coberto Requião no dia 1º de abril de 1990 (havia 15 dias que 

Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passara m toda a madrugada no Palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da, Mentira."

Tudo faz crer que as brincadeiras, originárias das plaisanteries francesas, continuem sempre a existir, graças à eternidade das manifestações folclóricas no mundo inteiro.

Comente aqui...

A Semana Santa



A Semana Santa 

Edição e Pesquisa de Lenise Resende
• Jesus Cristo - Para os cristãos, o fato mais importante foi o nascimento do menino chamado Jesus. A história cristã conta que ele nasceu em Belém, na Judéia, no período em que a Palestina pertencia ao Império Romano. Ele é o Messias (Cristo, em grego), o salvador anunciado ao povo judeu, que veio ao mundo para salvar os homens e falar sobre o reinado de Deus. Aos 30 anos, Jesus Cristo começou sua pregação. Anunciando o amor e o perdão de Deus a todos os homens, realizou milagres, como a cura de doenças e a multiplicação de alimentos. Considerado perigoso pelos sacerdotes judeus da época, foi preso sob a acusação de pretender ser divino. Foi julgado, condenado, morto pregado em uma cruz e depois sepultado. Seus seguidores acreditam que, Jesus voltou à vida, três dias após sua morte. E, apareceu aos seus amigos, para encarregá-los de levar seus ensinamentos a todas as partes do mundo. Para isso, eles foram ungidos pelo Espírito Santo.

Atualmente, o Cristianismo, religião dos seguidores de Jesus Cristo, é a religião mais praticada no mundo. Os cristãos dividem-se em católicos, ortodoxos e protestantes. Suas principais festas religiosas são: o Natal (celebração do nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro); a Páscoa (celebração da ressurreição de Cristo); e o Pentecostes (50 dias após a Páscoa, recordando a descida e unção do Espírito Santo aos apóstolos). O calendário da Igreja Católica, a mais antiga entre as cristãs, inclui ainda outras celebrações.
 
 • Semana Santa - Na Semana Santa, os cristãos comemoram os sofrimentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações acontecem na semana que vai do Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa. Nomes de cada dia: Domingo de Ramos; Segunda-feira Santa; Terça-feira Santa; Quarta-feira Santa; Quinta-feira Santa ou Dia de Endoenças; Sexta-feira Santa ou sexta-feira da Paixão; Sábado Santo ou Sábado de Aleluia (malhação de Judas); Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição.

a) O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com seus discípulos. Segundo os evangelhos, ele entrou sentado num burro e foi aclamado pela população que o via como um homem que operava milagres e havia sido enviado por Deus. Hoje, a Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com palmas e ramos proclamando: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". E, os cristãos, manifestam sua fé em Jesus, levando ramos à igreja para serem abençoados pelo padre. Nessa benção, a Igreja implora pela saúde do corpo e da alma dos que moram nas casas onde os ramos serão guardados.

b) A primeira metade da semana santa não é marcada por nenhuma celebração especial. A Igreja, durante estes dias, celebra com profunda atenção o mistério da paixão do Senhor.

c) Na Quinta-feira Santa, destacam-se a Bênção dos Santos Óleos, a Instituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava-pés.

. Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos (Óleo do Crisma, Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos Enfermos). Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

. Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia. Nesta Ceia, na noite em que vai ser entregue, Jesus Cristo ofereceu ao Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e entregou-os para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.

d) Na sexta-feira da Paixão, quando Cristo foi crucificado, é proibida a ingestão de carnes vermelhas. Nesse dia, também não se celebra a Santa Missa. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Solene Ação Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo. À noite as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão do Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto.


e) No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal é a principal celebração, feita em memória da noite santa da ressurreição de Jesus Cristo. É chamada de "a mãe de todas as santas vigílias", porque a Igreja mantém-se em vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

f) Uma das tradições mais conhecidas do Sábado de Aleluia, é a queima ou malhação do Judas, boneco que lembra o apóstolo que traiu Cristo, levando-o à prisão. O boneco, feito com roupas velhas e recheado com jornais ou serragem, geralmente lembra políticos, comerciantes da região ou vizinhos de difícil convívio. Muito popular na Península Ibérica, essa tradição radicou-se em toda a América Latina desde o início da colonização européia. No século XIX, no Rio de Janeiro, os judas recheados de fogos de artifício apareciam junto com demônios. O pintor francês Jean Baptiste Debret registrou, com textos e imagens, esse e outros costumes brasileiros dessa época.


Páscoa - Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, que quer dizer passagem: passagem da escravidão à liberdade. A festa conhecida como a páscoa judaica chama-se Pessach e comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. A Páscoa católica é uma das datas mais importantes do Cristianismo e comemora a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo aos céus. No Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição, são celebradas missas festivas durante todo o dia.

A Páscoa é um feriado móvel (a data varia de ano para ano), que serve de referência para outras datas. O dia é calculado como sendo o primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre após a entrada do outono no hemisfério sul ou da primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. Para determinar a data da Páscoa, mesmo sem ter conhecimento astronômico, conta-se pela Quaresma que dura 40 dias - inicia na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do domingo de Ramos.

Conheça as datas da Páscoa até o ano 2024:

2007 - 08 de abril;
2008 - 23 de março;
2009 - 12 de abril;
2010 - 04 de abril;
2011 - 24 de abril;
2012 - 08 de abril;
2013 - 31 de março;
2014 - 20 de abril;
2015 - 05 de abril;
2016 - 27 de março;
2017 - 16 de abril;
2018 - 01 de abril;
2019 - 21 de abril;
2020 - 12 de abril;
2021 - 04 de abril;
2022 - 17 de abril;
2023 - 09 de abril;
Comente aqui...

Dia da Integração Nacional/Dia da Saúde e Nutrição


Integração nacional é o conjunto de políticas de desenvolvimento nacional, para permitir o desenvolvimento sustentável das economias regionais do país. A finalidade das políticas de integração nacional é minimizar as diferenças econômicas existentes nas várias partes do país, de forma a garantir um desenvolvimento equânime, com oportunidades a todos os cidadãos.

O Brasil é conhecido pelos contrastes regionais que o dividiram em dois pólos econômicos: o Sul, rico e desenvolvido, e o Norte, pobre e atrasado. Além disso, há a divisão em pólos demográficos: a região costeira superpopulosa e o interior com baixa densidade demográfica.

O modo de colonização do Brasil foi o grande causador de todos esses contrastes. Inicialmente, a economia açucareira provocou uma concentração populacional na região litorânea, que se intensificou quando do ciclo da mineração. 

A precariedade dos transportes e da comunicação contribuiu para dificultar a ocupação do interior, característica que persiste até hoje. A falência da economia açucareira, a rota do ouro e a economia cafeeira foram fatores determinantes para a concentração populacional no Sudeste. 

Com a industrialização, as regiões com maiores concentrações demográficas foram, conseqüentemente, aquelas beneficiadas com a instalação de indústrias. Como resultado, houve demanda de mão-de-obra e migração de trabalhadores de outras regiões do Brasil para o Sudeste.

Felizmente, os esforços do governo brasileiro têm obtido êxito na minimização desse contraste. As políticas de desenvolvimento sustentado, os incentivos fiscais e os investimentos em infra-estrutura têm atraído empresas e indústrias para os estados brasileiros menos favorecidos.

http://calendario-2010.net/site/dia-31-de-marco-dia-da-integracao-nacional/ 

Dia da Saúde e Nutrição


A alimentação tem um papel fundamental na manutenção da saúde.
Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica.
Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.Hábitos alimentares errados podem estar relacionados ao aparecimento de câncer ,doenças ocasionadas pela carência vitamínica,doenças cardiovasculares e muitas outras.
Mas uma boa alimentação está intimamente ligada a uma melhoria da qualidade de vida como diminuição da pressão arterial e controle de diversas outras doenças.


O Cirurgião e o Mecânico

Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardíaco muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. O mecânico pára e pergunta:

- Hei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?

O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando.

O mecânico se levanta e começa:
 

 



- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. 

Como é então que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?

O cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao mecânico:
- Tente fazer isso com o motor funcionando!
Comente aqui...

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim...


Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
A paz que anda nas calçadas sem fim,
O amor desencontrado pela solidão,
A esperança anunciando um rumo a seguir;
Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
O sorriso puro da criança,
O gesto caloroso do amigo sincero,
A clareza dos sentimentos entre as pessoas;

Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
A solidariedade presente em cada coração,
O respeito pela vida reverenciado em cada ser,
O carinho das mães pelos filhos;

Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
As orações diárias de milhões de pessoas,
O desejo de harmonia, compreensão e paz,
O prazer para que o dia seguinte seja muito melhor;

Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
O ovo de chocolate simbolizando a fartura,
A compreensão entre os povos,
As palavras de Fé em Deus;

Coelhinho da páscoa,
o que trazes pra mim?
Eu trago em meus achados e perdidos
Um minuto de silêncio com um pedido,
Que as pessoas se encontrem no amor e na Fé,
Que se respeitem não só na PÁSCOA,
mas a cada dia!
http://artemagianopsp.blogspot.com
Comente aqui...

terça-feira, 30 de março de 2010

Feliz Páscoa!!!

Amigos Seguidores e Visitantes,
Fiz esse Selinho para desejar a todos
 uma Páscoa de muito AMOR, UNIÃO e SOLIDARIEDADE.







Comente aqui...

Parabéns Amigas!!!

Três amigas queridas comemoraram visitas no Blog.
Fico feliz em participar dessa conquista!!!
Parabéns queridas:
Sônia Silva - Cantinho de Aconchego 13 000 Visitas!
Sandra Veneziane - Ao Toque do Amor 23 000 Visitas!
Anninha - Palavras Soltas 30 000 e 31 000 Visitas!
Vocês merecem!!!!
Obrigada pelos Selinhos!!

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic


Image and video hosting by TinyPic

Esses Mimos foram feitos com muito carinho
para vocês, amigas!!!
Parabéns!!!!






Comente aqui...

segunda-feira, 29 de março de 2010

EXPERIMENTE SALVADOR!!!!


Experimente Salvador. Só quem experimenta Salvador da Bahia sabe o gosto que essa terra tem e entende por que a capital baiana é um dos principais destinos turísticos do mundo… Saboreie todos os cantos e todos os temperos dessa Feliz Cidade. Bem vindos à Capital da Alegria! Bem vindos à Salvador da Bahia!
 
 Salvador (do antigo nome completo São Salvador da Baía de Todos os Santos) é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Os habitantes são chamados de soteropolitanos, gentílico criado a partir da tradução do nome da cidade para o grego: Soterópolis, ou seja, “cidade do Salvador”, composto de Σωτήρ (”salvador”) e πόλις (”cidade”).
Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com quase três milhões de habitantes, e a terceira cidade mais populosa do Brasil, segundo estimativas de 2007 (depois de São Paulo e Rio de Janeiro), primeira do Nordeste e a sétima mais populosa da América Latina (superada por Cidade do México, São Paulo, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago). Sua região metropolitana, conhecida como “Grande Salvador”, possui 3.677.060 habitantes (IBGE/2007), o que a torna a segunda mais populosa do Nordeste, sexta do Brasil e 111ª do mundo. 
É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte: IBGE), e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Fortaleza de Santo Antônio, são 13° sul e 38° 31′ 12” oeste. Centro econômico do estado, é porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico, tem diversas universidades e uma base naval.
 Salvador é, sem dúvida, uma das cidades mais belas do mundo. Por isso, e por outra série de características singulares, tornou-se também um dos principais destinos turísticos internacionais. Famosa pela sua história, pelo legado deixado por povos de outros continentes, pela miscigenação cultural, pelo sincretismo religioso e pelo povo hospitaleiro, a capital baiana é cenário e objeto de estudo de profissionais de diversas áreas, há muitos anos. Atrai ainda visitantes de todos os cantos, que chegam trazidos pela melhor propaganda que já inventaram: a que se difunde experimentalmente, a famosa propaganda “boca a boca”.
A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de “Capital da Alegria”, devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e “Roma Negra”, por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África.
 Texto:http://opiniaoweb.com
Comente aqui...

PARABÉNS SALVADOR!! CIDADE LINDA QUE AMO!!!

Parabéns Savador!
461 Anos de História!!!

Hoje, 29 de março, Salvador completa 461 anos de fundação. Pesquisando na net, encontrei esse post interessante no Blog Conversa de Menina que com base em documentos históricos, conta a origem de Salvador, a sua importância para o processo de colonização do Brasil

A cidade, atual terceira maior capital do país, foi planejada com a perfeição de engenharia naval a qual os portugueses estavam habituados desde o século XV, quando dominaram os mares, senhores absolutos do tráfico de escravos e do comércio de especiarias entre oriente e ocidente.
Chegada de colonos ao Brasil no século XVI

O processo de colonização no Brasil foi lento e desordenado. Diversos modelos foram testados, um deles, o das capitanias hereditárias, perduraria por séculos -, a última capitania foi extinta apenas em 1763. No entanto, foi preciso organizar um Governo Geral para zelar pelas capitanias, o que ocorreu em 1549, justamente com a fundação de Salvador. A cidade foi planejada para ser o centro do poder da colônia, o braço administrativo do império português neste lado do Atlântico. Sua função principal, como sede, era fortalecer e organizar as capitanias, até então desunidas e desorganizadas, com raras exceções.

Em 2003, fiz uma grande reportagem sobre a origem da cidade e sobre os motivos que levaram D. João III, um rei que nunca pisou na sua colônia, (aliás, o único a fazer isso foi D. João VI, no século XIX) a ordenar a construção da cidade-fortaleza. Dois anos depois, voltei ao tema como pesquisadora e redatora do livro-reportagem Encostas, publicação da Prefeitura Municipal de Salvador sobre o desenvolvimento urbano da capital desde o século XVI. De lá para cá, li outras coisinhas. Para mim, conhecer a história da minha cidade é um exercício precioso para compreender a realidade que me cerca e suas desigualdades.

Convido vocês a embarcar nessa viagem rumo ao passado de Salvador, começando pelo processo de colonização do Brasil e a instituição das Capitanias Hereditárias. Em outro post, vamos falar do Governo Geral e da epopéia de Thomé de Souza para construir a cidade. Aproveitando a sequência histórica, convido vocês, aí onde moram, a fazer o mesmo: pesquisar as origens da sua cidade.

I – Das feitorias às capitanias hereditárias:
Do desembarque de Pedro Alvarez Cabral em Porto Seguro, em 22 de abril de 1500, até o início do processo de colonização no Brasil, foram gastos mais de 30 anos em que a coroa portuguesa não sabia o que fazer com a imensidão de terras ocupadas. Não sabia e também não queria fazer nada, porque dava trabalho e custava dinheiro.

O Brasil, nos seus 30 primeiros anos de colonização, servia como entreposto para extração de pau-brasil, a madeira usada para tingir tecidos, que valia muito na Europa. Em Porto Seguro, nesse período, havia um ou dois engenhos de açúcar muito primitivos. Serviam como teste da coroa portuguesa, que já havia instituído a indústria açucareira em Cabo Verde, nas Antilhas e nos Açores. Era uma garantia de futuro, descobrir se a nova colônia realmente fazia jus à descrição do escrivão Pero Vaz de Caminha: “nessa terra, em se plantando, tudo dá”.

O litoral imenso do Brasil era terra de ninguém. Piratas e corsários infestavam. Extraiam pau-brasil sem autorização de Portugal. Praticavam escambo com os índios. A coroa não queria gastar para mandar povoar o Brasil, não queria gastar para mandar guardar a costa brasileira. Nas colônias espanholas (no restante do que hoje conhecemos como América Central e América do Sul), jorrava ouro e prata do solo. Enquanto no Brasil, nem uma pepita para amenizar o “prejuízo” português.

O Brasil era um abacaxi de dimensões continentais para a coroa descascar. Não tinha pedras preciosas ou metais visíveis, estava infestado de piratas e de índios, que eram os ocupantes legítimos da terra. Privatizar a colonização era a solução para impedir que o vasto território fosse invadido por holandeses, franceses, espanhóis. E se, realmente houvesse outras riquezas aqui além do pau-brasil? Valia a pena manter a posse da terra, disso a coroa não duvidava, o problema era quem pagaria a conta.

Donatários em ação - Na teoria era bem simples. O rei dividiria o território brasileiro em 15 grandes lotes, doados para 12 fidalgos da coroa. Alguns receberam mais de um lote. Esses nobres, por sua vez, seriam responsáveis por colonizar o Brasil, cada um faria as benfeitorias no seu pedaço de território. Os donos da terra teriam direito de fundar vilas, conceder sesmarias (que eram como grandes fazendas), cobrar impostos, distribuir justiça, legar sua terra aos filhos, netos e bisnetos… Seriam obrigados a pagar uma taxa dos impostos ao rei e não poderiam explorar os produtos que fossem monopólio da coroa.

Cada donatário traria seus próprios colonos, gastaria do próprio bolso, investiria no projeto do rei e garantiria para ele a posse do Brasil, dando lucro, ainda por cima. Mas, não foi bem assim que a coisa aconteceu. Da teoria para a prática, houve uma sucessão de porém que transformou o processo todo numa grande bagunça. Territórios imensos, que deveriam ser povoados e gerar receita, transformaram-se em gigantescos latifúndios. Os donos nem tomavam conhecimento.
Francisco Pereira Coutinho escapou de um naufrágio...
Para começo de conversa, alguns donatários não se interessavam em deixar o conforto da corte e se lançar numa aventura marítima.

A travessia de Portugal para o Brasil naquela época era um suplício: dois meses no mar, sem água e comida frescas, sem banho, com as gengivas sangrando de escorbuto, piolhos e pulgas fazendo morada nos corpos e cabelos. Depois, uma vez no Brasil, tomar posse da capitania significava pacificar ou exterminar os índios, que não sairiam de sua terra assim tão facilmente. Erguer uma vila não era tão simples, arrumar moradores para ela, instituir uma rotina de povoamento eram processos lentos. Alguns nobres simplesmente acreditavam que o Brasil era um tremendo presente de grego e não apareceram por aqui. Justiça seja feita, houve donatários que até tentaram, mas navegaram numa maré de azar de dar pena.

Quatro capitães perderam suas fortunas investindo na colonização brasileira. Aires da Cunha, dono do Maranhão, além de ficar na miséria, morreu em um naufrágio; Francisco Pereira Coutinho (o dono da capitania da Baía de Todos os Santos) foi morto pelos tupinambás da ilha de Itaparica, depois de sobreviver a um naufrágio; Pero de Campo Tourinho (Porto Seguro) foi preso pela Inquisição, acusado de heresia. E Vasco Fernandes Coutinho (do Espírito Santo) virou alcoólatra, gastou o dinheiro todo e voltou para Portugal reduzido a mendicância.

As capitanias que deram certo foram as de São Vicente e Pernambuco, dos donatários Martin Afonso de Souza e Duarte Coelho. Deram certo, lógico, sob a ótica do colonizador, porque para os índios o negócio resultou em morte e escravidão. Quando Thomé de Souza chegou ao Brasil, com a missão expressa de fundar uma capital para o governo geral e botar ordem nas capitanias, essas duas eram as únicas que se mantinham sólidas, prosperando e rendendo dividendos. O resto todo do território continuava a ser terra de ninguém. Coube a um senhor de 48 anos, de obediência cega a El Rei D. João III, mas de vontade de ferro no comando da colônia, instituir o que hoje conhecemos por Brasil.
...para ser morto pelos tupinambás
A última capitania foi extinta no século XVIII, mas a origem da unidade territorial brasileira está nessa forma primitiva de administração. Como escreve o professor Luiz Henrique Dias Tavares, na sua História da Bahia, “as capitanias deram início à ocupação efetiva da terra, enquanto o governo geral instituiu oficialmente o poder de Portugal na colônia”.

As estruturas de poder vigentes hoje no país, também têm origens naquela época. A divisão do Brasil em estados e municípios, que têm nomes herdados das suas capitanias de origem, é um exemplo dessa herança de quase 500 anos.

Fontes de pesquisa para este post:

“Donos da Terra”, reportagem publicada na edição de domingo, 06 de abril de 2003, do caderno Correio Repórter (jornal Correio da Bahia);
História da Bahia; do jornalista e historiador Luis Henrique Dias Tavares
Regimento do Governador e Capitão-General Thomé de Souza; coleção Documentos de Salvador, Fundação Gregório de Mattos, 1998
Os donos do poder – Governo Geral no Brasil de 1549 até 1808; Raimundo Faoro, Rio de Janeiro
Comente aqui...

domingo, 28 de março de 2010

Obrigada amigas queridas!!!!

Queridos amigos!

Adoro ganhar selinhos, mas esse mês me atrapalhei toda com eles.
Fiquei sem meu Notebook (minha filha precisou viajar e o levou com ela).
Quando resolvi viajar também pra descansar, acabei usando PCs do marido e do filho e salvava os selinhos que recebia ora em um, ora em outro e depois fiz a maior confusão. Hoje vou tentar postar todos eles. 
Agradeço de coração as amigas que com tanto carinho ofereceu-me selinhos, mesmo sabendo que não os estava postando.
Amigas Blogueiras se entendem e sabem que por vários e inexplicáveis motivos, nem sempre podemos responder e postar todo carinho que recebemos "a tempo e a hora”. O importante é saber que cada uma é especial em sua maneira de ser.
Às vezes fico constrangida com o carinho que recebo e que não sei se correspondo como deveria, mas acreditem, tenho muita ternura, carinho e um grande respeito por todos os Seguidores do Blog Eterno Aprendiz e também pelos autores dos Blogs que escolhi seguir.
Estou imensamente grata a todos vocês. É claro que algumas são mais “chamegosas”, doces, carinhosas, espontâneas, divertidas, “tecnológicas” (sabem tudo de Internet, fazem PSP como ninguém, tem muita habilidade com as teclas do PC, rsrsrsrsrsrsrs...), mas nem mais nem menos importantes para mim e para o meu Blog. De verdade, vocês são a mola propulsora dele e a minha “força” pra seguir com ele.

Obrigada, obrigada, mil vezes OBRIGADA pelo carinho e pela AMIZADE.

Esses Selinhos que estou postando, recebi no mês de Fevereiro e Março, das Amigas:

Sandra Veneziane - http://aotoquedoamor.blogspot.com/
Anninha - http://anninhadoleonardo.blogspot.com/
Joanna Neves - http://joananeves.splinder.com/
Irene - http://avitrinedossonhos.blogspot.com/
Débora - http://blogdatiadebora.blogspot.com/
Cristiane - http://infinitodacris.blogspot.com/
Vilma - http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/
Professora Fabi - http://fabicaic.blogspot.com/
Cacau - http://ensaiosdeamor.zip.net/

Alguns recebi mais de uma vez e vieram com regrinhas, mas como não postei de imediato, peço licença para oferecer a todos os amigos que me visitarem e que ainda não receberam esses selinhos ou algum deles.
Fiquem à vontade pra levá-los pois vocês todos merecem.

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
Cacau, obrigada pelo Award!



Os Selos Comemorativos postarei depois.
Beijos!!!
Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010