quarta-feira, 31 de março de 2010

A Semana Santa



A Semana Santa 

Edição e Pesquisa de Lenise Resende
• Jesus Cristo - Para os cristãos, o fato mais importante foi o nascimento do menino chamado Jesus. A história cristã conta que ele nasceu em Belém, na Judéia, no período em que a Palestina pertencia ao Império Romano. Ele é o Messias (Cristo, em grego), o salvador anunciado ao povo judeu, que veio ao mundo para salvar os homens e falar sobre o reinado de Deus. Aos 30 anos, Jesus Cristo começou sua pregação. Anunciando o amor e o perdão de Deus a todos os homens, realizou milagres, como a cura de doenças e a multiplicação de alimentos. Considerado perigoso pelos sacerdotes judeus da época, foi preso sob a acusação de pretender ser divino. Foi julgado, condenado, morto pregado em uma cruz e depois sepultado. Seus seguidores acreditam que, Jesus voltou à vida, três dias após sua morte. E, apareceu aos seus amigos, para encarregá-los de levar seus ensinamentos a todas as partes do mundo. Para isso, eles foram ungidos pelo Espírito Santo.

Atualmente, o Cristianismo, religião dos seguidores de Jesus Cristo, é a religião mais praticada no mundo. Os cristãos dividem-se em católicos, ortodoxos e protestantes. Suas principais festas religiosas são: o Natal (celebração do nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro); a Páscoa (celebração da ressurreição de Cristo); e o Pentecostes (50 dias após a Páscoa, recordando a descida e unção do Espírito Santo aos apóstolos). O calendário da Igreja Católica, a mais antiga entre as cristãs, inclui ainda outras celebrações.
 
 • Semana Santa - Na Semana Santa, os cristãos comemoram os sofrimentos, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações acontecem na semana que vai do Domingo de Ramos até o Domingo da Páscoa. Nomes de cada dia: Domingo de Ramos; Segunda-feira Santa; Terça-feira Santa; Quarta-feira Santa; Quinta-feira Santa ou Dia de Endoenças; Sexta-feira Santa ou sexta-feira da Paixão; Sábado Santo ou Sábado de Aleluia (malhação de Judas); Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição.

a) O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com seus discípulos. Segundo os evangelhos, ele entrou sentado num burro e foi aclamado pela população que o via como um homem que operava milagres e havia sido enviado por Deus. Hoje, a Igreja recorda os louvores da multidão cobrindo os caminhos para a passagem de Jesus, com palmas e ramos proclamando: "Hosana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor". E, os cristãos, manifestam sua fé em Jesus, levando ramos à igreja para serem abençoados pelo padre. Nessa benção, a Igreja implora pela saúde do corpo e da alma dos que moram nas casas onde os ramos serão guardados.

b) A primeira metade da semana santa não é marcada por nenhuma celebração especial. A Igreja, durante estes dias, celebra com profunda atenção o mistério da paixão do Senhor.

c) Na Quinta-feira Santa, destacam-se a Bênção dos Santos Óleos, a Instituição da Eucaristia e a Cerimônia do Lava-pés.

. Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos (Óleo do Crisma, Óleo dos Catecúmenos, Óleo dos Enfermos). Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia. O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

. Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia. Nesta Ceia, na noite em que vai ser entregue, Jesus Cristo ofereceu ao Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e entregou-os para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento do altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.

d) Na sexta-feira da Paixão, quando Cristo foi crucificado, é proibida a ingestão de carnes vermelhas. Nesse dia, também não se celebra a Santa Missa. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Solene Ação Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo. À noite as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão do Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto.


e) No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a Vigília Pascal é a principal celebração, feita em memória da noite santa da ressurreição de Jesus Cristo. É chamada de "a mãe de todas as santas vigílias", porque a Igreja mantém-se em vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

f) Uma das tradições mais conhecidas do Sábado de Aleluia, é a queima ou malhação do Judas, boneco que lembra o apóstolo que traiu Cristo, levando-o à prisão. O boneco, feito com roupas velhas e recheado com jornais ou serragem, geralmente lembra políticos, comerciantes da região ou vizinhos de difícil convívio. Muito popular na Península Ibérica, essa tradição radicou-se em toda a América Latina desde o início da colonização européia. No século XIX, no Rio de Janeiro, os judas recheados de fogos de artifício apareciam junto com demônios. O pintor francês Jean Baptiste Debret registrou, com textos e imagens, esse e outros costumes brasileiros dessa época.


Páscoa - Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach, que quer dizer passagem: passagem da escravidão à liberdade. A festa conhecida como a páscoa judaica chama-se Pessach e comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito. A Páscoa católica é uma das datas mais importantes do Cristianismo e comemora a ressurreição e a ascensão de Jesus Cristo aos céus. No Domingo da Páscoa ou Domingo da Ressurreição, são celebradas missas festivas durante todo o dia.

A Páscoa é um feriado móvel (a data varia de ano para ano), que serve de referência para outras datas. O dia é calculado como sendo o primeiro domingo após a Lua Cheia que ocorre após a entrada do outono no hemisfério sul ou da primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de Março e 25 de Abril. Para determinar a data da Páscoa, mesmo sem ter conhecimento astronômico, conta-se pela Quaresma que dura 40 dias - inicia na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do domingo de Ramos.

Conheça as datas da Páscoa até o ano 2024:

2007 - 08 de abril;
2008 - 23 de março;
2009 - 12 de abril;
2010 - 04 de abril;
2011 - 24 de abril;
2012 - 08 de abril;
2013 - 31 de março;
2014 - 20 de abril;
2015 - 05 de abril;
2016 - 27 de março;
2017 - 16 de abril;
2018 - 01 de abril;
2019 - 21 de abril;
2020 - 12 de abril;
2021 - 04 de abril;
2022 - 17 de abril;
2023 - 09 de abril;

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010