sábado, 13 de março de 2010

COMPETÊNCIAS DE PRATICA DE LEITURA



Visitando o Blog Educação e Suas Especificidades
encontrei esse Post e não pude deixar de trazer. 
Assim compartilho o que é bom
com um maior número de colegas.
 


COMPETÊNCIAS DE PRATICA DE LEITURA

- Selecionar textos ou livros para ler em função de seus objetivos pessoais

- Consultar no material disponibilizado, a informação desejada_ Localizar afirmação explicita em texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.

- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto _ Inferir uma afirmação implícita em um texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.

- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, a partir da tipologia apresentada

- Confirmar ou retificar suposições de sentido, feitas nas antecipações

- Estabelecer relação de continuidade em histórias em quadrinhos

- Identificar uma relação direta de causa-efeito em um texto

- Identificar começo, meio e fim de uma história lida

- Identificar personagens de texto narrativo

- Descrever personagens quanto ás suas características físicas e psicológicas, de acordo com o texto

- Distinguir fala do narrador e fala do personagem em textos narrativos

- Reconhecer em um texto, a relação de causa-consequência em ações de personagens

- Identificar o tema de texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.

- Identificar a idéia central em um texto

- Resolver duvida de leitura consultando o dicionário

- Resolver duvida de leitura continuando a ler em busca de esclarecimentos

- Empregar na leitura, informações contidas no glossário ou em notas de rodapé

- Distinguir na comparação de textos do mesmo gênero, as características apresentadas em cada um deles

- Distinguir na comparação de textos de diferentes gêneros, as características gráficas apresentadas em cada um deles

- Distinguir na comparação de texto de diferentes gêneros, a organização de idéias apresentadas em cada um deles

- Reconhecer no texto, o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de termos, palavras ou expressões

- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de linguagem coloquial em texto narrativo

- Atender informações explícitas em texto instrucional

- Escolher dentre as alternativas, frases resumo de um texto

- Ler em voz alta com fluência

- Ler para a classe de forma clara

- Ler para a classe atendendo à pontuação

- Ler em voz alta com entonação adequada

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010