segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O que devo fazer no meu primeiro dia como professor?


Você tem dúvidas sobre sua prática 
em sala de aula? 

Mande sua pergunta para a formadora de professores Heloisa Cerri Ramos, que estreia coluna neste mês em NOVA ESCOLA. 
 Leia os primeiros textos:
O que devo fazer no meu primeiro dia como professor?
Pergunta enviada por José Rodrigo, João Pessoa, PB

José Rodrigo, sua indagação mostra que não só o estudante fica ansioso com o primeiro dia de aula. O professor também pode se sentir inseguro e criar expectativas para a ocasião.
Antes de decidir as atividades que vai desenvolver, pesquise quem são eles, a faixa de idade, seu histórico de desenvolvimento, o ano/série que vão cursar e verifique de quanto tempo dispõe.

É prudente planejar uma situação de conversas. Afinal, aula é espaço de interação, de interlocução, de diálogo. Se for possível, escolha um lugar da escola agradável para se sentarem em roda no chão.

Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho.

É natural que todos queiram se conhecer e saber o que vão estudar. Por isso, logo em seguida, inicie a apresentação da garotada. Divida o grupo em duplas, incluindo você. Uma entrevista o outro, perguntando nome, preferências musicais, literárias, hobbies, sonhos, onde mora, o que planeja para o futuro etc. e depois cada entrevistador apresenta o colega para o grupo.

Esse primeiro dia pode também ser planejado por toda a equipe escolar com atividades variadas, como uma gincana e um lanche coletivo. O importante é dar à ocasião toda a atenção que ela merece, já que se trata do primeiro de muitos outros encontros. Deixe a apresentação detalhada do conteúdo e as combinações com a turma sobre as aulas (avaliação, tarefa de casa etc.) para o segundo dia de aula.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010