quinta-feira, 15 de julho de 2010

Deixe seu inverno mais saudável


Você pode aproveitar o melhor da estação sem brigar com a balança

A chegada do inverno geralmente vem acompanhada da preocupação com o ganho de peso, já que a estação é um convite à gula e ao sedentarismo.

Nessa época do ano, com as baixas temperaturas, é comum sentirmos mais fome e não prestarmos atenção ao valor calórico e nutricional do que comemos. Também costuma faltar motivação para a prática de exercícios físicos.

Mas inverno não deve ser sinônimo de aumento de peso. O ideal e saudável é chegar ao final dessa estação com o corpo em forma e a saúde em dia. Para não cair nas "armadilhas" da estação, é importante ficar atento à escolha dos alimentos. 

É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e prevenir gripes, resfriados e infecções comuns ao inverno. Mas os exageros também não são bem vindos, pois podem resultar no ganho de peso.

Delícia de inverno

Confira algumas dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde:

- Beba sempre bastante líquido. Mesmo suando menos, precisamos nos manter hidratados. Além da água e das bebidas quentes, podemos utilizar a água de coco ou sucos de frutas orgânicas.

- Para curtir os dias e as noites mais frias da estação, mantendo a forma, nada melhor do que um chá quente. Os chás de ervas, além de trazer benefícios à saúde, não contêm calorias, ao contrário do chocolate quente e cappuccino, por exemplo.

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No inverno é comum que as pessoas consumam maiores quantidades de vinho, conhaque para se manterem aquecidas. Saiba que 1,0g de álcool tem 7,0 Kcal e que seu consumo em grande quantidade favorece não só o ganho de peso, como a desidratação. Na hora de escolher uma bebida alcoólica, opte por uma sangria, que por ser diluída, contém menos calorias, menos álcool, além de ser mais nutritiva.

- As sopas são boas opções. São saudáveis e quentinhas. Prepare-as com legumes batidos, sem adição de creme de leite ou queijos gordurosos. Caso queira dar um toque especial, tempere com MISSÔ (pasta fermentada de soja), acrescente raspas de gengibre, ervas naturais (salsinha, manjericão, alecrim, orégano, louro).

- Para engrossar as sopas, use aveia, rica em fibras e nutrientes. Quinua e amaranto também são bons ingredientes, que enriquecem os caldos e as sopas.

- Se as saladas não apetecem, consuma as verduras refogadas ou na forma de suflês. - Quando desejar consumir doces, opte por barrinhas de cereais, granola, chocolate amargo, "chocolate" de alfarroba, frutas secas, in natura ou assadas (salpicadas com canela, cacau).

- Para aquecer a noite, uma boa sugestão é um mingau de quinua ou amaranto, com bebida vegetal de arroz e agave. Boa fonte de vitaminas, minerais e fibras que ajudam a saciar a fome. Aproveite essas dicas e curta o inverno de bem com seu corpo!

Texto: Flávia Morais - Nutricionista da rede Mundo Verde
CRN4: 2001100385 

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010