domingo, 13 de junho de 2010

Dia de Santo Antonio - 13 de Junho

Dia de Santo Antonio


Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado hoje, 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Santo Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.

O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, numa família rica. Aos 15 anosentrou para um convento e em 1220 trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana, como seguidor de São Francisco de Assis.

Morreu aos 36 anos precocemente, de uma doença chamada hidropsia, que acumula liquido no tecido celular ou em cavidades do corpo.

Foi canonizado apenas 11 meses após sua morte pelos milagres provados que fazia.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja.

Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços.

Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.


Para não perder a tradição (e nem o seu amor), vou dar umas dicas de simpatias de Santo Antônio só pra garantir que vai dar tudo certo. O resto é com vocês:

Simpatia pra arranjar namorado(a): Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar, e faça pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá até arranjar uma pessoa pra namorar.

Para ser pedida em casamento: Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque no altar se Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.

Para saber em quanto tempo irá casar: Na madrugada do dia 13 de junho, pegue uma aliança e amarre-a num fio ou linha. Pegue um copo e segure o fio de modo que a aliança fique dentro do copo. Então pergunte em quantos anos você irá casar. A quantidade de batidas corresponde a quantidade de anos que faltam para o dia D.

Para fazer as pazes: Providencie um cravo e uma rosa. Amarre os talos unindo-os com uma fita verde, no qual deverá ser dado 13 nós. Durante todo o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio irá uni-los outra vez.

Para descobrir o nome do futuro companheiro: Ecreva o nome de possíveis candidatos a futuro companheiro, um em cada papel, e deixe um dos papéis em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, coloque os papéis dobrados em cima de um prato ou bacia com água e deixe-o a madrugada toda ao relento. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto indicará o escolhido. No caso do papel branco, implica dizer que nenhum dos candidatos expostos será seu namorado ou marido.

Existem outras milhares de simpatias muito legais de fazer. Muitas mesmo! Verdade ou não, não custa nada tentar, né? Creio que tenha dado minha contribuição. Ah, e quando casar, a lua-de-mel pode ser no Nannai (dá uma lida na publicação “Turismo em Pernambuco: Nannai Beach Resort”), olha só que chique…rsrs. Boa sorte e boas festas juninas!

Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como “os responsos”, o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.


ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO

Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Santo Antonio, rogai por nós.

Depois rezar Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

ORAÇÃO

Santo Antonio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o sacramento do amor, comparado ao amor que Cristo tem para com a Igreja.
Eu me sinto chamada para o casamento: por isto, Santo Antonio, ajuda-me a encontrar um namorado bom, amável, sério e sincero, que tenha os mesmos sentimentos de afeto que eu sinto. Faze que nos completemos um ao outro e formemos uma união abençoada por Deus, para que nós dois, juntos, sejamos capazes de vencer possíveis problemas familiares e conservemos sempre vivo o nosso amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.
Santo Antonio, abençoa-nos a mim e a meu namorado; acompanha-nos até o altar e conserva-nos unidos pelo resto da nossa vida.
Santo Antonio, rogai por nós.

Oração dos Namorados

Grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno(a) e alegre. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com a vocação sagrada para formar uma família. Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas. Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.Quanto mais fé for colocada na oração e nos pedidos, maiores as chances de alcançar a graça. Amém!

Oração a Santo Antônio

Ó grande e bem-amado
Santo Antônio de Lisboa!
Vosso amor a Deus e ao próximo,
vosso exemplo de vida cristã,
fizeram de vós
um dos maiores Santos da Igreja.
Eu vos suplico
tomar sob vossa proteção valiosa
minhas ocupações,
empreendimentos,
e toda a minha vida.
Estou persuadido
de que nenhum mal
poderá atingir-me
enquanto estiver
sob a vossa proteção.
Protegei-me e defendei-me:
sou um pobre pecador.
Recomendai minhas necessidades
e apresentai-vos
como meu medianeiro a Jesus,
a quem tanto amais.
Por vosso mérito,
Ele aumente minha fé e caridade,
console-me nos sofrimentos,
livre-me de todo mal
e não me deixe sucumbir na tentação.
Ó Deus poderoso,
livrai-me de todo o perigo
do corpo e da alma.
Auxiliado continuamente por Vós,
possa viver cristãmente
e santamente morrer.
Amém.

Oração final

Fazei, Oh! Senhor, que a intercessão de vosso confessor Santo Antônio, cheia de alegria a vossa Igreja, para que sempre seja protegida com os auxílios espirituais e mereça alcançar as eternas alegrias. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bênção de Santo Antônio

Eis aqui a Cruz do Senhor!
Fugi, partes contrárias,
venceu o leão da tribo de Judá
e a Raiz de David.
Aleluia, aleluia!

Cristo vence, Cristo reina,
Cristo manda com império,
Cristo nos defende de todo o mal.
Cristo Rei veio em paz,
o Verbo se encarnou
e Deus se fez homem.

- Rogai por nós, Santo Antônio.
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010