quarta-feira, 31 de março de 2010

Dia da Integração Nacional/Dia da Saúde e Nutrição


Integração nacional é o conjunto de políticas de desenvolvimento nacional, para permitir o desenvolvimento sustentável das economias regionais do país. A finalidade das políticas de integração nacional é minimizar as diferenças econômicas existentes nas várias partes do país, de forma a garantir um desenvolvimento equânime, com oportunidades a todos os cidadãos.

O Brasil é conhecido pelos contrastes regionais que o dividiram em dois pólos econômicos: o Sul, rico e desenvolvido, e o Norte, pobre e atrasado. Além disso, há a divisão em pólos demográficos: a região costeira superpopulosa e o interior com baixa densidade demográfica.

O modo de colonização do Brasil foi o grande causador de todos esses contrastes. Inicialmente, a economia açucareira provocou uma concentração populacional na região litorânea, que se intensificou quando do ciclo da mineração. 

A precariedade dos transportes e da comunicação contribuiu para dificultar a ocupação do interior, característica que persiste até hoje. A falência da economia açucareira, a rota do ouro e a economia cafeeira foram fatores determinantes para a concentração populacional no Sudeste. 

Com a industrialização, as regiões com maiores concentrações demográficas foram, conseqüentemente, aquelas beneficiadas com a instalação de indústrias. Como resultado, houve demanda de mão-de-obra e migração de trabalhadores de outras regiões do Brasil para o Sudeste.

Felizmente, os esforços do governo brasileiro têm obtido êxito na minimização desse contraste. As políticas de desenvolvimento sustentado, os incentivos fiscais e os investimentos em infra-estrutura têm atraído empresas e indústrias para os estados brasileiros menos favorecidos.

http://calendario-2010.net/site/dia-31-de-marco-dia-da-integracao-nacional/ 

Dia da Saúde e Nutrição


A alimentação tem um papel fundamental na manutenção da saúde.
Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica.
Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.Hábitos alimentares errados podem estar relacionados ao aparecimento de câncer ,doenças ocasionadas pela carência vitamínica,doenças cardiovasculares e muitas outras.
Mas uma boa alimentação está intimamente ligada a uma melhoria da qualidade de vida como diminuição da pressão arterial e controle de diversas outras doenças.


O Cirurgião e o Mecânico

Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardíaco muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. O mecânico pára e pergunta:

- Hei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?

O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando.

O mecânico se levanta e começa:
 

 



- Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. 

Como é então que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?

O cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala baixinho ao mecânico:
- Tente fazer isso com o motor funcionando!

1 comentários:

disse...

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ♥Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Bom Dia Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ ♥Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ
Vim deixar meu carinho e uma bela mensagem!
Disse Jesus:"A lâmpada do corpo são os olhos,
se os teus olhos forem bons,todo
o teu corpo terá luz"
Bom estou aqui também para te oferecer um
Selinho do 'Dia da Páscoa'
espero que goste fiz com carinho!
Um bom Final de Semana prolongado e uma
*Feliz Páscoa*
♥Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Beijos fica com Deus Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ♥

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010