quinta-feira, 3 de março de 2011

É Carnaval sim! Tem início a maior festa popular do planeta

Quinta-feira, 03/03/2011 - 22:51

Salvador - É Carnaval sim! A maior festa popular do planeta foi aberta na noite desta quinta-feira, (3), na passarela do Campo Grande, quando o prefeito João Henrique entregou a chave da cidade para o Rei Momo. 

Até a manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, o mundo vai explodir de alegria no espetáculo repleto de estrelas, músicas, danças, tradições e folclores em uma reverência à Percussão, o tema do Carnaval 2011 e base da axé music e do samba reggae - os ritmos que dão voz ao canto da Cidade da Bahia.

"Sob as graças e a proteção de Deus, entrego neste momento a chave da cidade para o Rei Momo Edson Passos, declarando aberta a porta do Carnaval de Salvador", exclamou o prefeito. João Henrique ressaltou que a alegria deve ser o sentimento maior em todos os foliões, saldou os soteropolitanos e deu boas vindas aos turistas que vieram participar da festa, destacando que o grande sucesso da folia baiana é a hospitalidade do povo.

Com as chaves na mão, o Momo, acompanhado da rainha e das princesas do Carnaval, falou que a ordem é festejar e prometeu ao prefeito cuidar da cidade, mantendo a paz durante os seis dias de folia. "A ordem maior é a alegria e muita paz para todos os foliões, de hoje até terça-feira vamos brincar e ser feliz", expressou o Rei o Momo.

Durante o ato, 150 mulheres do grupo percussivo A Mulherada fizeram um demonstração do Carnaval 2011, mostrando a força da música baiana e lembrando também que março é o mês internacional da mulher.

Após saldar as autoridades presentes no camarote oficial, elas seguiram pelo Circuito Osmar Campo Grande - Avenida Sete, dando lugar na passarela à Banda da Cidade, que reuniu instrumentos de sopro e percussão sob a batuta do maestro Reginaldo. A programação oficial foi encerrada com o desfile do trio do Rei Momo, que conduziu o soberano da festa pelas ruas do centro da cidade, ao som da Banda Inter.

A abertura do Carnaval contou também com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, Mário Moisés, que destacou a identidade do carnaval soteropolitano e a riqueza cultural da cidade e do Estado a partir da especificidade de sua música, culinária, dança, praias e principalmente a peculiaridade das manifestações populares. "O Carnaval é uma festa popular e isso é que é o grande atrativo turístico afinal, a Bahia tem uma identidade cultural muito forte, ressaltou o presidente.

 Foi dada a largada! Asa de Águia arrasta foliões em Salvador

Com a reciclagem como tema, a banda comandada por Durval Lelys abriu o carnaval 2011 no circuito Barra-Ondina.


Foi dada a largada! Na tarde dessa quinta-feira, 3, com o Farol da Barra como cenário, o Asa de Águia deu o “start” do carnaval 2011 em Salvador. A banda comandada por Durval Lelys levantou os foliões do bloco Coco bambu no circuito Barra-Ondina.

Durval incorporou o personagem Reciclável para dar voz ao carnaval sustentável, ideia defendida pelo grupo. “Os recursos naturais são finitos e precisamos fazer a nossa parte. 

O Reciclável tem justamente esse papel de levar para a maior festa popular do mundo a conscientização ambiental. Vamos reciclar o amor, vamos reciclar a vida, vamos reciclar o lixo e vamos reciclar o carbono. Folia e sustentabilidade tem tudo a ver”, disse o cantor.

Para o personagem, o líder do Asa usou um figurino composto por tecido e materiais recicláveis, como lacres de garrafa, palitos de sorvete, copos plásticos de café, caixa de fósforo, entre outros. A coroa, símbolo da majestade, foi toda feita de garrafa pet.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010