terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sejamos como as Sequóias


Eu acredito que existe um Deus que cuida bem de nós e sabe o que faz. Eu acredito que a lógica de Deus é superior à minha capacidade de compreensão. Eu acredito que Deus nunca erra, embora, às vezes, eu não seja capaz de entender a razão de meu sofrimento.

Tudo o que acontece com a gente tem um propósito, tem um porquê. Basta olhar para trás, percorrendo nossa trajetória, para perceber quanto as experiências do passado – as dolorosas e as felizes – foram importantes para que chegássemos aonde estamos hoje.

Pessoas que tiveram doenças graves, um câncer, por exemplo, e precisaram fazer tratamentos dolorosos, como quimioterapia, normalmente passam a enxergar a vida de forma diferente depois que todo o sofrimento cessa. Percebem então quanto essa experiência difícil foi importante para que aprendessem muitas coisas sobre a vida que ainda não sabiam.

As jornadas mais complicadas sempre são aquelas que nos trazem mais sabedoria. Como nas histórias dos heróis de todos os tempos, há sempre o momento de enfrentar o grande desafio, de encarar a caverna mais profunda de toda a jornada. É nesse instante que o herói deve provar que tem força para seguir em frente.

O jornalista Mario Rosa mostra, em seu livro A Síndrome de Aquiles (Gente, 2001), uma imagem muito bonita do significado dos incêndios em nossa vida:

“Quem já foi a um parque como o Yosemite, na Califórnia, teve o raro privilégio de ver de perto o maior monumento vivo do reino vegetal: as legendárias sequóias. Essas árvores alcançam alturas impressionantes e chegam a viver até 4 mil anos.

É quando se está diante de um portento tão poderoso como uma sequóia, vendo-a viva, tocando essa testemunha da História de nosso planeta, que quarenta séculos de vida deixam de ser apenas um número e passam a evocar uma forte emoção e algumas reflexões.

Uma sequóia já estava naquele mesmo lugar há 2 mil anos, quando Jesus nasceu. Quando a civilização egípcia estava terminando a construção da Grande Pirâmide de Gizé, as sequóias que hoje vemos vivas e pujantes já haviam brotado da terra.

Se compararmos a duração da vida de uma sequóia com a de um ser humano, descobriremos que cinco anos dessa árvore representam em relação ao todo de sua existência o mesmo que um mês significa para um ser humano.

Assim, a explosão nuclear que devastou Hiroshima e Nagasaki e pôs fim à Segunda Guerra Mundial, vista sob a perspectiva da vida de uma sequóia, ocorreu não faz um ano. O fim da Guerra do Vietnã se deu no semestre passado. E a morte de Lady Di, há dois fins de semana.

Intrigados com tanta força e resistência, os cientistas, com o passar do tempo, foram descobrindo os fatores que fazem com que as sequóias sejam esse fenômeno de sobrevivência.

Um dos segredos da vida de uma sequóia é o fato de que, por ser tão alta, atrai raios durante as tempestades. São justamente os raios que provocam incêndios que, por sua vez, destroem os galhos mais pesados da árvore, possibilitando-lhe que concentre sua seiva nos galhos realmente indispensáveis.

Em sua vida, raios, tempestades e incêndios são crises que, em vez de destruição, permitem purificação. Fazem com que ela não desperdice seiva, concentrando-se nos ramos essenciais. Isso permite que continue crescendo. E sobrevivendo.”

Tal como as sequóias, nós somos seres com poderes infinitos, precisamos apenas que alguns raios nos ataquem para conhecermos nossa força. Muitas vezes a dor parecerá insuportável, as perdas, insuperáveis, os obstáculos, intransponíveis. Mas, com fé e determinação, descobriremos que somos maiores que tudo isso e, no final, celebraremos nossas vitórias.

CONFIE EM TUDO O QUE ACONTECER.

Por Roberto Shinyashiki
(Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos.)

(Texto retirado do blog Na Casa da Vovó)
Comente aqui...

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A importância de fechar a boca e abrir os braços


Uma amiga ligou com notícias perturbadoras: a filha solteira estava grávida.

Relatou a cena terrível ocorrida no momento em que a filha finalmente contou a ela e ao marido sobre a gravidez.

Houve acusações e recriminações, variações sobre o tema "Como pôde fazer isso conosco?" Meu coração doeu por todos: pelos pais que se sentiam traídos e pela filha que se envolveu numa situação complicada como aquela.

Será que eu poderia ajudar, servir de ponte entre as duas partes?
Fiquei tão arrasada com a situação que fiz o que faço – com alguma frequência – quando não consigo pensar com clareza: liguei para minha mãe. Ela me lembrou de algo que sempre a ouvi dizer. Imediatamente, escrevi um bilhete para minha amiga, compartilhando o conselho de minha mãe:
"Quando uma criança está em apuros, feche a boca e abra os braços."

Tentei seguir o mesmo conselho na criação de meus filhos. Tendo tido cinco em seis anos, é claro que nem sempre conseguia. Tenho uma boca enorme e uma paciência minúscula.

Lembro-me de quando Kim, a mais velha, estava com quatro anos e derrubou o abajur de seu quarto.
Depois de me certificar de que não estava machucada, me lancei numa invectiva sobre aquele abajur ser uma antiguidade, sobre estar em nossa família há três gerações, sobre ela precisar ter mais cuidado e como foi que aquilo tinha acontecido – e só então percebi o pavor estampado em seu rosto. Os olhos estavam arregalados, o lábio tremia.

Então me lembrei das palavras de minha mãe. Parei no meio da frase e abri os braços.
Kim correu para eles dizendo: – Desculpa... Desculpa – repetia, entre soluços. Nos sentamos em sua cama, abraçadas, nos embalando. Eu me sentia péssima por tê-la
assustado e por fazê-la crer, até mesmo por um segundo, que aquele abajur era mais valioso para mim do que ela.

– Eu também sinto muito, Kim – disse quando ela se acalmou o bastante para conseguir me ouvir. Gente é mais importante do que abajures.
Ainda bem que você não se cortou.
Felizmente, ela me perdoou.

O incidente do abajur não deixou marcas perenes. Mas o episódio me ensinou que é melhor segurar a língua do que tentar voltar atrás após um momento de fúria, medo, desapontamento ou frustração.

Quando meus filhos eram adolescentes – todos os cinco ao mesmo tempo – me deram inúmeros outros motivos para colocar a sabedoria de minha mãe em prática: problemas com amigos, o desejo de ser popular, não ter par para ir ao baile da escola, multas de trânsito, experimentos de ciência malsucedidos e ficar em recuperação.

Confesso, sem pudores, que seguir o conselho de minha mãe não era a primeira coisa que me passava pela mente quando um professor ou diretor telefonava da escola. Depois de ir buscar o infrator da vez, a conversa do carro era, por vezes, ruidosa e unilateral.
Entretanto, nas ocasiões em que me lembrava da técnica de mamãe, eu não precisava voltar atrás no meu mordaz sarcasmo, me desculpar por suposições errôneas ou suspender castigos muito pouco razoáveis.

É impressionante como a gente acaba sabendo muito mais da história e da motivação atrás dela, quando está abraçando uma criança, mesmo uma criança num corpo adulto.
Quando eu segurava a língua, acabava ouvindo meus filhos falarem de seus medos, de sua raiva, de culpas e arrependimentos. Não ficavam na defensiva porque eu não os estava acusando de coisa alguma. Podiam admitir que estavam errados sabendo que eram amados, contudo. Dava para trabalharmos com "o que você acha que devemos fazer agora", em vez de ficarmos presos a "como foi que a gente veio parar aqui?"

Meus filhos hoje estão crescidos, a maioria já constituiu a própria família.
Um deles veio me ver há alguns meses e disse "Mãe, cometi uma idiotice..."
Depois de um abraço, nos sentamos à mesa da cozinha.
Escutei e me limitei a assentir com a cabeça durante quase uma hora enquanto aquela criança maravilhosa passava o seu problema por uma peneira.
Quando nos levantamos, recebi um abraço de urso que quase esmagou os meus pulmões.

– Obrigado, mãe. Sabia que você me ajudaria a resolver isto.
É incrível como pareço inteligente quando fecho a boca e abro os braços.

Diane C. Perrone
Histórias para aquecer o coração das mães
Mensagem recebida por email
Comente aqui...

Alegre-se pela oportunidade de fazer com que o amor cresça cada vez mais dentro de você!


Assim como você nasceu para viver em plenitude, saiba que você também nasceu para amar bastante, viu? Muito!

Portanto, pergunte para o seu coração se você amou bastante. Pergunte se aprendeu bastante depois de ter vivido o que viveu!

Crescer por dentro! É isso que você mais precisa! A dor pode estar sendo a sua maior fonte de ensinamento e de crescimento, mas tem que ter consciência disso! Enquanto que o bem-estar pode estar entorpecendo você, exatamente porque quando as coisas estão correndo bem, raramente você se pergunta se está aprendendo. Certo?

Toda sensação de incômodo faz você questionar sobre as suas idéias preestabelecidas. Queira considerar maneiras novas de encarar a vida. Pergunte-se sempre: "Amei o bastante?"

A vida é um aprendizado e todas as suas experiências podem ser reduzidas a uma única lição: a de aprender a amar! Mentalize sua existência para aprender com tudo e com todos. Dê de presente essa atitude, essa maneira de viver a você mesmo! Alegre-se pela oportunidade de fazer com que o amor cresça cada vez mais dentro de você!

Tudo na vida te leva mais perto de Deus! Siga sempre em frente, viu? Tenha fé em si mesmo e assim estará tendo também fé em Deus. Corresponda à confiança que Ele depositou em você.

"Sinta-se totalmente responsável por tudo que estiver fazendo com aquilo que fizeram por você"

Autoria: Luis Carlos Mazzini

Comente aqui...

Uma ótima Semana!!!

Comente aqui...

domingo, 29 de agosto de 2010

20 000 Visitas!! Obrigada!!!

Amigos, desculpa a ausência nesses dias e a falta de contato!
Obrigada a todos que visitaram o Eterno Aprendiz e deixaram recadinhos.
Um obrigadão as meninas que me ofereceram selinhos.
Estarei visitando e agradecendo a todas.
Um agradecimento carinhoso aos novos seguidores. 
Retribuirei com certeza.


Amigos são como música...

Você já percebeu ?
Eles entram na vida da gente deixam sinais.
Como a sonoridade do vento ao final da tarde.

Como os ataques de guitarras e metais 
presentes em cada clarão da manhã.
Amigo é a pessoa que está ao seu lado 
e você vai descobrir, olhando fundo, 
que há uma melodia brilhando no disco,
do CD,do olhar.

Procure escutar.
Amigos foram compostos 
para serem ouvidos, sentidos, 
compreendidos, interpretados.

Para tocarem nossas vidas 
com a mesma força do instante 
em que foram criadas, 
para tocarem suas próprias vidas 
com toda essa magia de serem músicas.

E de poderem alçar todos os vôos, 
de poderem vibrar com todas as notas, 
de poderem cumprir, afinal, 
todo o sentido que a eles foi dado pelo Compositor.

Amigos, são músicas, assim como VOCÊ. 
Amigos têm que fazer sucesso.
Mesmo que só estejam em primeiro lugar 
nas paradas do meu coração !

Carol Rivers

Como é bom está de volta depois de 10 dias ausentes 
e encontrar tanto carinho em forma de recadinhos e visitas. 
Melhor ainda quando podemos comemorar mais uma marca.
20 000 acessos no meu Cantinho!
Estou muito Feliz e agradecida a vocês.
Obrigada, obrigada, obrigadaaaaaaaaaa....
Esse Selinho é para você levar e postar no seu Blog.



29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo.





Comente aqui...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia do Artista de Teatro - 19 de Agosto

Hoje é comemorado o Dia do Artista de Teatro no Brasil. Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte. Feliz dia do artista de teatro! Uma profissão que vem ganhando reconhecimento apenas nos últimos anos e, ainda assim, não é tão célebre quanto a atuação em cinema ou na televisão.

O dia do artista de teatro é dedicado somente ao autor? Claro que não. Artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora. É dedicado ao ator que não tem medo de se apresentar em grandes palcos para centenas de pessoas, e que não faz feio quando sua platéia é reduzida. Do musical que encanta, à tragédia grega. Sua tarefa é dar vida às mais diversas personagens.Enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.

Mas a magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas, podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano, nos divertir, sonhar, brincar e uma infinidade de coisas que no nosso cotidiano não podemos fazer!

Hoje é dia de dar parabéns a você que fomenta o teatro, mas principalmente àqueles que fazem o teatro mais vivo a cada dia!

Por que não aproveitar a data e ir comemorá-la como se deve, prestigiando o que há de melhor em cartaz na sua cidade?

Fontes: Guilherme Udo e Cláudia Oliveira

Por: Fernanda Abreu



Recebi esse Mimo da amiga Márcia do Blog
Marcia e Carlos e Lindas Mensagens
Obrigada pelo carinho Márcia!

Comente aqui...

Selinhos recebidos - Obrigada Amigas!!!

Recebi o Selinho Campanha do Eu Te Amo
de Sandra Veneziane do Blog
Ao Toque do Amor.
Obrigada Sandra, também Te Amo!!
... a todos os meus amigos virtuais.


Recebi mais uma vez o Selo Blog de Ouro.
Dessa vez quem me ofereceu foi a Cris Padilha
Obrigada amiga,adorei!

As regrinhas:

1)Colocar a imagem do selo em meu blog;

2)Colocar o link do blog que me indicou;



Oferecer o selo à outros blogs(não especifica quantos)

Ofereço aos Blogs Seguidores do Eterno Aprendiz
Ficarei muito feliz se levar com você!


Comente aqui...

Caixa de Primeiros Socorros












Recebi por email e estou compartilhando!!
Beijos!!!
Comente aqui...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bom Dia!!!

Comente aqui...

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Selinhos recebidos - Obrigada Amigas!!!

Amigas, obrigada pelos Mimos!!
Fico muito feliz e agradecida com o Carinho de vocês!
Deus abençoe a todas!
Beijos!!!





Esse Blog me Inspira!
Recebi esse selinho da amiga Joana
do My Lovely Blog.
Obrigada Joana por me escolher!

Regrinhas:

Responder a estas 3 questões:

1. O que te inspira?

A amizade virtual e a possibilidade de torná-la real um dia e a troca de experiência e amabilidade entre os blogueiros.

2. Oferecer a 5 Blogs fontes de sua inspiração;

Todos os Blogs que sigo me inspiram de alguma forma e esse é o motivo pelo qual os sigo independente de me seguirem ou não, mas com devo escolher apenas 5, vamos lá...

Os 5 Blogs que escolho são:

1. Fonte de Amor
2. Cantinho das Rosas
3. Compartilhando Idéias
4. Cantinho das Rosas
5. Sala de Leitura
 M@myrene

3. Comentar sobre o Blog da autora.

O My Lovely Blog é um Blog charmoso, simpático, alegre e cheio de arte.
Joana, ter sua amizade é um privilégio, obrigada!!

O blog Palavras Soltas comemora 200 Seguidores.
Parabéns amiga Anninha!!
Leve com você esse Mimo.
Foi feito com muito carinho!




Comente aqui...

Crianças podem aprender com a "máquina de socialização" chamada TV

Entrevista com Aldo Pontes, 
doutor em Educação pela USP
Luciana Alvarez - O Estado de S. Paulo
As crianças costumam passar horas e horas assistindo à TV. Com a mediação correta e constante de um adulto, esse hábito, considerado ruim por muitos educadores, pode até ajudar na educação, diz o professor Aldo Pontes.

A TV pode ser uma influência positiva na educação?

Com certeza, mas para isso é preciso haver a mediação de um adulto que as auxilie a refletir sobre o que veem, que as mostre outras formas de socialização, que as instigue a vivenciar diversas representações de mundo. Caso contrário, as crianças acabam limitadas ao mundo editado na tela. Não é à toa que se fala em um processo de globalização da infância.

A TV tem se mostrado uma influência positiva na educação?

Se considerarmos apenas a dinâmica do meio em si, não. Sobretudo na limitada programação infantil da TV aberta. Desde os anos 80, quando a indústria cultural começou a conceber o público infantil como consumidor, uma infinidade de programas e produtos passou a ser veiculada para as crianças. Mudaram os formatos, mas o interesse mercantil continua sendo prioridade. Algumas iniciativas louváveis existem, como a programação infantil da TV Cultura, mas não é a regra.

Há uma idade ideal para começar a expor as crianças à TV?

Não sei se uma idade resolveria o problema. Nem tudo que está na programação deve ser consumido pelas crianças, sobretudo as muito pequenas. Mas não é proibindo ou ridicularizando a programação que se contribui para uma relação mais saudável delas com a televisão.

O que os pais devem fazer?

O primeiro passo é dedicar mais tempo para conhecer a programação que seus filhos veem. É preciso entender que a TV é uma referência constitutiva das infâncias contemporâneas. Muitas crianças, por passarem a maior parte do tempo sozinhas ou não terem muito contato com outras crianças, aprendem a ser criança vendo TV. Deve-se mediar a relação delas com essa poderosa máquina de socialização.

Como um pai pode mediar essa relação?

Ele tem de auxiliar a criança a ver a realidade mostrada na TV de outras formas. Por exemplo, relacionar os bichos mostrados em um programa com uma visita ao zoológico ou com imagens de um livro, da internet. Outra ideia é ensinar a criança a suspeitar do que vê, a verificar a informação em outros lugares.

A escola também pode ter esse papel?

A escola precisa se tornar mais atrativa em um mundo de múltiplas possibilidades de interação. Uma prática docente bem planejada, rica em interações comunicativas, pode ser significativa.

PARA ENTENDER

Colégio ignora televisão

Na tese A Educação das Infâncias na Sociedade Midiática: Desafios para a Prática Docente, orientada por Heloisa Penteado, Pontes conclui que as crianças chegam à escola alfabetizadas pelas mídias, mas muitos professores ignoram tal influência.


ALDO NASCIMENTO PONTES
Doutor em Educação e Comunicação (USP), mestre em Tecnologia Educacional (Unicamp), especialista em Didática da Língua Portuguesa (UniSãoLuis), graduado em Letras (UFPA). Pesquisador colaborador dos Grupos de Pesquisa: Infância, Cultura e Arte (UFSC), Formação de Professores e Pedagogia da Comunicação (USP), Ciências e Tecnologias Aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente (UEPA)
(Texto informado pelo autor)
Comente aqui...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dia do Filósofo - 16 de Agosto

Comente aqui...

Estou Brilhando, que bom!!!!

Estou brilhando no Recanto Mineiro, que bom!!!!

Obrigada Dulcineia por me tornar estrela no Blog
Deus te abençoe!!!! Beijos!!!

Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010