quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dia Nacional da Saúde - 05 de Agosto


Hoje (5/8) é o Dia Nacional da Saúde e nada melhor que a prevenção para manter uma vida saudável. Alimentação equilibrada, atividades físicas constantes e mente sem preocupações (será que a gente consegue?) são os melhores aliados para evitar doenças. Um check-up deve ser feito anualmente mesmo em pessoas jovens e saudáveis. Exames clínicos e laboratoriais são fundamentais para manter a saúde em dia. A rede pública atende quem não pode arcar com planos de saúde.

Dados da Secretaria de Saúde revelam que morreram em 2005 em Indaiatuba 136 pessoas por alguma forma de câncer, 284 por problemas cardíacos, e 722 por outras enfermidades. Muitas dessas doenças poderiam ser prevenidas ou pelo menos tratadas.

Inimigo público

O estresse é um dos principais fatores de enfraquecimento das defesas imunológicas do organismo. Pesquisas já comprovaram que as doenças desenvolvem-se mais facilmente quando as pessoas estão vivenciando momentos difíceis, seja na vida pessoal ou no trabalho. Mas o verdadeiro inimigo da saúde é o cigarro. Aliás, é também em agosto (28) que celebra-se o Dia de Combate ao Fumo.

A nicotina, o tabaco, o alcatrão e outras centenas de substâncias contidas num cigarro comum são capazes de provocar diretamente 57 doenças já listadas (e outras tantas paralelas). E mais, provoca rugas! E impotência! Claro que o vício não é fácil de ser abandonado. Rita Lee afirmou certa vez que entrou “em todas as drogas” e conseguiu se livrar delas, porém, a que lhe foi mais difícil foi justamente o cigarro.

Comida da Alma

Para manter o corpo saudável é preciso alimentar-se corretamente. Muitas frutas, verduras e legumes – de preferência, orgânicos. Segundo a engenheira agrônoma Flávia de Aguiar Andrade, especializada em produtos orgânicos, os alimentos naturais, livres de substâncias tóxicas, melhoram muito a qualidade de vida. Aliás, o gosto é outro. É sabor de “antigamente”, quando as goiabas perfumavam as casas e quando as rosas tinham cheiro.

M E X A - S E

É importante manter sempre uma atividade física, se possível, diária. E que tal dançar? É a nova onda – estão aí os programas de TV convidando astros e anônimos para uns passos de dança. A dança de salão mexe com todo o organismo, melhorando a freqüência cardíaca e respiratória e empurrando a osteoporose para longe. Além de corrigir a postura, mantém o tônus muscular (adeus flacidez) e emagrece de forma harmoniosa. Mas os benefícios são muito maiores.

A dança libera serotonina, neurotransmissor responsável por promover a sensação de bem estar, e é usada como aliada em tratamentos de depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos. “Dançando, mantemos a coordenação motora, o senso de ritmo, a flexibilidade, a memória, a concentração, o equilíbrio, a resistência e a consciência corporal” assegura o professor Rodrigo de Oliveira (foto), formado em Educação Física e premiado coreógrafo. E importante: nos permitimos brincar e nos divertir.

Gasto calórico

Para emagrecer, além de dieta balanceada, é fundamental mexer-se. Essa atividade pode ser feita na piscina, em academias de ginástica ou em aulas de dança. Rodrigo de Oliveira lembra que é sempre bom passar por um médico antes de iniciar aulas de atividades físicas. E beber bastante água para limpar o organismo de impurezas. A dança de salão tem se tornado a terapia mais divertida para perder os quilos em excesso.

“As aulas são dinâmicas, jamais monótonas” ressalta Oliveira, acrescentando que dependendo do ritmo e intensidade o gasto calórico é expressivo. Lambada, forró, samba e salsa, por exemplo, queimam 600 calorias por hora. Tango (500) e bolero (400). Então, vamos promover saúde com mais alegria e ritmo. Dance, nade, mexa-se: não fique parado, sua saúde agradece.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010