quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A medida do pescoço como indicador de saúde

Para viver com saúde é preciso estar atendo aos indicadores detectados por exames laboratoriais. Mas agora os médicos têm mais um item visível para verificar se seus pacientes estão dentro dos limites de gordura corporal. É a medida da largura do pescoço.

Pesquisadores identificaram uma medida mais precisa do que o índice de massa corporal (IMC) para prever o risco de obesidade, apneia (interrupções da respiração durante o sono) e hipertensão em adultos e crianças. De acordo com estudo publicado na revista Pediatrics, está comprovada a relação entre um pescoço mais largo e complicações relacionadas ao excesso de peso.

Foram avaliadas as medidas (altura, peso, cintura e pescoço) de mais de mil crianças e adolescentes nos EUA. O diâmetro do pescoço pode ser especialmente importante para a prevenção de quem tem gordura da cintura para cima.

Com base nesses dados, foram estabelecidas medidas-limite para separar crianças com mais ou menos risco de problemas ligados ao excesso de peso. Assim, um menino de dez anos com mais de 32 cm de pescoço tem 15 vezes mais chance de ter problemas. Os médicos argumentam que a medida do pescoço é mais precisa que o conhecido Índice de Massa Corporal (IMC), usado para classificar peso normal, soprepeso e obesidade.

0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010