quarta-feira, 3 de julho de 2013

Como conversar com meu filho adolescente

Conversar com um adolescente, nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais se você deseja que ele preste atenção. É comum muitos pais queixarem-se de que os filhos não “conversam” com os pais ou “não ouvem” o que os pais tem a dizer.

Por outro lado, quando perguntado aos adolescentes o que eles acham,a resposta é sempre a mesma: “meus pais não conversam comigo” ou ainda “meus pais não sabem me ouvir”.

Aqui vão algumas sugestões para que você construa a ponte e comece a comunicar-se melhor com o seu filho adolescente.

Certifique-se quando você abordar seu filho adolescente, ele não esteja distraído com outra coisa do tipo: jogando vídeo game, assistindo um vídeo, ou até mesmo com o rádio ligado.

Comece a conversa perguntando a respeito do assunto que você quer discutir com ele. Isso dará a chance de emitir opinião e mostrar primeiro o ponto de vista dele. 

Fazendo isto você demonstra que as opiniões dele contam e que você quer ouvir.

Preste atenção ao que ele está dizendo. Ouça com o coração, sem julgamentos ou em atitude agressiva. Se você quer que o seu filho adolescente te escute, então precisa dar o exemplo em mostrar que realmente o está escutando,

Após ouvir o que ele deseja falar, procure repetir a ideia principal do que ele acabou de falar, de modo a deixar claro que você o compreendeu o ponto de vista dele, antes de fornecer a sua própria opinião e conselho.

Se a questão que estiver sendo debatida envolver tomada de decisão, então peça para ele após ter emitido opinião ou ponto de vista, levantar também os pró e os contras daquela situação, assim ficará muito mais fácil os dois lados chegarem a um consenso onde haja o ganha-ganha para ambas as partes

Entenda que antes de tudo, damos atenção a quem: gostamos, admiramos e confiamos, assim é necessário manter um estreito relacionamento com os filhos para que a comunicação atinja esse ponto ideal.

Gostar, admirar e confiar: como funciona na prática?

Se você não sabe, ou não tem ideia de como funciona nutrir um relacionamento, seja ele de esposa e marido, pais e filhos, já lhe digo que a chave é: Passar mais tempo com o ser amado.

Sabemos que os adolescentes preferem estar mais com os amigos que com os pais, porém aqui vão algumas sugestões para você mudar isso:

 Refeições em família: planeje estar em casa e fazer as refeições com a família, neste momento só vale compartilhar coisas boas do dia, interesses, idéias, etc.

 Ofereça carona quando ele precisar, é uma ótima oportunidade para passar um tempo a sós. Adolescentes conversam mais facilmente quando não precisam olhar olho no olho.

 Hora de dormir: Dê uma passada no quarto dele antes de dormir, para um bate papo

 Lanche da tarde: leve o seu filho para tomar um café ou milk-shake, porém escolha um local onde os amigos não frequentam  Adolescentes ficam muito envergonhados se os amigos os vêem com os pais.

 Encontre interesses que sejam comuns aos dois e procurem praticar juntos. Exemplo: andar de bicicleta, nadar, jogar xadrez, esportes radicais, pintar, dançar, etc.

 Mostre seu amor por ele: o amor precisa ser continuamente mostrado para ser sentido. Por isso diga-lhe sempre que o ama

 Expresse sempre palavras de carinho, motivação e apoio.

 Esteja sempre atento para oferecer sua ajuda a ele em algum projeto ou situação que ele precise

 Celebre sempre os sucessos e as conquistas que ele alcançar.

 Quando ele destacar-se em algo ou superar um desafio, deixe um bilhete dizendo o quanto você se orgulha dele.
Todas estas sugestões implicam em gestos simples da sua parte e causarão um impacto profundo no coração do seu filho adolescente. Tente, e veja as mudanças.


0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010