By Roseli Brito
A criança tímida pode ser tudo,
menos um problema de indisciplina. Na verdade, ela é exatamente o oposto.
Enquanto muitos de seus colegas trabalham duro para conseguir atenção, às vezes
de forma turbulenta, a criança tímida batalha igualmente, no sentido de evitar
o tumulto ou a bagunça. Temerosos de chamar a atenção para si mesmas, elas
preferem se misturar com o grupo.
Mais espectador que participante,
ela tende a sair de cena ao invés de encarar um confronto. Uma criança tímida
pode ser mal interpretada pelos colegas, que geralmente a vê como hostil e
conclui que ela não quer brincar ou relacionar-se com eles.
Na realidade, a criança tímida
geralmente quer se envolver com seus colegas, mas não sabe como começar ou
manter uma conversação.
Os professores também podem
interpretar mal a criança tímida, confundindo sua relutância em interagir com o
grupo como uma escolha. Os professores podem concluir que uma criança tímida é
academicamente lenta, ou ainda que, por serem bem comportadas precisam de pouca
atenção.
Embora seja verdade que uma
criança tímida, muitas vezes seja um aluno aplicado, esta criança ou jovem
frequentemente precisa de atenção do professor para estimulá-la e dar-lhe a
confiança para amadurecer em seus relacionamentos.
O fato é que muitas vezes apenas
nos concentramos naqueles que nos dão trabalho e trazem problemas, e
negligenciamos os demais que estão quietinhos, sem darmos conta de que esses
alunos estão enfrentando sérios problemas ligados a relacionamento e autoestima.
O que o Professor pode fazer:
Colocar
o aluno tímido perto da mesa do Professor, pois isso permitirá que o aluno
possa falar com mais facilidade sem preocupar-se com os demais colegas que
estão atrás dele.
Coloque
o aluno tímido ao lado de outro colega tímido, pois facilitará a ambos iniciar
uma amizade e a interação.
Estabeleça
constante contato com o aluno tímido. Quanto mais você for bem sucedido no
desenvolvimento de uma relação de confiança com o aluno mais provável será que
ele desenvolva a confiança necessária para relacionar-se com os seus pares.
Tente encontrar tempo para fazer algumas atividades que a criança goste.
Fale
reservadamente com o aluno tímido. Crianças tímidas precisam de prática em
conversar com as pessoas. Mesmo pequenas conversas semanais acerca dos seus
interesses os auxiliam a desenvolver habilidades sociais em uma zona de
conforto segura.
Ensine
sobre interação social. O ponto fraco das crianças tímidas é justamente a
péssima interação social. Eles não sabem o que dizer, como se aproximar, como
devem se portar, sobre o que e como devem falar sem parecerem ridículos. Assim,
é preciso que eles sejam ensinados a praticarem pequenos gestos que os ajudem a
desinibir e fazê-los sentirem-se seguros na presença de outras pessoas tais
como: olhe sempre para o rosto da pessoa que estiver conversando, sempre
sorria, ofereça ajuda, agradeça, faça elogios, não tema aproximar-se.
Fazendo
Amigos. A falta de traquejo social faz com que os alunos tímidos tenham pouco
ou nenhum amigo, por esta razão estão sempre isolados e são sempre vistos
sozinhos. Esses alunos querem se envolver com os demais colegas, mas preferem
isolar-se e preservarem-se de serem ridicularizadas, pois assim é menos doloroso.
Se você tem alunos nesta condição
está na hora de começar a dar uma mãozinha e promover a interação entre os
alunos para que as famosas “panelinhas” sejam quebradas e todos tenham chances
iguais de se conhecerem e se relacionarem. Organize os grupos de forma que
esses alunos possam interagir com outros colegas que tenham os mesmos
interesses. Agrupe pares, com um aluno tímido e um mais descolado para
desenvolver atividades mais divertidas, assim o tímido tem a chance de ser
auxiliado pelo parceiro e vice versa. Atividades assim reforçam a cumplicidade
e companheirismo.
Dando
um empurrão extra. É fato que crescemos quando somos desafiados a sair da nossa
zona de conforto. Assim, será necessário uma vez ou outra, submeter esses
alunos a situações com certo limite de desconforto e ansiedade. Alunos tímidos
não gostam de realizar apresentações em público porque não se sentem
confortáveis em falar para uma plateia, no entanto depois que você tiver
desenvolvido todas as dicas acima, é o momento de começar a propor desafios
deste tipo. Afinal, o propósito é ajudar essas crianças a superarem a barreira
do medo e da insegurança.
Quando os Amigos isolam o colega
que é tímido:
Todas as crianças precisam de uma
conexão com seus pares. Para aqueles que estão à margem da sociedade, a escola
traz amargas lembranças de um período em que foram rejeitados e sofreram
isolamento social.
Você já teve dificuldade em
encontrar um parceiro para um trabalho em grupo? Nunca era escolhido para uma
brincadeira ou um jogo? Tinha apenas alguns poucos colegas para brincar no
intervalo? Costumava tomar o lanche sozinho?
Além do efeito que tal isolamento
tem sobre a autoestima da criança, ele também pode ter um impacto significativo
sobre a sua adaptação escolar.
A criança que fica isolada tem negado,
não apenas, as oportunidades de aprender as habilidades necessárias para
desenvolver e manter amizades, bem como, tem o seu desempenho escolar afetado,
já que sua saúde emocional fica comprometida. Não é de surpreender que as
crianças que se sentem isoladas de seus pares tendem a ter cada vez mais
problemas sociais e acadêmicos à medida que envelhecem.
O que o Professor pode fazer:
Procure
saber por que a criança está isolada. Encontre tempo para observar o aluno em
diferentes contextos, como no horário do lanche, na entrada, na saída, na
quadra, no pátio, corredores, etc. Converse com os pais da criança e
professores do ano anterior. A informação que você recebe pode ajudá-lo a
determinar se as dificuldades do aluno estão relacionadas a questões de
timidez, prepotência, agressividade, aparência, higiene. Você não faz ideia de
como as crianças e jovens podem ser cruéis e isolar um colega por motivos
banais e até mesmo inexplicáveis.
Crie
intervenções junto aos Colegas.
Ofereça
atividades para integração de todos os alunos
Crie
projetos onde seja trabalhado a cooperação
Levante
os pontos fortes, talentos e habilidades de todos os alunos e faça-os
compartilhar, assim todos verão uns aos outros sob outra perspectiva
Crie
intervenções junto ao Aluno.
Converse
com o aluno e ofereça ajuda
Peça
para o aluno listar os pontos fortes
Listar
as situações em que utilizou os pontos fortes
Peça
para o aluno listar os pontos fracos
Peça
para o aluno listar os problemas que está enfrentando devido a isso
Peça
para o aluno listar que tipo de ajuda gostaria de receber
Dê
orientações, dicas, sugestões
Crie intervenções junto aos Pais.
Encoraje os pais dos alunos tímidos para estimular e ajudar a nutrir os
relacionamentos do filho com os colegas. Você pode sugerir aos pais que abram o
lar para receber os colegas do filho.
Dê-lhes ideias de como estruturar essas
visitas, inclusive convidando apenas uma criança de cada vez e proporcionando
uma atividade atraente para a primeira visita. Exemplo: Passar um final de
semana, ir assistir um vídeo (sessão Pipoca), Fazer uma Noite do Pijama (para
as meninas).
Depois essas visitas podem ser transformadas em Passeios, Festas,
Viagens.
Alunos quietinhos não dão
problemas, então porque ater-se tanto a eles? Por não causarem transtornos, ou
nunca estarem envolvidos em questões de indisciplina esses alunos são comumente
invisíveis aos nossos olhos, mas são esses alunos que se tornam desajustados
socialmente.
Alerto que estas situações de
isolamento levam várias crianças e jovens a desgostarem de si mesmas ou da
vida, encaminhando-as a praticarem a automutilação e até mesmo a cometerem o
suicídio. Por isso fique atenta aos sinais de ferimentos nos braços, pulsos e
pescoço.
Por isso, na próxima vez que você
ver um aluno quietinho em um canto, sozinho, afastado dos demais, lembre-se ele
não dá trabalho na sala de aula, mas ele precisa que alguém se dê ao trabalho
de importar-se com ele.
1 comentários:
Olá amiga querida! Saudades suas...
Vim oferecer um selinho para vc:
http://lovelymimos.blogspot.pt/2012/07/selinho-este-blog-faz-arte-obrigada.html
e aproveitei para ver as lindas novidades:)
Continuação de boa semninha!
bjinhos, Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.pt
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