sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conto de Páscoa

Páscoa é sinônimo de chocolates e coelhinhos não é? Quem não gosta de abrir um belo ovo de chocolate em plena manhã de domingo? Eu adoro!!!

Mas a Páscoa, assim como o Natal e outras datas especiais, comemorativas, foram absorvidas pelo comércio e achei que seria legal falar disso por aqui.
A Páscoa começa dentre o povo judeu, que por volta de 1200 a.C. estava cativo aos Egípcios. A história registrada na Bíblia é que Deus enviou Moisés para conduzir seu povo à libertação; e depois das 10 pragas Faraó permitiu que o povo fosse liberto. Em hebraico o termo Pessach significa Passagem.
Um detalhe importante dessa história é que, antes de enviar a última praga, a dos primogênitos, Deus mandou que o povo hebreu sacrificasse um cordeiro puro e perfeito e passasse seu sangue nos umbrais das portas, para que praga (a morte dos primogênitos) não entrasse. E foi assim que o povo ficou livre da décima praga, que foi aquela que convenceu Faraó a deixá-los ir.
Cerca de 1200 anos depois, Jesus estava com seus discípulos ceando a Páscoa (sabe aqueles quadros da Santa Ceia?). Foi sua última refeição com eles, antes de ser entregue para ser crucificado.
E novamente aparece a figura do cordeiro, puro e sem mácula, que foi sacrificado, tendo seu sangue derramado, para livrar o povo da morte. Só que aqui o cordeiro era o próprio Jesus; aquele homem perfeito e sem pecado (o único no mundo), se entregou ao sacrifício para livrar da morte eterna aqueles que crêem nele.
Hoje nosso feriado ainda carrega nomes dessa história – Sexta-feira da Paixão (Paixão de Cristo, sua crucificação), Sábado de Aleluia, e Domingo de Páscoa.
Mas pera aí, a melhor parte que é o domingo não falei ainda.
No Domingo as mulheres que seguiam a Jesus foram visitar seu túmulo e imagina a surpresa: o túmulo estava vazio! A primeira ideia que passa na cabeça é: “quem tirou ele daqui?”. Mas não foi ninguém. Ele RESSUSCITOU no domingo!
É esse o grande milagre da Páscoa hoje, a grande celebração da ressurreição de Cristo!!!
Bom lembrar dessa história né?! Diante de uma narrativa tão incrível como essa, a necessidade de falar de chocolates e coelhinhos simplesmente desaparece.


0 comentários:

 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010