quarta-feira, 22 de julho de 2009

Desempenho escolar: colabore com o sucesso de seu filho.

Saber a hora de cobrar tarefas e notas ou apoiar nas dificuldades não é tarefa fácil.
Ao trabalhar com famílias, tenho observado que elas apresentam dificuldades em situações cotidianas, principalmente na tentativa de conciliar jornada de trabalho, educação dos filhos e lazer.


Quando a criança não vai bem nos estudos, na maioria das vezes os pais culpam o ambiente escolar. Prefiro refletir sobre o outro lado: o meio escolar não é o único responsável pelo baixo rendimento.


A família tem um peso muito grande por incutir na criança seus valores, crenças e ideais. Esses aspectos são passados de geração para geração e nem se faz uma reflexão a respeito, é tudo muito inconsciente.


Quando a culpa de um mau desempenho não está no ambiente escolar, o pai ou a mãe atribui a culpa ao outro, que pode ser até mesmo um amigo. Ressalto que as crenças e valores são passados pela prática do dia-a-dia. E exemplifico: “Por vezes, a mãe comenta coisas como ‘você é igual ao seu pai’, “é desligado com o irmão” e nem sempre como elogio”.

Não reconhece a individualidade do filho e ele, inconscientemente, passa a se identificar com esse pai ou irmão, já que parece não ter opção de construir sua própria identidade.

Confira as dicas para prevenir o mau desempenho escolar dos seus pequenos:


- Evite fazer os trabalhos escolares de seu filho, faça junto com ele! Do contrário, estará demonstrando que o considera sem maturidade ou inteligência suficientes, afetando sua auto-estima.


- Não aja como quem não quer que o filho cresça, superprotegendo-o o tempo todo. Ele se sentirá mal e ainda mais dependente quando se vir sem recursos para agir com espontaneidade e autonomia.


- Consulte profissionais antes de atribuir distúrbios de aprendizado a problemas neurológicos ou fisiológicos. Eles representam porcentagem pequena dentre as causas.


- Abandono total também faz mal. Dê atenção ao desempenho escolar de seu filho. Ele procura atrair a atenção do pai ou da mãe e espera reconhecimento e valorização e não um mero ‘não fez mais que sua obrigação’.


- Evite fazer comparações com a vida pregressa escolar do pai, da mãe ou de um irmão, seja para usá-los como bons ou maus exemplos.


- Se a criança ou o adolescente foi reprovado, evite ficar repetindo o tempo todo, frases como ‘não vá levar paulada de novo’ ou ‘este ano vai ser bem difícil’. Pense que este é um novo ano, fique atento e ajude no que for preciso.


- Supervisione diretamente os afazeres do filho até os 12 ou 13 anos de idade. Para os mais velhos, dê pelo menos uma conferida se as tarefas foram adequadamente realizadas.


- Se precisar ser autoritário, mande-o fazer as tarefas para depois permitir que ele se ocupe com internet, televisão ou os amigos. Esse tempo despendido deve ser controlado. - Dê mais espaço (inclusive físico) para a autonomia de seu filho de forma que possa organizar bem os estudos.


É preciso, ainda, saber como o filho está emocionalmente. Muitas vezes, a família só cobra e impõe, enquanto deveria ajudar a fazer, estimulá-lo. Fazer junto não é fazer pelo filho, mas acompanhar suas atividades e permitir que ele tenha autonomia.


Encontrei esse artigo no Blog http://cucasuperlegal.blogspot.com
da minha amiga Xênia



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