sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Pessimismo é Um Câncer da Alma



Você pode não ter dinheiro, mas, se for rico em bom senso, será um pai ou uma mãe brilhante. Se você contagiar seus filhos com seus sonhos e entusiasmo, a vida será enaltecida.

Se for um especialista em reclamar, se mostrar medo da vida, temor pelo amanhã, preocupações excessivas com doenças, estará paralisando a inteligência e a emoção deles.

Não seja um transmissor de "mazelas psíquicas" aos seus filhos, netos e bisnetos...

Demonstre força e segurança aos seus filhos.

Diga frequentemente à eles:

"A verdadeira liberdade está dentro de você.",

"Não seja frágil diante das suas preocupações!",

"Enfrente as suas manias e ansiedade",

"Opte por ser livre!"

Cada pensamento negativo deve ser combatido, para não ser registrado (pela mente).

O verdadeiro otimismo é construído pelo enfrentamento dos problemas e não pela sua negação.

Os otimistas têm menos chances de ter doenças emocionais e psicossomáticas.

O pessimismo é um câncer da alma.

Muitos pais são vendedores de pessimismo ao transmitirem para seus filhos um futuro sombrio.

Tudo lhes é difícil e perigoso. Estão preparando os filhos para temer a vida, fechar-se num casulo, viver sem poesia...

Nutra seu filho de otimismo sólido!

Não devemos formar super-homens, como preconiza Nietzche.

Pais brilhantes não formam heróis, mas seres humanos que conhecem seus limites e sua força.

Augusto Cury
Comente aqui...

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os maiores perigos para seu adolescente



Veja como enfrentar os problemas típicos da adolescência - até aqueles que parecem sem solução!
Texto Lorena Verli

Toda mãe adora dizer que seu filho é educado e obediente. Mas o tempo passa e basta chegar a adolescência para isso mudar. Alguns ficam agressivos, outros começam a mentir, e os problemas só aumentam. Muitas vezes, esse comportamento faz parte do amadurecimento do jovem. De acordo com a psicopedagoga Maria Irene Maluf, do Instituto Saber Cultura, o importante é demonstrar segurança. "Os pais devem manter a serenidade e ter bom-senso. Uma atitude impensada pode ser pior do que o problema que o jovem causou", reflete Maria Irene.

Descubra o que fazer diante de situações "cabeludas" típicas da adolescência e como ajudar o seu filho a lidar com elas.


1. Ele anda mentindo
Quase todas as mentiras são resultado da falta de diálogo. Para que o jovem fale a verdade, é necessário construir com ele uma relação de confiança. Também é importante manter a serenidade. NUNCA o acuse de mentir antes de ter certeza, ou ele pode se afastar de você.

2. Vi droga no quarto dele
Investigue bem. Isso não quer dizer que seu filho seja viciado. Chame-o para uma conversa. Use esse momento para falar sobre responsabilidades e estabelecer limites. Se ele está usando a mesada para comprar drogas, é justo que fique sem esse dinheiro até reconquistar a sua confiança. NUNCA faça escândalo ou o ameace.

3. Ele anda muito agressivo
Se o adolescente mudou de comportamento de uma hora pra outra, tente descobrir o motivo. Se não há uma razão forte para isso, mostre que não é possível viver bem com esse tipo de atitude. NUNCA seja autoritária. Explicar o porquê das suas atitudes ajuda o seu filho a aceitar melhor as situações.

4. Minha filha está grávida
Nessa hora, é preciso uma conversa séria com sua filha. Você precisa delegar a ela a responsabilidade de ser mãe. NUNCA assuma o bebê e nem a expulse de casa. Ensine sua filha a aproveitar essa chance para amadurecer e estimule-a a continuar estudando. Assim, ela poderá dar ao filho uma vida bem melhor.

5. Ele não quer mais estudar
Se ele estiver indo mal na escola, veja em que pontos precisa de ajuda e faça o máximo que puder para auxiliá-lo. Ele precisa de aulas particulares? Você pode estudar junto com ele? E lembre-se: há jovens que perdem o interesse pelos estudos só para magoar os pais, querendo chamar a atenção deles. NUNCA agrida seu filho dizendo: "Você é um vagabundo, mesmo. Só precisa estudar e nem isso faz".

6. Ele tem amigos estranhos
Tente conhecer os amigos do seu filho. Se ele se relaciona com pessoas agressivas, chame-o para conversar e mostre o risco e as consequências dessa escolha. NUNCA proíba as amizades ou fale mal delas para ele. Isso vai instigá-lo a andar com essas pessoas só para afrontá-la.

7. Ela não é mais virgem
Oriente-a sobre os cuidados e as precauções que devem ser tomados nas relações sexuais. Assim, ela saberá evitar problemas como gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis. Leve a jovem ao ginecologista. NUNCA faça drama. A sexualidade só se torna um problema quando não é tratada com naturalidade pelos pais.

Diálogo aberto é a melhor prevenção

Os especialistas são unânimes: a melhor forma de prevenir os problemas típicos da juventude é conversar abertamente com os filhos desde cedo. "Só assim, os pais criam uma relação de confiança com eles. E, quando o jovem cometer algum erro, haverá espaço para um diálogo franco", aponta a psicopedagoga Maria Irene Maluf. Ser autoritária e impor o seu ponto de vista só vai fazer com que o jovem se afaste e, dessa forma, fique mais frágil diante dos problemas típicos dessa fase.

Comente aqui...

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia Nacional do Idoso-27 de Setembo


O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

Em nossa sociedade, porém, envelhecer é passar da atividade para a passividade. Isso significa deixar de fazer para que façam pela gente, deixar de ser cidadã/ão, deixar de ser família, etc.

Assim limitadas e isoladas, as pessoas perdem a razão de viver. É como se as pessoas idosas não tivessem valor, habilidades, direito à opinião própria, etc. Algumas expressões que se ouvem em nossa sociedade, e até em nossas famílias, em relação às pessoas idosas mostram essa mentalidade: "lugar de velho é em casa", "está ficando igual à criança, quer participar de tudo", "velho não tem mais nada para aprender".

Na Bíblia, também podemos perceber que a atitude frente às pessoas idosas nem sempre foi tão pacífica ou tão tranquila como, às vezes, ouvimos e afirmamos. Podemos perceber na leitura da Bíblia que as pessoas idosas não têm uma vida sem problemas, sem dificuldades. Mas a exortação quanto ao respeito, à valorização da sabedoria dos mais velhos sempre aparece. O Salmista, por exemplo, compara as pessoas que andam com Deus como árvores viçosas cheias de vigor e de frutos mesmo na velhice (Sl 92.13-15). A Bíblia nos mostra um horizonte diferente daquele que percebemos na nossa sociedade.

"Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda quando tiverem cabelos brancos, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei."
(Is 46.4)

A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. No contexto social temos várias formas agradáveis de viver esta fase da vida, participando de grupo de idosos, de dança, artesanato, realizando viagens, fazendo caminhadas, mantendo-se atualizado, frequentando cursos e, desta forma, preenchendo significativamente o nosso envelhecer.

E você, que se considera nessa fase da vida, não pense no número de anos que já viveu. Pense isto sim, em como desfrutar com muita coragem, perseverança e fé os anos que tem pela frente, dedicando-se a algo que lhe interesse e orgulhando-se de sua idade, por mais avançada que seja. Tudo isso manterá seu espírito alegre e juvenil. Enfrente, pois, o entardecer da vida com responsabilidade, alegria e muito amor. Esse entardecer não acaba em uma noite fechada, mas em um amanhecer cheio de esperança.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.

Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.

Roseli Breunig 
Comente aqui...

domingo, 25 de setembro de 2011

As profissões de minha mãe



Minha mãe foi, com certeza, a mulher que mais profissões exerceu em toda sua longa vida, sem ter sequer concluído o curso fundamental.

Tudo que ela aprendeu foi nas primeiras quatro séries que cursou, quando criança. Contudo, era de uma sabedoria sem par.

Descobri que minha mãe era uma decoradora de grandes qualidades, à medida que eu crescia e observava que ela sempre tinha um local no melhor móvel da casa, para as pequenas coisas que fazíamos na escola, meu irmão e eu.

Em nossa casa, nunca faltou espaço para colocar os quadrinhos, os desenhos, os nossos ensaios de escultura em barro tosco.

Tudo, tudo ganhava um espaço privilegiado. E tudo ficava lindo, no lugar que ela colocava.

Descobri que minha mãe era uma diplomata, formada na melhor escola do mundo (nosso lar), todas as vezes que ela resolvia os pequenos conflitos entre meu irmão e eu.

Fosse a disputa pela bicicleta, pela bola, pelo último bocado de torta, de forma elegantemente diplomática ela conseguia resolver. E a solução, embora pudesse não agradar os dois, era sempre a mais viável, correta, honesta e ponderada.

Descobri que minha mãe era uma escritora de raro dom, quando eu precisava colocar no papel as ideias desencontradas de minha cabecinha infantil.

Ela me fazia dizer em voz alta as minhas idéias e depois ia me auxiliando a juntar as sílabas, compor as palavras, as frases, para que a redação saísse a contento.

Descobri que minha mãe era enfermeira, com menção honrosa, toda vez que meu irmão e eu nos machucávamos.

Ela lavava os joelhos ralados, as feridas abertas no roçar do arame farpado, no cair do muro, no estatelar-se no asfalto.

Depois, passava o produto antisséptico e sabia exatamente quando devia usar somente um pequeno band-aid, o curativo ou a faixa de gaze, o esparadrapo.

Descobri que minha mãe cursara a mais famosa Faculdade de Psicologia, quando ela conseguia, apenas com um olhar, descobrir a arte que tínhamos acabado de aprontar, o vaso que tínhamos quebrado.

E, depois, na adolescência, o namoro desatado, a frustração de um passeio que não deu certo, um desentendimento na escola.

Era uma analista perfeita. Sabia sentar-se e ouvir, ouvir e ouvir. Depois, buscava nos conduzir para um estado de espírito melhor, propondo algo que nos recompusesse o íntimo e refizesse o ânimo.

Era também pós-graduada em Teologia. Sua ciência a respeito de Deus transcendia o conteúdo de alguns livros existentes no mundo.

O seu era o ensino que nos mostrava a gota a cair da folha verde na manhã orvalhada e reconhecer no cristal puro, a presença de Deus.

Que nos apontava a fúria do temporal e dizia: Deus vela. Não se preocupem.

Que nos alertava a não arrancar as flores das campinas porque estávamos pisando no jardim de Deus. Um jardim que Ele nos cedera para nosso lazer, e que devíamos preservar.

Ah, sim. Ela era uma ecologista nata. E plantava flores e vegetais com o mesmo amor. Quando colhia as verduras para as nossas refeições, dizia: Não vamos recolher tudo. Deixemos um pouco para os passarinhos. Eles alegram o nosso dia e merecem o seu salário.

Também deixava uns morangos vermelhinhos bem à mostra no canteiro exuberante, para que eles pudessem saboreá-los.

Era sua forma de manifestar sua gratidão a Deus pelos Seus cuidados: alimentando as Suas criaturinhas.

Minha mãe, além de tudo, foi motorista particular. Não se cansava de ir e vir, várias vezes, de casa para a escola, para a biblioteca, para o dentista, para o médico, para o teatro e de volta para casa.

Também foi exímia cozinheira, arrumadeira, passadeira, babá. E tudo isto em tempo integral.

Como ela conseguia, eu não sei. Somente sei que agora ela está na Espiritualidade. E Deus, como recompensa, por tantas profissões desempenhadas na Terra, lhe deu uma missão muito, muito especial: a de anjo guardião dos filhos que ficaram na bendita escola terrena.

Redação do Momento Espírita. Disponível no CD Momento Espírita, v. 12, ed. Fep.

Selinho que ganhei da amiga Sandra Veneziani
do Blog Ao Toque do Amor. Obrigada!!!

Comente aqui...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bem Vinda, PRIMAVERA!!!!!



Das quatro estações, a primavera é a mais bonita,
porque colore a terra, perfuma o ar 
e contagia os corações sensíveis com sua alegria.
A primavera é uma boa época 
para renovar o espírito, 
assim como as flores se renovam.
E de colher os frutos e semear a terra.
Semear a terra sempre, 
pois isso significa mantê-la sempre fértil.
E de terra fértil, sempre brota a vida.
Bom seria se a primavera 
acontecesse o tempo todo, 
em todos os corações humanos... 
florescendo, enfim, na forma de atos, 
palavras e pensamentos, sempre positivos... 
se cada ser vivente, fosse como uma flor, 
bela, pura e cheirosa, 
toda a Terra viveria uma eterna primavera...
Depende de cada um, 
fazer do próprio coração, a terra... 
semeá-lo e cuidá-lo, 
para cultivar o espírito da primavera, 
todo o tempo... em qualquer estação...
 Esse Mimo é pra você.

Comente aqui...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Mundial da Doença de Alzheimer - 21 de Setembro



Quem tem uma Mãe com ALZHEIMER 
diz esta frase notável:
"já tive medo da morte, agora tenho medo 
de sobreviver a mim mesmo!"
Eu partilho esse receio!
Sou cuidadora da mamãe (essa pessoinha linda que aparece nas fotos comigo) que tem DA a mais de dez anos. A cada dia vejo com tristeza essa doença cruel lhe consumindo aos poucos. Como sofremos ao vê-la tão dependente...


Existem poucas coisas tão tristes como ver alguém de quem gostamos muito a definhar, primeiro psicológica e depois fisicamente. Parece um regresso ao útero, mais doloroso sob todos os aspectos. Aliás, muito se fala do sofrimento que isso traz à família, mas o sofrimento do doente é que deve ser (imagino, pelo que não posso dizer), incomparável, sobretudo quando perde a capacidade de falar e deixa de conseguir exprimir o que quer que seja nem por gestos nem por voz. 
É uma mistura de fala com gemidos que nos corta a alma. É um morto-vivo que amamos.


Nossa MÃE já está na fase avançada da doença e não faz absolutamente nada sozinha. Não sente fome, não sente sede... Também já tem dificuldades em engolir os líquidos e às vezes se engasga. Sua capacidade motora também está quase no limite e mesmo com a fisioterapia ela já anda com dificuldades, mas ainda conseguimos leva-la ao sanitário para a higiene e damos o banho com ela de pé. Dou graças a Deus por isso todos os dias, pois pelo tempo da doença ela já poderia estar na cama.



Também rendo graças por poder cuidá-la. Não tem sido fácil, mas tratá-la com carinho e estar ao seu lado todo o tempo, faz-me crescer como pessoa e ajuda-me no resgate de vidas passadas. Sei que Deus está me dando uma grande oportunidade de crescimento e melhora espiritual e espero estar aproveitando tudo isso.


É um exercício diário de paciência e renúncia, mas olhar pro seu rostinho, vê-la sorrir e perguntar se gosto dela, se eu não vou deixá-la e dizer que se chama Lourdes, é um momento único que só quem está ao seu lado pode ter.


Cuidar de quem dedicou uma vida por nós é mais que uma obrigação é um presente.

Não há nada que você possa fazer prá evitar a doença de Alzheimer, mas você pode cuidar para que o seu paciente receba carinho, amor e conviva em um ambiente cheio de harmonia.
 O que é a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença do cérebro que afeta a memória, o raciocínio e a comunicação das pessoas. Esta doença é a causa mais comum de demência, um tempo geral para dificuldades progressivas da memória e outras funções mentais. A demência era conhecida como "senilidade considerada um sinal normal de envelhecimento. Hoje sabemos que Alzheimer e outras formas de demência não fazem parte de um envelhecimento normal.

Como é feito o diagnóstico?

Quando existem problemas de demência, após eliminar a possibilidade de outras doenças que causam os mesmos sintomas, incluindo problemas de tiroide, derrame e depressão; pode-se suspeitar da doença de Alzheimer. A avaliação da doença de Alzheimer normalmente inclui testes de memória, exames de sangue e tomografia do cérebro. Deve-se consultar um médico.

Entendendo a doença de Alzheimer

Aprenda tudo o que puder sobre a doença de Alzheimer. Esta é a melhor maneira de ajudar a pessoa doente e a si própria. A doença de Alzheimer é uma doença que provoca mudanças nas áreas do cérebro que controlam a memória e o raciocínio. É por este motivo que as pessoas portadoras da doença de Alzheimer tem dificuldade para viver um vida normal. As causas de desenvolvimento da doença ainda não são totalmente conhecidas.

Atualmente ela não tem cura. Mas cuidados apropriados podem ajudar uma pessoa com a doença de Alzheimer a viver com conforto por muitos anos.

Quem pode Ter a doença de Alzheimer?

A doença de Alzheimer geralmente afeta as pessoas acima de 65 anos. Quanto mais velha a pessoa maior a probabilidade de desenvolver a doença. Todos os tipos de pessoas estão sujeitas a esta doença. Nenhuma profissão, nível de escolaridade ou raça está imune. Em casos raros, a doença de Alzheimer pode ser uma doença familiar. Em outros, apenas uma pessoa da família é afetada.

Os efeitos da doença de Alzheimer

Os sintomas da doença Alzheimer aparecem lentamente. O período médio é entre o primeiro e o último estágio é cerca de 9 anos. Este período pode, entretanto, variar muito.

No estágio inicial, a pessoa parece confusa e esquecida. Ela pode procurar palavras ou deixar pensamentos inacabados. Esquece frequentemente os fatos e conversas recentes. Entretanto, pode lembrar claramente o passado distante.

No estágio intermediário, o doente precisa de muita ajuda para executar tarefas rotineiras. Ele pode não reconhecer seus familiares, perder-se em locais familiares e esquecer como executar tarefas simples como vestir-se e tomar banho. Pode tornar-se impaciente, mal-humorado e imprevisível.

No estágio avançado, a pessoa doente perde completamente a memória, a capacidade de julgamento e o raciocínio, e é necessário ajudá-la em todos os aspectos do dia a dia.

Feitos por uma pessoa com doença de Alzheimer num período de 4 anos. Eles mostram como a doença de Alzheimer afeta as funções mentais como a memória e a organização.

Tratando a doença de Alzheimer

Os objetivos do tratamento são aprender a lidar com os sintomas e dar conforto à pessoa doente.

Os medicamentos podem melhorar os sintomas em alguns casos. Alguns tipos de medicamento ajudam a melhorar a memória. Outros tratam os sintomas como a agitação e a depressão. O médico determinará quais os medicamentos mais efetivos.

É essencial traçar um plano de gerenciamento que inclua cuidados e supervisão. O médico poderá orientar na elaboração do plano e ajudar a executá-lo.

Visitas regulares ao médico ajudarão a monitorar as condições do doente, verificando se existem outros problemas ou doenças que podem ser tratadas.

Zelando pela segurança de quem você ama

Muitos dos sintomas da doença de Alzheimer podem causar preocupações. Sintomas como esquecimento e confusão podem causar situações de risco. Tente algumas das dicas a seguir, para manter a segurança do doente e de todos a sua volta.

Organize a casa para torna-la segura.

Observe cada cômodo e verifique se existe algum perigo para alguém que está esquecido e confuso. Decida o que deve ser mudado. Para uma pessoa com a doença de Alzheimer é difícil ajusta-se às mudanças. Portanto, faça o menor número possível. As dicas a seguir ajudam a lidar com riscos comuns.

Continue lendo...







Comente aqui...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Grandeza


Quanto mais avança o Tempo nas trilhas da História, apartando-se lhe da figura sublime, mais amplo esplendor lhe assinala a presença.

Ele não era legislador e a sua palavra colocou os princípios da Misericórdia nos braços da Justiça.

Não era administrador e instituiu na Caridade o campo da assistência fraternal em que os mais favorecidos podem amparar os irmãos em penúria.

Não era escritor e inspirou e ainda inspira as mais belas páginas da Humanidade.

Não era advogado e ainda hoje, é o defensor de todos os infelizes.

Não era engenheiro e continua edificando as mais sólidas pontes, destinadas à aproximação e ao relacionamento entre as criaturas.

Não era médico e prossegue sanando os males do espírito, além de suscitar o levantamento constante de mais hospitais e mais extensas obras de benemerência, capazes de estender alívio e socorro aos doentes.

Ensinou a prática do amor, renunciando à felicidade de ser amado.

Pregou a extinção do ódio, desculpando sem condições a todos aqueles que lhe ultrajaram a existência.

Não dispunha dessa ou daquela posse, na ordem material dos homens, e enriqueceu a Terra de esperança e de alegria.

Não viajou pelos continentes do Planeta, mas conversando com alguns necessitados e desvalidos, na limitada região em que morava, elevando constantemente os destinos da vida comunitária.

Embora crucificado e tido por malfeitor, há quase vinte séculos, quando os povos tentam apagar-lhe os ensinamentos, a Civilização treme nas bases.

Esse homem que conservava consigo a sabedoria e a beleza dos anjos, tem o nome de Jesus Cristo.

O seu imenso amor é a presença de Deus na Terra e a sua vida é e será sempre a luz das nações.

Emmanuel

In: ‘Esperança e Luz’ - Francisco Cândido Xavier
http://espiritananet.blogspot.com
 Selinho de Primavera que trouxe
do Blog Toque do Amor.
Obrigada Sandra!


Comente aqui...
 
Créditos Template http://cantinhodoblogger.blogspot.com/ By Cris Duarte/março de 2010